sábado, 9 de dezembro de 2017

Faleceu em Taquaritinga o Sr Paulo Barbosa ( Paulo do Sindicato)

Faleceu na Madrugada de hoje o Senhor Paulo Barbosa Curvelo mais conhecido como Paulo do Sindicato, o Sr Paulo foi um grande defensor dos trabalhadores rurais e foi por vários anos Presidente do Sindicato de Taquaritinga. O corpo está sendo velado no sindicato de Taquaritinga , e o enterro será às 16:30.


sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

CERIMÔNIA DE ENTREGA DAS MEDALHAS DOS JOGOS ESCOLARES DE TAQUARITINGA DO NORTE- JET 2017


A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo

Na manhã da última quarta (06) aconteceu na Quadra de Esportes do CAIC, a cerimonia de premiação e encerramento dos Jogos Escolares Municipais 2017. A reunião  contou com as presenças do  Prefeito Ivanildo Mestre, do Controlador Interno Eriberto Marculino, da Secretária de Gabinete Anália Arruda, e o Secretário de Educação Marcos Augusto , além aas equipes gestoras das unidades escolares, educadores, pais e familiares dos alunos atletas, professores de Educação Física e os alunos atletas das redes Municipal, Estadual e Privada de Taquaritinga do Norte, Sede e Distritos.

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

O  Secretário de Educação Marcos Augusto dirigiu algumas palavras aos alunos: “ Ao iniciarmos essa premiação das medalhas aos nossos alunos atletas, agradecemos a todos pela coragem para lutarem e alcançarem seus objetivos e, que da mesma forma que se empenharam nos jogos, dediquem -se aos estudos para que sejam cidadãos e cidadãs capacitados para enfrentar o mercado de trabalho atual e que o sucesso faça sempre parte da vida de vocês" 

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sentadas e atividades ao ar livre


O Prefeito Lero saudou a todos, falou da importância do evento e do seu empenho em estruturar o município para a prática dos esportes, mencionando como exemplo as quadras que o mesmo inaugurou em Gravatá do Ibiapina, Pão de Açúcar. E destacou a descentralização dos Jogos esse ano e parabenizou a todos pela maior integração que aconteceu, com as disputas em todas as localidades que despõem de quadra. 


A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé


A imagem pode conter: 1 pessoa

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé

A imagem pode conter: 4 pessoas, atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 7 pessoas

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

Lero e Diogo Moraes anunciam Gabriel Diniz na Festa de Santo Amaro de 2018

 O Deputado Estadual Diogo Moraes e o Prefeito Lero confirmaram o show do cantor de de renome Nacional Gabriel Diniz no dia 14 de Janeiro na Festa de Santo Amaro em Taquaritinga. Essa foi a primeira atração confirmada para a festa. Nos próximos dias o Prefeito Lero vai anunciar toda a Programação .






Modo Calabar de Governar : Taquaritinga ficou em 1º lugar como município mais transparente no polo de confecções


A transparência como requisito prévio da democracia deve nortear toda a atividade da Administração Pública. Assim, o gestor público, ao atuar, deve respeitar ao princípio da publicidade, o qual está preceituado no art. 37, caput, da Constituição Federal. 

Deste modo, em consonância com a Lei da Transparência, os portais dos municípios devem obedecer a inúmeros requisitos que dizem respeito à efetivação da transparência no trato com a coisa pública.

Nesse quesito, Taquaritinga do Norte ficou em 10º lugar dos 184 municípios de Pernambuco, e o 1º das cidades que abrangem o polo de confecçõesdo agreste pernambucano, a frente das cidades de Santa Cruz, Toritama e Caruaru. 

A metodologia avaliou o cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI). Foram considerados aspectos em relação a questões de transparência pública, tais como regulamentação da LAI; existência de canal para solicitações de informação pelos cidadãos; e recebimento das informações solicitadas. Sob a responsabilidade da Controladoria Interna do Município, Taquaritinga mostrou grande avanço na transparência de suas contas, conseguindo a melhor colocação de sua história. " Recebemos a notícia com muita alegria, pois mostra que estamos no caminho certo, mostrando a população onde é investido cada centavo do povo, de forma clara e objetiva, só assim consolidamos a construção de uma nova história em Taquaritinga do Norte", falou Eriberto Marculino controlador Interno de Taquaritinga do Norte.






Raul Henry diz que Michel Temer ouviu mais do que falou em encontro onde foi discutida situação do PMDB - PE



O presidente estadual do PMDB de Pernambuco, Raul Henry (PMDB), afirmou que o encontro com o presidente Michel Temer (PMDB) serviu para passar a versão do seu grupo político sobre a disputa pelo comando do diretório pernambucano. Segundo ele, não houve espaço para debater o assunto internamente, o que levou a judicialização do processo. 

Também não faltou reclamação sobre a forma como o senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB) tenta conquistar o comando da agremiação. "O que nós queríamos era falar do PMDB de Pernambuco. Falar dos fatos, explicar que não descumprimos o estatuto, que somente judicializamos o processo porque não tivemos espaço para o diálogo interno. Dissemos que não tínhamos nada contra o senador Fernando Bezerra e que chegamos a concordar com a entrada dele no partido, mas que o processo foi de extrema violência contra a história de Jarbas Vasconcelos", relatou Henry.

No encontro, Michel Temer ouviu mais do que rebateu os argumentos dos correligionários, mas se comprometeu a procurar o presidente nacional do PMDB, Romero Jucá, e o relator do processo Baleia Rossi. Segundo o dirigente, a posição de Jarbas Vasconcelos na reforma da previdência não foi tratada no encontro. No entanto, ele defendeu a aprovação da matéria. 

Vice-governador de Pernambuco, Raul Henry ligou para o governador Paulo Câmara (PSB) para comunicar sobre a reunião com Michel Temer. O comando do PMDB estadual é estratégico para os planos do chefe do Executivo que poderá perder o seu principal partido aliado.

Grande evento esportivo vai movimentar Taquaritinga do Norte



A Dália da Serra vai sediar entre os dias 11 e 16 de dezembro o maior evento esportivo já realizado no Pólo de Confecções do Agreste voltado para a comunidade estudantil.
O evento intitulado “Esportes em Taquaritinga do Norte”, irá contemplar mais de 2 mil alunos da rede municipal de ensino que participarão das oficinas esportivas de esportes radicais, voleibol, basquete, futebol, atletismo e arte educação, numa mega estrutura que já está sendo montada no campo de futebol do Silva.
As oficinas, cujas inscrições serão feitas nas escolas participantes do projeto, são voltadas para crianças e adolescentes de 9 a 17 anos e funcionarão pela manhã (8 a 11h50) e a tarde (13h30 a 17h20), onde os alunos receberão um kit contendo camiseta, boné, bolsa, garrafa de água (Squeeze) e medalha de participação. Também será servido lanche e transporte para os alunos participantes.
O evento é uma realização do Ministério do Esporte e da Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte, será coordenado pela Secretaria de Educação e Cultura e pela Gerência de Convênios e contará com mais de 30 profissionais qualificados em sua execução. “Este evento é de relevante importância para o desenvolvimento dos esportes em nosso município, é uma oportunidade ímpar de proporcionarmos aos nossos alunos práticas esportivas saudáveis que irão integrar nossa comunidade estudantil”, declarou o prefeito Ivanildo Mestre (Lero).

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

ACL ELETROS , A MELHOR DA REGIÃO!






Venda de eletrodomésticos com os melhores preços da região.



Prefeito de Toritama vai cumprir promessa feita ao prefeito de Taquaritinga do Norte e promete fechar lixão ainda esse mês

Cumprindo uma promessa feita ao prefeito Lero de Taquaritinga no dia 04 de Setembro, o prefeito Edison Tavares de Toritama prometeu que fecha o lixão ainda esse mês. 

A prefeitura de Toritama, já está descartando o lixo produzido em 80% de sua extensão em um novo aterro sanitário situado na zona rural do município de Caruaru. Os resíduos sólidos anteriormente descartados em um lixão local são recolhidos em todos os bairros da cidade e passam por uma fase de separação antes de serem inseridos no novo ambiente. Atualmente apenas cerca de 20% ainda é descartado no lixão.

Em entrevistas realizadas essa semana em meios de comunicação de Toritama e região, Edilson afirmou que vai fechar o lixão totalmente antes do natal, acabando de vez com um problema que atingia a população do Sítio Mangas, Vila Alta, Tatus, Vila do Socorro e Pão de Açúcar município de Taquaritinga do Norte. Sobre a boa notícia o prefeito Lero parabenizou o prefeito Edilson.

" Estive com o companheiro Edilson no dia 04 de setembro, em seu gabinete, junto com o vereador Geovane e a diretora de meio ambiente Aline, para chegar a uma solução do lixão que estava levando muito incomodo para comunidades de Taquaritinga através da fumaça tóxica, e na ocasião o prefeito pediu de 60 a 90 dias pra fechar o lixão, e hoje apenas 20% é descartado no lixão, mas com a promessa de até o final de ano fechar totalmente aquela área. Desde de já agradeço ao empenho de Edilson, que ficou sensibilizado com os nossos argumentos e resolveu o problema", disse Lero.

Com informações de Wendel Galdino e Bruno Muniz

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Suspeitos são detidos com drogas dentro de escola municipal em Santa Cruz




Na tarde desta quarta-feira (06), o efetivo da Guarda Civil Municipal realizava rondas nas proximidades da Escola Municipal Professora Lucinalva Santos Aragão, bairro Palestina em Santa cruz do Capibaribe, onde se deparou com dois suspeitos juntamente com mais quatro pessoas.
Na oportunidade, os suspeitos Jefferson Jose Souza da Silva (20 anos) e um adolescente de 17 anos estavam juntos com mais quatro estudantes, sendo eles, três garotas e um jovem, nas dependências do muro da escola.
Ao realizar uma abordagem aos suspeitos, foram encontrados um cigarro de maconha, um celular, uma carteira de cigarro e uma quantia equivalente a R$ 75,20 em espécie. Questionados sobre os produtos e a situação, um deles assumiu que seria usuário e que sempre pulava o muro da escola no horário do intervalo para ‘trocar ideias com alunos’.
Diante dos fatos, o efetivo da guarda acionou o Conselho Tutelar devido a participação do adolescente e juntamente com a direção da escola, conduziram os envolvidos para a delegacia de polícia local.

Decepcionado, Tiririca anuncia sua saída da vida política

Tiririca diz ter sofrido preconceito pela sua profissão de palhaço  / Foto: Nilson Bastian/ Câmara dos Deputados

O deputado federal Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), mais conhecido como Tiririca, acabou de renunciar seu mandato na Câmara.



“Saio totalmente com vergonha. Não são todos, mas eu queria que vocês tivessem um olhar pelo nosso país, a nossa saúde.”
O deputado estava em seu 7° ano de mandato. Conhecido pelo lema “pior que tá, não pode ficar” ele foi o parlamentar mais bem votado nas eleições de 2010, com 1,3 milhão de votos.

Educação Taquatinga : Formatura do PROERD das turmas do 6° ano do Ginásio Experimental

Aconteceu na última terça (05/12) a formatura do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) com os alunos do 6° ano do Ginásio Experimental, a solenidade aconteceu na Câmara de Vereadores , e contou com a presença dos professores da turma os policiais Edmar e Isabel, também estiveram presentes a Diretora do Ginásio Jussiara Torres, o Secretário de Educação Marcos Augusto, o Secretário de Agricultura José Pereira Coelho , o Presidente da Câmara José Eraldo, e o Vice Prefeito Genivaldo Lins.

O PROERD é um projeto desenvolvido pela Policia Militar de Pernambuco na comunidade escolar, visa desenvolver a cultura da Paz e na prevenção do uso e abuso indevido de drogas entre crianças e adolescente, através de um curso, desenvolvido em ambiente escolar, com a participação da família,professores e comunidade escolar.



terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Criminosos explodem agência dos Correios e caixas eletrônicos no Agreste

Agência dos Correios de Lagoa do Ouro foi explodida na madrugada (Foto: Diogo Franco/TV Asa Branca)

Criminosos explodiram na madrugada desta terça-feira (5) uma agência dos Correios e caixas eletrônicos no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Civil, em Lagoa do Ouro, os bandidos atingiram os Correios e caixas do Banco Bradesco, localizadas no centro da cidade.
Ainda segundo a polícia, nenhuma quantia foi levada da agência bancária. A polícia não informou se os criminosos levaram dinheiro dos Correios.
Em seguida, na cidade de Correntes, localizada a 16 km de Lagoa do Ouro, os criminosos tentaram explodir a agência do Bradesco. Mas, de acordo com a Polícia Militar, não conseguiram abrir os caixas eletrônicos. A PM ainda informou que o acesso ao município foi dificultado pela colocação de grampos na pista.
Bradesco de Correntes também foi explodido  (Foto: Diogo Franco/TV Asa Branca)Bradesco de Correntes também foi explodido  (Foto: Diogo Franco/TV Asa Branca)
Bradesco de Correntes também foi explodido (Foto: Diogo Franco/TV Asa Branca)
As investigações dos crimes serão realizadas pela Polícia Federal. Não foi divulgado quantos suspeitos participaram das ações e ninguém foi preso até esta publicação. Um helicóptero da Secretaria de Defesa Social está realizando buscas na região.

Diogo Moraes discute criação do 1º Festival Café Cultural para Taquaritinga do Norte

Representando o município de Taquaritinga do Norte, no Agreste, o diretor municipal de Cultura, Léo Lima, e o produtor cultural Flávio Eduardo visitaram, na manhã desta quarta-feira (04), o deputado estadual Diogo Moraes (PSB) para discutir a viabilidade de um projeto inovador para a cidade. Com o objetivo de resgatar as festividades de inverno do local e impulsionar o cultivo e a venda do café, representantes da Associação dos Produtores Orgânicos de Taquaritinga do Norte (APROTAQ) apresentaram uma proposta para criação do 1º Festival Café Cultural.


A ideia é realizar a atividade entre 24 e 27 de maio de 2018. O evento, com proposta para a inclusão de 15 polos, além de promover uma agenda cultural na cidade, conforme era feito na Festa das Dálias, irá estimular o desenvolvimento econômico de Taquaritinga do Norte com base na produção de café. A Associação pleiteia o apoio do Governo do Estado, através da articulação do deputado estadual Diogo Moraes. “Precisamos do apoio financeiro da Ad Diper. Queremos alinhar a formalização dos quatro ou cinco produtores para serem representantes para a comercialização do produto. O festival vai evidenciar o café, mas ressaltando a questão econômica”, afirmou Léo Lima.

Taquaritinga do Norte é a principal cidade produtora de café orgânico em Pernambuco. No último mês de outubro, a cidade recebeu o primeiro seminário Café & Cultura, que discutiu alternativas para a reestruturação do cultivo do grão no Estado.

Ao receber a proposta, o deputado estadual Diogo Moraes, que foi convidado para apadrinhar o festival, destacou a importância de fortalecer o cultivo do café do município e elogiou a iniciativa apresentada. “Vamos buscar juntos o apoio de órgãos e instituições parceiras necessários para tornar esse evento realidade. Por meio desta iniciativa, será possível ainda fomentar a produção do Café de Taquaritinga do Norte, ajudando a desenvolver e ampliar as suas potencialidades”, afirmou.

Prefeito de Taquaritinga usa rádio para se comunicar com a população


Toda sexta 10:30 h, vai ao AR o programa Bom Dia Taquaritinga. Com o objetivo de se comunicar com a população do município e prestar contas de suas ações como gestor, o prefeito Lero (PR), divulga as ações da semana realizada pelo prefeitura com a participação de secretários, diretores e população.

O prefeito está no seu primeiro mandato, e é pioneiro nesse tipo de mídia em Taquaritinga do Norte. O institucional é produzido por sua assessoria de comunicação, com uma linguagem bem popular e de fácil compreensão. 

O programa não discute questões políticas, preferindo falar do que está sendo feito pela gestão em favor do desenvolvimento de Taquaritinga do Norte.

O programa é transmitido em cadeia pelas Rádios FAROL FM 90,5  NOVA GERAÇÃO FM 104,9 e pela Vale do Capibaribe AM 1.370 khz  . 

Esclarecimento sobre projeto para construção de Creche em Taquaritinga do Norte



Resultado de imagem para creche tipo b governo federal
Imagem Ilustrativa


A Secretaria Municipal de Educação de Taquaritinga do Norte- PE através de sua equipe técnica administrativa está elaborando o Plano de Ações Articuladas-PAR (2016 – 2019), o qual estará vigente até o exercício de 2019, a elaboração deste, iniciou-se no exercício 2016, onde realizou-se o diagnóstico das demandas existentes na educação da Rede Municipal. Este plano tem como objetivo realizar o planejamento de inúmeras ações a serem pleiteadas junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação-FNDE no decorrer de um quadriênio, desta feita todas as ações que venham a ser pleiteadas junto ao FNDE no decorrer deste período, devem estar contidas neste documento, caso contrário não poderão ser realizados pedidos junto ao Governo Federal de ações que demandem liberação de recursos. O último PAR foi elaborado em 2010, e uma das principais ações cadastradas neste documento era a construção de duas creches em nosso Município, sendo, uma no distrito de Pão de Açúcar, a qual atualmente encontra-se em fase de conclusão e outra na Sede que seria construída por traz da Escola Mul. Francisca Moura Pereira da Silva – CAIC. Todavia há época deste cadastrados nosso Município contava com uma população de apenas 24.000 habitantes, fato que tornou inviável ao FNDE a liberação destas duas obras para um Município de pequeno porte, assim  na oportunidade o ex  Prefeito  José Evilásio de Araújo optou em contemplar o distrito de Pão de Açúcar com a construção da creche, e assim adiar o projeto de termos mais uma escola na Sede. 
Vale destacar que, as ações cadastradas no PAR poderão ser contempladas por meio de  emendas parlamentares, onde os Poderes Executivo e Legislativo poderão conseguir  junto a Deputados Federais emendas parlamentares, as quais serão voltadas para execução das ações. Todavia para que as ações sejam executadas através de recursos deste tipo, é necessário seguir um trâmite diferenciado, ou seja, inicialmente o que for pleiteado ao parlamentar deve estar cadastrado no PAR, após diálogo  entre representantes do Poder Local e Deputado Federal, este informará o número da emenda que atenderá a ação e em seguida sua assessoria entrará em contato com o órgão competente que administra o sistema, para que assim  ocorra a liberação do cadastramento desta. 
Assim faz-se necessário, informar que nos últimos dias, esta Gestão vem sendo vítima de comentários desagradáveis  referentes ao pleito desta creche que poderá ser construída na Sede de nosso Município, visto que alguns Representantes da Câmara de Vereadores tem procurado meios de comunicação, informando que haviam conseguido uma emenda parlamentar para construção de uma creche na Sede de nosso Município. Porém em nenhum momento estes Representantes procuraram o Poder Executivo ou mesmo a Secretaria de Educação para informar sobre esta suposta emenda que haviam conseguido, bem como informar os dados da emenda para que assim esta Secretaria realize o cadastro através do sistema responsável  por todas as ações da Secretaria de Educação, e assim pactuar de fato o projeto de execução desta tão importante obra. 
Assim a nova gestão entendendo a importância e necessidade da população nortetaquaritinguense  de serem  ampliadas as vagas para matrículas de crianças na idade de creche, achou por bem resgatar o projeto da gestão anterior de construir uma creche, e assim concluiu o cadastro de um projeto que contemplará a construção de uma creche tipo 1 na Sede, atualmente o projeto encontra-se em fase de análise junto ao FNDE, sendo aprovado o Município poderá contar com uma belíssima obra. Destacamos que este projeto foi cadastrado através de iniciativa do Poder Executivo e que não está relacionado a nenhum tipo de emenda parlamentar, visto que não houve a procura dos Representantes da Câmara de Vereadores Local aos responsáveis pela elaboração e cadastramento de projetos na Secretaria de Educação.


segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Teobaldo visita Taquaritinga e concede entrevista na rádio Farol FM


No último sábado 02, o deputado federal Ricardo Teobaldo esteve em Taquaritinga do Norte. Durante visita, o deputado concedeu entrevista ao programa Taquaritinga em primeiro Lugar na rádio Farol 90,5 FM que também foi transmitido pela rádio Filadelfia FM. O parlamentar contou um pouco da sua história, dos seus projetos e das reivindicações para a população da Dália da Serra, onda falou dos quase 1 milhão de reais que destinou a Taquaritinga no ano passado, e que em 2018 vai destinar cerca de Um Milhão e Oitocentos Mil.

Ricardo destacou sua atuação parlamentar no Congresso Nacional em beneficio de Pernambuco, em especial Taquaritinga do Norte. “Nós estamos sempre a disposição da população de Taquaritinga do Norte e temos conseguido grandes ações como a verba de pavimentação da avenida Nossa senhora do Perpétuo Socorro em Vila do Socorro, verba para pavimentação da avenida Severino Pereira em Pão de Açúcar entre outras na área da saúde”, disse Teobaldo.

Esteve presente durante a entrevista várias lideranças, o prefeito Lero, o ex prefeito Evilásio, os vereadores Geovane, Oscar, Demir e João Eugênio e secretários.

Emoção marca a formatura da turma de Educação de Jovens e Adultos em Taquaritinga do Norte

  A noite do último sábado, 02 de Dezembro, foi especial para da Educação de Jovens e Adultos – EJA, da Escola Francisca Moura - CAIC. Os alunos receberam o tão sonhado diploma de Conclusão do Ensino Fundamental II, em cerimônia de formatura realizada no Clube Serrano, com a presença dos familiares e amigos. Além da entrega dos Certificados, houve homenagens aos formandos, professores e equipe. “Esse é o resultado do esforço e da dedicação de cada um dos alunos, que merecidamente venceram esta importante etapa”, salienta Marcos Augusto, Secretário de Educação. “Este é o início de muitas outras conquistas. Certamente, essa vitória vai impulsionar novas buscas e ampliar os horizontes desses alunos”. Falou a Diretora do CAIC Aline Tatiana. 


A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas no palco e pessoas em pé

  Desde o ano de 2013 que a sede do Município não tinha turmas da Educação de Jovens e Adultos do Fundamental II, a volta das turmas foi possível através de muito planejamento e dedicação da equipe da Secretaria Municipal de Educação que não mediu esforços para esta importante conquista.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas no palco

As ações educacionais desenvolvidas pela Secretaria valorizam o aluno em sua potencialidade e atribuem ao currículo escolar eixos de trabalho voltados ao respeito e ao aprendizado colaborativo. 

A proposta de trabalho com o EJA procura resgatar a natureza social e humanista da educação no sentido de incluir uma clientela evadida do ambiente escolar e transformá-los em alunos capazes de protagonizar histórias e escrever na linha do conhecimento suas experiências vividas no âmbito cultural e social proporcionados. A formatura foi organizada pela Coordenadora da EJA a professora Oselita Souza, que com muito carinho e dedicação organizou tudo nos mínimos detalhes. Estiveram presentes o Secretário de Agricultura José Pereira Coelho, a Chefe de Gabinete Anália Arruda , o vereador João Eugênio e a Vereadora Rogéria Cristina. 


                    A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e área interna

                    A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, área interna


                    A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e sapatos

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas em pé e casamento

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...