sábado, 23 de janeiro de 2016

Taquaritinga do Norte : Mais um Grave acidente

Um grave acidente aconteceu no fim da tarde deste sábado, uma Honda Biz Vermelha colidiu frontalmente com uma Picape Corsa de cor Branca, os envolvidos foram socorridos pela SAMU, e ainda não se sabe sobre o estado de saúde dos mesmos.
Em breve mais informações .





Segunda fuga em massa expõe fragilidade do sistema penitenciário pernambucano


Secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, junto com o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, passam por mais uma saia-justa / Foto: JC Imagem

Secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, junto com o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, passam por mais uma saia-justa

Foto: JC Imagem

Recife, manhã de sábado (23). A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, durante uma coletiva de imprensa, afirmou que ações seriam feitas para evitar novas fugas na Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá, cujo muro foi destruído e 53 presos escaparam. O que o secretário da pasta, Pedro Eurico, não contava era que uma nova fuga, praticamente nos mesmos moldes da primeira (tudo em menos de uma semana), evidenciou as fragilidades do sistema prisional pernambucano.

Na coletiva, o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, afirmou que a Polícia Militar iria manter a vigilância constante na ilha por quanto tempo fosse preciso. "“Além dos bloqueios nas pontes, estamos vigiando qualquer lugar que possa servir de porto clandestino para a fuga desses detentos", afirmou.
Já o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, afirmou que, para evitar novas fugas na Barreto Campelo, uma licitação foi emitada em caráter de emergência para a melhoria da segurança na unidade prisional. “Uma área de 70 metros ao redor do presídio está sendo limpa e vamos instalar refletores ao longo do muro do presídio. Uma cerca está sendo instalada para delimitar um campo de fogo entre a mata e o prédio. Qualquer pessoa que invadir esse espaço pode ser alvejada”, alertou. O orçamento está previsto em R$ 2 milhões e foi liberado pelo Tesouro Nacional. As obras devem durar cerca de 5 meses.
Por conta da fuga em massa em Itamaracá, o gerente da unidade prisional, João Fernandes Cavalcanti de Barros, foi afastado de suas funções de maneira preventiva. “Existe uma investigação em curso e por isso tomamos essa medida. Se nada for identificado, eu posso até mesmo tornar nulo esse afastamento”, garantiu Pedro Eurico. Já Alessandro Carvalho afirmou que o comandante do Batalhão de Polícia de Guarda da Barreto Campelo, o tenente-coronel Monteiro, também foi afastado. “Não foi identificada má-fé, mas uma fuga de 53 presos merece uma resposta à altura. Já observamos falhas na forma que a vigia estava sendo executada, como dois policiais ocuparem a mesma guarita, quando deveriam estar separados”, explicou o secretário, que também terá que preparar uma "resposta à altura" das duas ações que aconteceram apenas este mês.

Fuga em massa no Complexo Prisional do Curado

Com informações da Rádio Jornal, TV Jornal e da repórter Renata Monteiro

Três dias depois da fuga de 53 presos na Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá, mais uma ação de detentos foi registrada num presídio do Estado. Segundo informações do Sindicato dos Agentes Penitenciários, um muro do Complexo Prisional do Curado foi explodido. Houve mais uma fuga em massa, além de troca de tiros entre a polícia e os bandidos. Também há informações de uma rebelião no local. Moradores relatam que mais de 30 presos fugiram do presídio. Segundo a PM, um dos que tentavam escapar morreu durante a confusão.
Três dias depois da fuga de 53 presos em Itamaracá. Outra ação de detentos foi registrada no Curado
Legenda
Anteriores
  • Foto%3A%20Tato%20Rocha/JC%20Imagem
  • Foto%3A%20Tato%20Rocha/JC%20Imagem
  • Foto%3A%20Tato%20Rocha/JC%20Imagem
  • Foto%3A%20Tato%20Rocha/JC%20Imagem
Próximas


De acordo com moradores do entorno do presídio, houve uma grande explosão, seguida de intensa troca de tiros. Vídeo que reproduz o momento da explosão e da fuga e primeiras ações da polícia foi divulgado na internet.  Janelas das casas que ficam próximas ao Complexo foram destruídas devido ao impacto da explosão. O Batalhão de Choque e uma equipe da Polícia Civil estão no Complexo. Helicópteros sobrevoavam a região e há relatos de que alguns fugitivos entraram nas casas de alguns moradores para se esconder. Há registros em vídeo circulando mostrando um rapaz morto, ferido a bala,  dentro de uma casa. 
Pouco antes da explosão no Curado, pela manhã, os secretários de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico e o de Defesa Social, deram entrevista coletiva para falar da recaptura de presos fugitivos de Itamaracá e de Canhotinho. Foram recapturados 14 detentos da Barreto Campelo e dois de Canhotinho. Na úlitma quarta-feira (20), 53 homens escaparam da penitenciária de Itamaracá. 
Devido à fuga em massa ocorrida no Complexo Prisional do Curado, estações do Metrorec foram fechadas temporariamente na tarde deste sábado (23) de forma a dificultar uma possível rota de fuga. As estações afetadas foram Werneck, Tejipió, Coqueiral, Alto do Céu e Cavaleiro. 



Fotos mostram cenas de policiais detendo suspeitos da fuga. A delegada Vilaneida Aguiar está no local para realizar as primeiras diligências e negou a informação de que alguns moradores do entorno do presídio foram feitos reféns pelos fugitivos. Um policial sentinela teria sido morto dentro da guarita. A assessoria da Secretaria de Ressocialização (Seres) informou que não tinha o número exato dos fugitivos. O secretário se encontra dentro do presídio e ainda não se sabe quando ele vai dar novas informações.

Grave acidente agora na BR 104


Aconteceu agora a pouco um grave acidente na BR 104, logo  depois do loteamento Colorado em Toritama, um Caminhão Pipa sobrou caindo na ribanceira, no momento o motorista do caminhão ainda está preso nas ferragens, e está vivo.
Daqui a pouco mais informações.




BARBARIDADE : PROFESSORA É ESPANCADA ATÉ A MORTE EM VERTENTES

O primeiro homicídio do ano foi marcado por sentimento de revolta e preocupou ainda mais a população do município de Vertentes, no Agreste de Pernambuco. 
O caso foi registrado pela polícia Civil durante as primeiras horas deste sábado (23) e segundo o delegado de plantão da DEPOL de Santa Cruz do Capibaribe,VICTOR LEITE, devido ao estado em que foi encontrada a vítima, apenas o IML poderá indicar com precisão o horário que ela foi morta. A polícia acredita que é possível que a aposentada tenha sido assassinada na madrugada de quinta para sexta (22), ou seja, aproximadamente 12hs antes do momento em que o corpo foi localizado. 

A professora de Inglês, ALDENIZE BEZERRA CORREIA DE ARAÚJO , “Denise professora”, como era conhecida, foi assassinada de forma brutal, dentro de sua própria residência, que fica próxima a Escola Gil Rodrigues, área central da cidade. A Polícia constatoumarcas de espancamento na cabeça e rosto, bem como sinais de estrangulamento.
Os criminosos invadiram a casa, reviraram todos oscômodos e depois de conseguir o que queriam, mataram a professora covardemente e fugiram levando o veículo e uma moto da vítima que estavam na garagem. 
“Ainda é cedo para afirmar, mas trabalhamos com a hipótese de latrocínio, quando o roubo é seguido de morte”, acrescentou o Delegado.

O corpo da professora, que vivia debilitada e inclusive lutava contra um câncer nos seios, foi encaminhado para o IML de Caruaru e será sepultado neste sábado.

Por Fernando Barbosa I Blog Vertentes Hoje

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DAS NASCENTES DE TAQUARITINGA DO NORTE



A partir da reunião realizada no dia 11/01 na Promotoria de Justiça de Taquaritinga do Norte, para tratar da implementação do Projeto de Revitalização das Nascentes do município, onde participaram professores e técnicos da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Secretários e representantes das Prefeitura de Taquaritinga do Norte e Santa Cruz do Capibaribe. O Nosso Gestor oficializou a intenção de receber apoio da Universidade Federal Rural de Pernambuco e compor um Protocolo de Intenções para construção de projetos que desenvolvam ações suavizadoras no combate à problemática da escassez de recursos hídricos locais, tendo como parceiros: A Prefeitura de Taquaritinga do Norte, a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, a Universidade Federal Rural de Pernambuco e o Ministério Público de Taquaritinga do Norte.

Professores e Técnicos da UFRPE, já começaram os trabalhos de campo percorrendo as serras durante dois dias (20 e 21/01) acompanhados por representantes dos municípios envolvidos para conhecer as nascentes, conversar com os proprietários e escolher a primeira a ser recuperada com um projeto piloto.















REALIDADE !

Partidos não poderão recorrer contra erros do Supremo

STF-02

Carlos Newton

Os caminhos da Justiça são curiosos e até incompreensíveis para o cidadão comum. No caso da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental, apresentada ao Supremo pelo PCdoB para alterar o rito do impeachment e favorecer a presidente Dilma Rousseff, vários partidos se apresentaram para integrar a ação, mas não foram admitidos como partes ou liticonsortes, figuram no processo apenas como amicus curiae, na forma da Lei Federal 9882/99, que regula este tipo de ação judicial.

A expressão latina amicus curiae, que significa “amigo do tribunal”, indica pessoa ou entidade estranha à causa, que se apresenta para oferecer esclarecimentos sobre questões essenciais ao processo.

Nesta ação impetrada pelo PCdB, o Supremo convocou para oferecer contestação os dois maiores interessados – a presidente da República e o Congresso Nacional. Ou seja, o processo foi aberto com um autor (PCdoB) e duas partes (presidente e Câmara dos Deputados, pois o Senado Federal não se interessou em participar). Apresentaram-se também os partidos PSDB, DEM, PT, PSOL, PSB, Solidariedade, Rede e PP, além da UNE (União Nacional dos Estudantes), e todos foram aceitos como amicus curiae, apresentando suas razões e com advogados que fizeram defesas orais na sessão de exames das liminares.

Festa em Limoeiro

947361_10201367108816900_205763786112369823_n

DETENTOS ABREM BURACO EM TETO DE CELA, E PLANEJAVAM FUGA


cadeia de saloa agreste violento  (2)Na manhã desta sexta-feira (22), foi descoberto na cadeia pública de Saloá, no Agreste, um buraco na cela nº 05, onde os detentos retiraram o chuveiro e abriram um buraco no teto. Os presos desta cela foram remanejados para outras celas.
cadeia de saloa agreste violento  (1)Deverá ser realizada uma revista nas demais celas da cadeia ainda na tarde de hoje. O juiz de direito da cidade, Dr Rômulo já foi cientificado da situação e ficou de providenciar a transferência dos detentos da cela nº 05.
A cadeia pública de Saloá apresenta uma lotação de 65 detentos, porém a capacidade máxima é de 42.
Esse quantitativo se dá em virtude da Polícia civil ainda encaminhar presos que estão sendo autuados em flagrante de diversos locais para a cadeia de Saloá, pelo fato da desativação temporária da Cadeia de Garanhuns.

REFLEXÃO

11083846_917685824918444_8763306560264968195_n

Festa de São Sebastião no Jerimum ficou marcada pela grande quantidade de Fieis .


                A missa campal encerrou as festividades religiosa de São Sebastião na noite de quarta feira 20 de janeiro de 2016 .  A  comunidade do Jerimum pode contemplar uma belíssima cerimonia presidida pelo pároco Ivemar  que foi atentamente assistida por um bom numero de Fieis .


                       
 Estiveram representando o prefeito Evilásio Araujo que se ausentou por motivos de força maior , o Líder de Governo , Vereador Gilson Carlos , acompanhado do empresario Gena Lins e representante da imprensa o comunicador Egídio Amorim.
                       


       A festa foi um sucesso absoluto , pois muitos fieis marcaram presença com louvores e orações .


                       

fotos de Gilson Carlos .

Barreto Campelo: 53 presos fugiram

Presos fizeram um buraco no muro da unidade na noite da última quarta-feira,  / Bobby Fabisac/JC Imagem

A gravidade foi maior do que se imaginava. A contagem final dos presos que fugiram da Penitenciária Barreto Campelo, na Ilha de Itamaracá, revelou um número assustador: 53 detentos escaparam da unidade na noite da última quarta-feira (19). O número foi informado pelo promotor da Vara de Execuções Penais, Marcellus Ugiette, e acaba de ser confirmado pela Secretaria de Ressocialização (Seres), por meio de nota enviada à imprensa. Inicialmente a Seres havia estimado em 20 o número de fugitivos. Os detentos fugiram fazendo um buraco no muro da unidade, após bandidos do lado de fora trocarem tiros com policiais que faziam a segurança da penitenciária.
O número surpreendeu o promotor. “Estou atônito. É uma situação muito pior do que poderíamos supor. Revela o quanto estamos vulneráveis. Mas o fato em si não é uma surpresa. É como se fosse uma morte anunciada. A fragilidade da estrutura da penitenciária é um convite à fuga”, afirmou o representante do Ministério Público. Ele informou que agentes da Barreto Campelo disseram que hoje à noite foram ouvidos tiros vindos da mata que circunda a penitenciária.
Amanhã (22) Marcellus Ugiette vai solicitar uma reunião para discutir ações emergenciais para a unidade com a participação de autoridades que atuam na área, como o juiz da 2ª Vara de Execuções Penais, Cícero Bitencourt; o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico; e representantes da Polícia Militar. “Temos que traçar uma estratégia com transparência, sem maquiagens e reconhecendo a gravidade da situação”, afirmou.
A facilidade com que os presos fugiram da Penitenciária Barreto Campelo expõe, mais uma vez, a fragilidade estrutural da unidade. A penitenciária paga o preço de anos sem receber investimentos. Diante do anúncio de construção do Presídio de Itaquitinga, em regime de parceria público-privada, a unidade ficou esquecida, com o argumento de que seria desativada. Até hoje o novo presídio continua apenas na promessa e a Barreto Campelo amarga uma superlotação de mais de 2 mil detentos.
Peritos do Instituto de Criminalística estiveram na Barreto Campelo. A hipótese mais provável é a de que não houve explosões. O muro foi aberto a marretadas. Entre os detentos que fugiram, pelo menos dois são considerados de alta periculosidade e lideravam facções dentro da unidade. Apesar dos bloqueios realizados na saída da ilha, nenhum preso havia sido recapturado até o início da noite. Na quarta-feira, após a fuga, seis pessoas foram detidas suspeitas de dar cobertura aos fugitivos. Elas estavam com munições e uma granada.
O secretário de Justiça, Pedro Eurico, informou que será construído um muro de concreto na penitenciária. Haverá dispensa de licitação para dar celeridade à obra. O muro atual, originalmente de tijolos e erguido na década de 70, passará a ter uma estrutura de dois metros de altura e 15 centímetros de espessura de concreto armado. O custo estimado é de R$ 2 milhões e as obras devem durar cerca de 180 dias.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Pesquisadores vão desenvolver soro contra vírus Zika

O vírus Zika é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue / Reprodução Internet

O vírus Zika é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue

Reprodução Internet

Parceria firmada entre o Instituto Vital Brazil, laboratório do governo do Rio, e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) prevê desenvolver um soro contra o vírus Zika. A previsão é que o soro fique pronto em até três anos para o tratamento de pessoas infectadas pelo vírus.
O diretor científico do Vital Brazil, Cláudio Maurício de Souza, disse que a expectativa é que o soro funcione da mesma forma que o soro antirábico. “A ideia é que, uma vez sendo administrado em um paciente com o vírus Zika, ele [o soro] vai reconhecer as partículas virais, vai se ligar na capa protetora dessas partículas promovendo a sua inativação”.
“A gente acredita que esse soro vai ser uma ferramenta terapêutica bastante útil, que vai ajudar bastante na proteção da gravidez das mulheres no Brasil”, disse o diretor.
De acordo com o presidente do instituto, Antônio Werneck, uma vez aplicado o soro em grávidas, tão logo seja confirmado o diagnóstico da doença, poderá evitar que o vírus entre em contato com o feto e evitar a microcefalia, uma malformação que afeta o tamanho adequado da cabeça do recém-nascido. O Ministério da Saúde confirmou 230 casos de microcefalia no país causados pelo vírus Zika.
O vírus Zika é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue. Os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente em até sete dias.
A doença se assemelha com a dengue por ter sinais semelhantes, como febre, manchas pelo corpo com coceira, dor de cabeça e nas articulações, enjoo e dores musculares. Em alguns casos, o paciente pode apresentar olhos vermelhos.
Antes de chegar para uso humano, o soro será testado em animais.

Será que vale a pena discutir por Política ?

" Campanha eleitoral passa e a amizade continua, não vale à pena brigar por política." Muitos falam sobre essa frase mais não praticam o que ela diz. Ainda existem  pessoas querem transforma a disputa eleitoral numa guerra, aonde famílias se gladiam, amigos e parentes ficam intrigados por não concordar com as escolhas uns dos outros, o resultado pode ser desastroso. A política passa e a amizades devem continuar. Vivemos um novo momento político aonde na últimas campanhas diminuiu muito o acirramento e a população cada vez mais está de saco cheio dos ditos "políticos profissionais" , a  disputa deveria ser em alto nível.  Será que a época em que os adversários políticos eram inimigos pessoais,  ainda não passou pela cabeça dos agentes políticos e militantes? Essa pergunta está começando a ser respondida, ao que tudo indica a cidade vai se dividir novamente , resta saber em quantos lados.


    Um dos fatos claros que mostram o porque de não discutir e se desentender com ninguém por conta de política são algumas alianças aqui na cidade e na região, aonde inimigos ferrenhos hoje são unha e carne,  e aonde ficaram as pessoas que brigaram por ambos ? Ficaram com os intrigados, com os processos , com as tapas, com os ressentimentos, e os políticos por quem brigaram estão muito bem acomodados e tomando seu Whiskys 12 anos , fazendo seus banquetes e rindo da cara dos que brigaram por eles .  Ultimamente tem gente que anda endoidando com a proximidade política e começando a entrar em vida particular das pessoas, outros inventando situações que não existem, muitas dessas pessoas esquecem da felicidade e procuram defeitos a sua volta provocando intrigas, ódio, infelicidade, etc.  
  O que estamos presenciando é adversários políticos partidários  o tempo todo procurando, fuçando até encontrar um pequeno descuido do outro adversário para imediatamente tentar prejudicá-lo.Pouco ou nada vemos debates sobre projetos e propostas, na véspera das eleições os políticos aparecem com planos de governo e projetos mirabolantes, mais engraçado é quando perguntamos agora a eles sobre seus projetos , o gaguejado é grande e não sai nada,  Isso é baixo e não faz parte da política moderna. Torcemos para que a grande maioria se conscientize e escolham seus candidatos respeitando as  escolhas dos outros , e que o respeito entre as famílias e amigos possa  prevalecer. 




MOTOCICLISTA É EXECUTADO A TIROS




 O assassinato aconteceu durante a tarde desta quinta-feira (21) na estrada que dá acesso ao Sítio Olho D’Água do Púcaro na zona rural de Brejo, segundo  informações, a vítima identificada como sendo Antônio Manoel do Nascimento, de 29 anos de idade, estava conduzindo uma motocicleta Honda CG Titan-150c de cor prata e placas NLW-0282, quando foi surpreendido por dois elementos em outra motocicleta que efetuaram vários disparos provavelmente de pistola cal. 380, o atingido nas costas e barriga.


COMDEC E EXÉRCITO REALIZAM REUNIÃO DA “OPERAÇÃO PIPA”



A Prefeitura de Taquaritinga do Norte através do COMDEC (Conselho Municipal de Defesa Civil) em parceria com o Exército Brasileiro realizou na manhã de hoje (21/01/16) no auditório do CAIC, mais uma entrega de tickets às pessoas cadastradas na “Operação Pipa”. Dezenas de comunidades em todo município foram contempladas e receberão a água em suas casas, aliviando um pouco os problemas com a seca que muitos habitantes do nosso município enfrentam. 

Mensalmente o COMDEC e o Exército realizam essas reuniões, numa clara preocupação com as pessoas que necessitam do líquido precioso. É fundamental que os cadastrados não faltem às entregas dos tickets, para que posteriormente não venham a ser excluídos desse serviço que tanto beneficia a todos.


A RESPONSABILIDADE SOCIAL ACONTECE COM A FORÇA DE TODOS E TODAS



O PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) de Taquaritinga do Norte junto a Secretaria de Ação Social vem neste mês de janeiro mobilizar as redes sociais para a conscientização de que lugar de criança é na escola. Trabalho infantil é crime e infelizmente existe em todo o país. Talvez você não veja, mas o trabalho infantil existe, e precisamos combatê-lo.

Pais e mães não deixem de matricular seus filhos nas escolas do nosso município. A nossa principal arma contra o trabalho infantil é a EDUCAÇÃO. #Compartilhe "Responsabilidade social é um compromisso de todos!


A arte de comer no prato que cuspiu esta se tornando rotineira na política.

O MILAGRE DE SÃO SEBASTIÃO

OXE, já estão UNHA E CARNE? Que São Sebastião os perdoe!

Num é que o deputado estadual Diogo Moraes (PSB) e o ex-prefeito de Toritama, Flávio Lima (PTB), estiveram colados e trocando altos papos na procissão de São Sebastião nesta terça-feira (19), em São Joaquim do Monte-PE.

Depois de ofensas gravíssimas, atingindo inclusive a honra, quando Flavio Lima chamou o deputado de “Dioguete”, os dois começaram a afinar a relação politica. Tudo em nome da união política em Toritama, mais precisamente no projeto de Lucinha prefeita.

Até recentemente, o ex-prefeito de Toritama voltou a atacar Moraes, mas depois do milagre de São Sebastião em São Joaquim do Monte, os dois selaram a paz.

A arte de comer no prato que cuspiu esta se tornando rotineira na política.

Foto ASSESSORIA DO DEPUTADO DIOGO MORAES

SÍNDICO DO MODA CENTER DESABAFA

Em sua página de facebook, o Síndico do Moda Center Santa Cruz, Alan Carneiro, fez um desabafo sobre a situação da duplicação da BR-104, que está paralisada.

Aviso Importante.
"Nobre Ministro Armando Monteiro seja bem vinda a Santa Cruz do Capibaribe nessa sexta (22), muito cuidado ao passar pela BR 104, trecho não duplicado é perigoso, além das crateras em que até crianças trabalham para tapar em troca de algum valor ou comida, a estrada é constantemente frequentada por ladrões, essa semana mais uma pessoa de bem foi assassinada vindo comprar no Polo de confecções de Pernambuco, além de envergonhar a região é hoje nosso maior gargalo no escoamento de nossa produção, por incrível que pareça existe briga política pela paternidade de uma obra que está paralisada há mais de cinco anos. É importante ficar bem atento após a saída de Toritama, pois não há sinalização indicativa da entrada de Santa Cruz do Capibaribe e o motorista pode passar em direção a Campina Grande. É mais fácil dizer aos motoristas que quando chegar num trevo confuso, perigoso e feio pelo abandono entre a esquerda, mais adiante tem a PE-160, essa por ser uma rodovia estadual vamos lhe dispensar de cobrança, mas muito cuidado com a buraqueira, o Governador de Pernambuco geralmente vem de helicóptero. Daqui há alguns dias, talvez seja essa a única forma de chegar à Santa Cruz do Capibaribe. De quem é a responsabilidade da rodovia BR-104? De todos, inclusive minha, mais estou fazendo minha parte, pagando meus impostos que inclusive aumentaram para a indústria de confecção. NÓS MERECEMOS RESPEITO, ISSO É MAIS QUE UMA VERGONHA”.

Alan Carneiro

JOVEM É ASSASSINATO

Homicidio em Toritama-agresteviolento.com.brhomicidioDurante a manhã desta quarta-feira (20/1) a cidade de Toritama/PE registrou o terceiro crime de morte de 2016. A vítima desta vez foi o jovem, Davi Paulo de Santana, de 24 anos, que estava em uma pequena fabrica de confecções de vestuários na Travessa Linda Inês no Centro da Capital do Jeans, quando foi executado com um tiro na cabeça, por um elemento ainda desconhecido.
A Polícia Militar foi a primeira equipe a chegar no local e fez o isolamento de toda área do crime, afim de preservar possíveis provas. Já a Polícia Civil realizou o levantamento cadavérico e encaminhou o corpo para o IML de Caruaru. Testemunhas afirmaram que o criminoso quando chegou no imóvel chamou pelo nome da vítima que ao abrir a janela foi surpreendido com o tiro fatal.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

'Não tem neste país uma viva alma mais honesta do que eu', diz Lula

Lula disse que pretende processar sempre que forem publicadas inverdades contra ele na imprensa / Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Lula disse que pretende processar sempre que forem publicadas inverdades contra ele na imprensa

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

LEIA TAMBÉM


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta (20) que não existe "uma viva alma mais honesta do que eu" ao responder denúncias de envolvimento dele em esquemas de corrupção. “Se tem uma coisa de que me orgulho e que não baixo a cabeça para ninguém é que não tem nesse país uma viva alma mais honesta do que eu. Nem dentro da Polícia Federal, do Ministério Público, da Igreja Católica, da igreja evangélica, nem dentro o sindicato. Pode ter igual, mas eu duvido”, afirmou em uma entrevista de cerca de três horas concedida a blogueiros na sede do Instituto Lula, zona sul paulistana.
Para Lula, são remotas as chances de que ele seja indiciado nos processos que apuram corrupção na Petrobras e outras estatais. “Não há nenhuma possibilidade de uma ação penal, a não ser que seja uma violência contra tudo o que se conhece neste país”, enfatizou. “O próprio [juiz Sérgio] Moro já disse que eu não sou investigado”, disse em referência ao magistrado que conduz os processos relativos a Operação Lava Jato.
O ex-presidente criticou a publicação de “mentiras” contra ele e sua família nos meios de comunicação. “O meu filho Fábio, o que fazem com ele é uma violência”, disse também em relação aos boatos espalhados nas redes sociais.
Por isso, Lula disse que pretende processar sempre que forem publicadas inverdades contra ele na imprensa. “Tudo o que os advogados entenderem que é possível abrir processo, eu vou abrir processo”, destacou. As ações judiciais serão, segundo o ex-presidente, direcionadas diretamente aos autores dos artigos e reportagens. “Tudo o que os advogados entenderem que é possível abrir processo, vou abrir processo”.

DIRCEU
Na entrevista, Lula também defendeu o ex-ministro José Dirceu. Segundo Lula, Dirceu foi um dos responsáveis pelo espaço conquistado pelo PT na política brasileira. “O companheiro Zé Dirceu pode ter cometido um erro. Mas a gente tem que saber que o companheiro Zé Dirceu é um dos responsáveis pela grandeza desse partido. O Zé foi um belo de um presidente [do partido]. O [José] Genoino foi um extraordinário presidente desse partido”, disse.
Genoino e Dirceu foram condenados na Ação Penal 470, o processo do mensalão. Além de presidente do PT, Dirceu foi ministro-chefe da Casa Civil durante o primeiro mandato de Lula (2003-2006). No final do ano passado, ele foi indiciado pela Polícia Federal pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha no esquema de superfaturamento de contratos da Petrobras. Para a força-tarefa da Lava Jato, o ex-ministro foi o “criador” e “beneficiário” das fraudes em contratos da estatal.
Segundo Lula, o PT repetiu práticas que pretendia mudar quando chegasse ao poder. “O PT errou, cometeu práticas que nós condenávamos. O PT precisa perceber que nós não nascemos para ser igual aos outros partidos políticos. O PT nasceu justamente para mudar a lógica da política dos partidos tradicionais”, ressaltou.
Porém, o ex-presidente acredita que o partido passa por um processo de “criminalização”, onde são levantadas suspeitas até sobre doações legais de campanha. “O que eu acho grave é o seguinte é que todos os partidos receberam dinheiro das mesmas fontes. Se você pegar a prestação de contas dos partidos políticos, você vai perceber que os empresários são os mesmos para todos os partidos”.
Lula disse concordar com os termos do manifesto divulgado por um grupo de advogados que defende acusados na Operação Lava Jato. No texto, os defensores reclamam do “excesso de prisões preventivas”, da “espetacularização dos julgamentos” e das “restrições ao direito de defesa”. "Eu li o manifesto dos advogados, achei pertinente e atualizado. Acho que está na hora de a sociedade brasileira acordar e exigir mais democracia, mais direitos humanos e mais respeito a tudo que construímos de fortalecimento das instituições”, destacou Lula.
Para o ex-presidente, as operações contra a corrupção na Petrobras estão cerceando o direito de defesa e violando direitos dos acusados. “No Brasil, nesse momento, nem habeas corpus as pessoas estão conseguindo. Está muito mais difícil do que no tempo do regime militar”, disse.
Lula conclamou os militantes do PT a defenderem nomes do partido, que têm sido apontados como integrantes dos esquemas de corrupção. “Enquanto não for comprovado que o cara cometeu erro, tem que estar do lado do meu companheiro. Que história é essa do cara cair na água e eu deixar ele morrer afogado? Não! Se eu puder ajudar, eu vou ajudá-lo”.

Diogo Moraes prestigia procissão em São Joaquim do Monte



O deputado estadual e primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Pernambuco Diogo Moraes (PSB) participou, nesta terça-feira (19), da Procissão de São Sebastião na tradicional festa do distrito de Vila Barra do Riachão, na cidade de São Joaquim do Monte.

Ao lado do prefeito Joãozinho Tenório (PSDB), vereadores e correligionários, o deputado acompanhou a procissão e prestigiou os 184 anos de tradição dos festejos.

A cidade é uma das bases de apoio ao deputado e a presença de Diogo Moraes na vida cotidiana dos cidadãos é algo rotineiro. "Estar em São Joaquim do Monte é algo prazeroso. Aqui tenho amigos que conquistei nessa jornada e que prezo bastante. Em um momento de fé e tradição como esse, eu não poderia faltar", falou Diogo.

PRESIDENTE DA CÂMARA GARANTE VIABILIZAÇÃO DE CALÇAMENTO PARA VILA DO SOCORRO

Presidente da Câmara Municipal de Taquaritinga do Norte, o vereador Geovane garante a viabilização de calçamento de Avenida em Vila do Socorro.


Parceria da câmara com a prefeitura beneficia a população

Atendendo a solicitação da população, o vereador Geovane disponibilizou o dinheiro numa parceria com a Prefeitura, para que seja feito o complemento do calçamento da Avenida Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

A reunião para a transferência do recurso, aconteceu na manhã desta quarta feira (20), com o prefeito Evilásio Araújo e o secretário de obras Zeca Coelho, onde foi apresentado o projeto para complemento da pavimentação da avenida , e o presidente da Câmara, overeador Geovane, autorizou a transferência para que a Secretaria de Obras possa executar o serviço.

O valor que será repassado pela câmara é para aquisição dos paralepipedos e meio fio, e a Secretaria de Obras disponibilizará a mão de obra os demais insumos.


"A gente entende as dificuldades que o município passa, como também sabe das necessidades da população, e a gente fica feliz em fazer essa parceria com o município onde a população é o principal beneficiado." disse o presidente da Câmara, vereador Geovane.

Fonte : Pão de Açúcar Net

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...