sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Secretaria de saúde de Taquaritinga do Norte começa vacinar população contra o Sarampo


A Secretaria de Saúde de Taquaritinga do Norte alerta a população para casos suspeitos de Sarampo no município. Até o momento foram notificados sete (07) casos suspeitos da doença. Dessa forma, considerando a possibilidade de confirmação desses casos recomenda-se ATUALIZAÇÃO VACINAL. Moradores de Taquaritinga do Norte na faixa etária de 1 ano a 49 anos de idade que não tomaram vacina contra o sarampo devem procurar a unidade básica de saúde (UBS) mais próxima da sua residência para atualizar o cartão de vacina. A vacinação começou nas escolas do município onde mais de 4 mil alunos estudam.

A Secretária de saúde Poliana Santana, alerta a população que não é uma campanha e sim uma atualização do cartão de vacina. “Começamos a vacinação pelas escolas para que alunos que estão em contato um com o outro todos os dias fiquem imunizados. Mas é bom avisar que não é uma campanha. A vacina está disponível em todos os Postos de saúde do município, para pessoas na faixa etária preconizada pelo ministério da Saúde, conforme calendário de imunização", falou Poliana.

O Sarampo trata-se de uma doença infecciosa aguda, viral, extremamente contagiosa, transmitida por meio de fala, tosse e espirro. Ela se caracteriza, principalmente, por febre alta (acima de 38,5°C), exantema (manchas) generalizado, tosse, coriza e conjuntivite.

Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. Complicações infecciosas agravam a doença, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. Em algumas partes do mundo, é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças com menos de cinco anos de idade.

Em 2018 o Brasil perdeu o certificado de país livre da circulação do vírus do sarampo, documento concedido pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Atualmente, há vírus circulando em Roraima, Amazonas, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rondônia, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco. 

Quem precisa de Vacinação:

*Indivíduos de 12 meses a 49 anos de idade;
*Profissionais de saúde: independentemente da idade;
*Maior de 50 anos: não vacinar.

Para se previnir contra muitas doenças, existem vacinas. Contra o arrependimento, não.

Taquaritinga : Vereador João Eugênio é o novo líder do Governo

O Vereador João Eugênio de Taquaritinga do Norte é o novo líder do Governo Municipal na Câmara de Vereadores. João sempre foi militante do Grupo Calabar e tem feito um mandato voltado a ouvir as demandas da população e sempre tem estado disponível para fazer o bem. Apesar de jovem João Eugênio tem muita vivência na política e em conversa com a equipe do Blog João falou que está preparado e com disposição para essa nova tarefa.



Pastor evangélico é morto a tiros durante assalto

Um pastor evangélico foi morto a tiros na noite da quinta-feira (8) no Residencial Luiz Bezerra Torres em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Segundo a Polícia Militar, testemunhas disseram que dois suspeitos estavam assaltando no local, e quando viram que a porta da casa do pastor Célio Henrique de Azevedo Bastos estava aberta, entraram e anunciaram o assalto.
Ainda de acordo com a PM, os bandidos atiraram na vítima, que morreu antes da chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Até o momento desta publicação, ninguém foi preso. O corpo do pastor foi levado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru. A Polícia Civil investiga o caso.

Resultado de imagem para crime de morte

quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Motorista morre após caminhão carregado de produtos de limpeza tombar na BR-104, em Panelas; carga foi levada

Um motorista morreu na manhã desta quinta-feira (8) após um caminhão carregado de produtos de limpeza tombar na BR-104 em Panelas, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a carga foi levada (veja o vídeo acima). A vítima foi identificada como José Antônio Galdino, de 31 anos.
Ainda segundo a PRF, o acidente ocorreu por volta das 5h30. O caminhão havia saído de Maceió, em Alagoas, com destino a Campina Grande, na Paraíba. O corpo do motorista ficou preso às ferragens e o Corpo de Bombeiros foi acionado para retirar a vítima do local. O homem perdeu o controle do veículo, conforme informou a polícia.
O corpo do motorista deve ser encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). O caso deverá ser acompanhado pela Delegacia de Polícia Civil do município.
Caminhão tombou e carga foi saqueada na BR-104, em Panelas — Foto: PRF/DivulgaçãoCaminhão tombou e carga foi saqueada na BR-104, em Panelas — Foto: PRF/Divulgação
Caminhão tombou e carga foi saqueada na BR-104, em Panelas — Foto: PRF/Divulgação

terça-feira, 6 de agosto de 2019

Taquaritinga do Norte : Convite !


Momento Histórico : Prefeito Lero fala sobre desativação do Lixão


O mês de agosto de 2019 entrará para história do município de Taquaritinga do Norte, é que a prefeitura vai fechar o lixão que agredia o meio ambiente e levava fumaça a boa parte das comunidades da zona rural do município.

Para o prefeito Lero, fechar o lixão é um marco de sua gestão. "É de uma alegria sem tamanho eu como prefeito conseguir essa grande ação que vai entrar para história do município de Taquaritinga do Norte. O fechamento do lixão de nosso município vai levar saúde para as populações das comunidades rurais que eram atingida quase que diariamente pela fumaça dos focos de incêndio do lixão e vai para de degradar o meio ambiente. Essa foi mais um de nossas lutas que conseguimos vencer", disse o prefeito.


Os resíduos serão levados para um aterro localizado dentro do município de Caruaru que tem toda as licencias ambientais de funcionamento.  Além dos ganhos ambientais e ganhos da saúde dos munícipes, Taquaritinga do Norte em breve vai passar a receber o ICMS ambiental
em razão do atendimento de determinados critérios ambientais.

Transporte escolar desliza em lama e tomba em Santa Cruz

Um veículo Toyota Bandeirantes, usado como transporte escolar, deslizou na lama e acabou tombando durante a manhã desta terça-feira (06), em Santa Cruz do Capibaribe. Segundo populares, o veículo é utilizado para transportar os alunos da zona rural para uma instituição de ensino na cidade.
O acidente aconteceu nas proximidades da Vila do Pará. Ainda segundo populares, os alunos tiveram apenas algumas escoriações e passam bem.

6 de Agosto Dia Nacional dos Profissionais de Educação

A imagem pode conter: texto

O dia 6 de agosto foi definido como Dia Nacional dos Profissionais em Educação pela lei 13.054/14. Foi em 6 de agosto de 2009, que foi publicada a lei 12.014, que reconhece os funcionários de escola, desde que profissionalizados em nível médio ou superior, entre os profissionais da Educação.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Vem Ai ... A 3ª Edição da Festa do Estudante de Taquaritinga do Norte



A festa acontecerá entre os dias 12 e 17 de agosto contará com uma mega programação que vai desde palestras, oficinas de formação, passeios turísticos, campeonato de futebol, plantio de árvores, sarau estudantil, apresentações culturais e grandes shows. 

Anota aí, curte, compartilha com os amigos e vem para Taquaritinga do Norte curtir o clima de montanha, seu povo acolhedor e a 3ª Festa do Estudante, essa que veio pra ficar! 

segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Prefeitura de Taquaritinga do Norte desativará o lixão de forma oficial agora no mês de agosto


A Prefeitura de Taquaritinga do Norte está finalizando a documentação para oficializar o fim do lixão do município, acabando com 50 anos de transtornos para população da zona rural e a degradação do meio ambiente. 

Segundo a Diretora de Meio Ambiente, Aline Cursino, esse foi um trabalho e planejamento que está sendo feito desde o início da gestão do prefeito Lero, e que agora vai se concretizar. Com a desativação do lixão de Taquaritinga do Norte, os resíduos serão levados para um aterro licenciado pelos órgãos ambientais no município de Caruaru. "Essa foi um planejamento do prefeito Lero, que desde o início da gestão vem trabalhando para desativação do lixão de nosso município que além de prejudicar a saúde da população da zona rural que morava nas proximidades também degradava o meio ambiente, e agora fico feliz de participar dessa ação histórica. Agora os resíduos de Taquaritinga vão ser depositados em um aterro totalmente legalizado pelos órgãos ambientais do estado", falou Aline.  

Várias ações em comemoração vão ser anunciadas pela prefeitura nos próximos dias em alusão a desativação do lixão, como uma exposição de fotos de lixões na comunidade do Jerimum. O prefeito Lero falou da ação histórica para o município. "Um marco para Taquaritinga do Norte e para o meio ambiente da nossa região da Zona Rural. Desde o início da gestão o intuito era a desativação, mas como nosso município não tem tanto recursos fizemos um planejamento junto com nossa diretora de meio ambiente Aline para finalmente conseguir a realização desse sonho. Depois de quase 50 anos o lixão degradando o meio ambiente, agora podemos planejar uma forma de recuperar da área degradada e realizar cada vez mais políticas públicas voltadas para o meio ambiente em nosso município", destacou o prefeito.

Além da exposição de fotos na comunidade do Jerimum a prefeitura vai divulgar data de solenidade da desativação oficial do lixão que ficará para o município como uma data histórica.

Foto: Léo Lima

domingo, 4 de agosto de 2019

Educação - Pela Primeira vez aluna de Taquaritinga do Norte se torna finalista do Concurso Ler bem

A Prefeitura de Taquaritinga do Norte  parabeniza e colhe os bons frutos do investimento na educação da nossa cidade . A Educação de Taquaritinga do Norte  mais uma vez é destaque a nível estadual.  Na última sexta a aluna Laura Souza do 4º ano da Escola Municipal Francisca Moura Pereira da Silva - CAIC se classificou para a final do “9º Concurso Ler Bem” da Associação ASPA. Laura ultrapassou as fases com vitória, primeiro se classificando como melhor leitora da cidade, e agora na 2ª fase em Carpina. Ela foi uma das 21 do grupo que se classificaram. O feito da jovem Laura foi inédito, pois foi a primeira vez que um representante da cidade se classificou para a grande final.


A final será em Recife no mês de outubro. Lá, os 18 finalistas serão avaliados mais uma vez pelos jurados que são professores de Língua Portuguesa. “A decisão caberá à classificação dos três primeiros escolhidos pela comissão julgadora mantida em sigilo pela organização. O vitorioso será chamado à premiação.
“É uma verdadeira honra para nossa cidade ter uma aluna destaque nesse concurso. Laura se torna um exemplo de dedicação à leitura, se tornando incentivo para todos os mais de 4 mil alunos da rede pública”, falou o Secretário Marcos Augusto.



A Aspa é a Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores que incentiva a leitura através de uma ação social que gera disciplina e comprometimento dos alunos, estimulando a criatividade e a imaginação, linguagem e campo profissional.


A imagem pode conter: 6 pessoas, incluindo Avany Pereira e Marcos Augusto Lopes, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área interna



Pai e mãe são presos suspeitos de matar filho de 4 anos por enforcamento


Resultado de imagem para homicidio
Um homem de 35 anos e uma mulher, de 34, foram presos no sábado (3) suspeitos da morte do filho deles, de 4 anos, em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, o corpo do menino foi encontrado em um matagal.
Ainda segundo a PM, a vítima estava desaparecida desde a tarde da sexta-feira (2). O corpo foi localizado por moradores das proximidades, que disseram à polícia que o pai bebia muito e costumava agredir o filho.
O suspeito confessou o crime à Polícia Civil. Ele disse que agrediu o menino com socos e, quando a criança ficou desacordada, levou-a até o matagal e a matou por enforcamento, conforme informou a polícia.
O pai da vítima contou o caso à esposa, que foi até a delegacia registrar um boletim de ocorrência de desaparecimento. Segundo a Polícia Civil, roupas sujas de sangue foram encontradas na residência do casal.
Ambos foram autuados em flagrante por homicídio doloso, que é quando há a intenção de matar, e serão apresentados em audiência de custódia.

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...