sábado, 15 de fevereiro de 2014

O ‘volta Lula’ e o abraço de sucuri


A forma como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz campanha
para a reeleição da presidente Dilma Rousseff pode ser comparada a um abraço de sucuri. Quanto mais se envolve na campanha de reeleição, mais se fortalece o ‘Volta, Lula’ nos meios empresariais e políticos. É comum, entre os petistas, a comparação entre a situação que Dilma herdou ao ser eleita (o Brasil cresceu 7,5% em 2010) e a conjuntura atual, muito diferente, marcada por incertezas e pessimismo.

Nessas conversas, a avaliação que se faz é que o governo Dilma é
descontinuidade, quase de ruptura com o governo Lula, no pior sentido possível. Com exceção dos programas Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida e Mais Médicos, bandeiras de campanha do PT, tudo é criticado. A relação com as bancadas petistas na Câmara e no Senado continua deteriorada, apesar da mudança ocorrida na Casa Civil, a cargo do ministro Aloizio Mercadante. Com os aliados, principalmente do PMDB, nem se fala. É grande a saudade (Do blog do Azedo)

Taquaritinga : Detentos tentam fugir da Cadeia Pública



Durante a madrugada de hoje, sábado (15), pelo menos quatro detentos da Cadeia Pública do Município de Taquaritinga do Norte no interior do Agreste de Pernambuco tentaram fugir da unidade prisional e foram impedidos por policiais militares.
 Segundo informações do Sargento Ivan, quando a guarnição estava realizando rondas próximo à cadeia, foi percebido um buraco na parte externa do muro de segurança. Ao averiguar a situação, foi constatado que existiriam quatro elementos tentando sair da unidade.
 Foram feita as capturas e os presos foram apresentados na Delegacia de Polícia de Santa Cruz do Capibaribe.
 Duas serras utilizadas para serrar a grande da cela foram apreendidas no local, além de um aparelho celular e uma pequena quantidade de maconha.
 A Polícia acredita que as serras tenha ido parar dentro da cadeia á pelo menos dois meses, quando o local passou por reformas. Dos 10 detentos da cela onde houve a tentativa de fuga, apenas quatro participaram, tendo em vista que, os outros seis presos, se negaram a acompanhar o grupo de fugitivos.
 A cadeia que tem cinco celas e a capacidade para 25 detentos, hoje está com superlotação, abrigando 38 presos, motivo esse alegado por alguns dos que tentaram fugir.
 Os envolvidos foram identificados como sendo, Josivanio Omiro da Silva, 19 anos, de Taquaritinga; Valdir Everton Soares Neves, de Santa Cruz, cumpri pena por assalto; José Adriano, de 25 anos, de Pão de Açúcar distrito de Taquaritinga, cumpri pena por porte ilegal de arma de fogo; e Severino Silva, de 50 anos de idade, da cidade de Caruaru e cumpri pena por receptação, cumpri pena por furto. Todos eles serão transferidos para um presidio de segurança máxima.

Congresso se reúne para examinar vetos na próxima terça



Primeira sessão com votação aberta, em dezembro, manteve três vetos presidenciais
VEJA MAIS Vetos presidenciais na pauta do Congresso Destino do projeto que regula criação de municípios será definido em votação aberta.
O Congresso se reúne na próxima terça-feira (18) para examinar quatro vetos presidenciais. A sessão está marcada para as 19h no plenário da Câmara dos Deputados. O item mais polêmico é o que resultou na rejeição integral de projeto que facilitava a criação de municípios. Também estão na pauta os vetos sobre o repasse de recursos públicos às universidades comunitárias; o que normatiza a travessia de pedestres próximos às escolas; e o que regula a condução de veículos de emergência. Desde dezembro, com a promulgação da Emenda Constitucional 76, deputados e senadores apreciam vetos em votação aberta.
A presidente Dilma Rousseff vetou totalmente o substitutivo da Câmara dos Deputados ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 98/2002 – Complementar, que estipulava novas regras para a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios. Em tese, a proposta, do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) possibilitaria a criação de aproximadamente 400 novas cidades.
Segundo a União Brasileira em Defesa da Criação dos Novos Municípios (UBDCNM), seriam criados mais municípios principalmente nos estados do Maranhão, Bahia, Ceará e Pará. No Ceará, 26 distritos têm condições de pedir a emancipação dos municípios de que fazem parte. É o caso de Jurema (Caucaia), Guanacés (Cascavel) e Pajuçara (Maracanaú), localizados próximos à capital, Fortaleza, e que reivindicam autonomia.
Para Dilma, o projeto contraria o interesse público porque “o crescimento de despesas não será acompanhado por receitas equivalentes, o que impactará negativamente a sustentabilidade fiscal e a estabilidade macroeconômica”.
De acordo com Mozarildo, foi feita uma leitura equivocada do projeto, ao supor-se que o resultado será aumento de gastos públicos. O senador afirmou que, caso a lei que propôs estivesse em vigor há dez anos, 2,8 mil municípios não teriam sido criados. Ele lembrou que, pela primeira vez, é exigido um estudo de viabilidade tanto do município a ser criado quanto do que será desmembrado.

www.filadelfiafm.net

BLOCO FOLIA DO ESTUDANTE ANO II



PELO SEGUNDO ANO AS ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE TAQUARITINGA IRÃO JUNTAS COMEMORAR O CARNAVAL PELAS RUAS DA CIDADE, NUM CLIMA DE CONFRATERNIZAÇÃO O FREVO VAI TOMAR CONTA DAS RUAS DE TAQUARITINGA DO NORTE.

ESCOLAS PARTICIPANTES : CAIC , EREM ESCA, EJBA E GEMPS.

PARTICIPAÇÃO DO PAREDÃO DO MIGUELZINHO , ORQUESTRA DE FREVO E PROJETO CAICART.

CONCENTRAÇÃO : PRAÇA DO ESTUDANTE EM FRENTE AO CAIC
SAÍDA PREVISTA PARA 9 HORAS DA MANHÃ



SILVESTREDESIGN
81 9293.4382

CONIAPE se reúne em Bom Jardim-PE


Os representantes do Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras (CONIAPE) se reuniram na tarde desta quinta-feira (13/02), no Centro Multicultural Marineide Braz, localizado no município de Bom Jardim - PE. O encontro foi marcado pela a presença dos Prefeitos  Evilásio Araújo (Taquaritinga do Norte), Jonathas Miguel (Prefeito de Bom Jardim), Alex Robervan (Prefeito de Santa Maria do Cambucá), Daniel Vieira (Vertente do Lério), e demais representantes de prefeitos e prefeitas que não puderam estar presentes.

 



Iniciando a solenidade o mestre de cerimônia o Sr. Lucio Cabral, convidou as autoridades presentes para comporem a mesa, em seguida facultou a palavra para o Prefeito e Presidente do CONIAPE Evilásio Araújo, que deu as boas vindas a todos que estavam no recinto e agradeceu aos seus Pares que deram ênfase aos assuntos tratados pelo CONIAPE, ressaltando que foi o 1º consórcio que teve a Conferência de Resíduos Sólidos e também anunciou que o Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos que antes seria custeado pelos municípios, agora será custeado pelo Governo do Estado de Pernambuco. 

  

Dando continuidade na solenidade, foi concedida a palavra para a Secretaria de Gabinete Deyze Cabral, que falou sobre o Termo de Referência e dos objetivos sobre o plano de resíduos Sólidos, bem como apresentar o exemplar da Lei do Programa de Coleta Seletiva da cidade de Ourinhos e o Manual para implantação de Compostagem e Coleta Seletiva no âmbito de Consócios Públicos.


 O Secretário de Planejamento de Bom Jardim, o Sr. Deoclécio, falou sobre a importância dos vereadores estarem participando, bem como os Secretários Municipais, e sobre o porquê da cidade de Bom Jardim está participando do Consórcio citando vários problemas em comum de todos os consorciados. Frisou a importância da verdadeira união dos municípios dentro do consórcio, sendo ele o caminho para a busca de soluções mais rápidas para os problemas municipais. 



Em seguida a Sra. Maria Isalda falou sobre a elaboração do Plano de Destinação de Resíduos da Saúde e dos serviços médicos através de empresas privadas por meio de licitações e com parecer favorável do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco.

Finalizando a cessão  os prefeitos definiram que o próximo encontro será para convocação de eleição para Presidência do consórcio.  

Vereadores de Caruaru, envolvidos na operação Ponto Final, podem pegar até 29 anos e 3 meses de prisão.


Em coletiva, Polícia Civil apresentou o resultado final da Operação Ponto Final 2
Erick Lessa delegado
Teve início por volta das 8h30 desta sexta-feira (14) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, a coletiva concedida à imprensa sobre a conclusão do inquérito policial da Operação Ponto Final 2. Durante explanação, o delegado de Polícia Civil Erick Lessa detalhou os passos da investigação que indiciou pelos crimes de corrupção ativa/passiva e organização criminosa os vereadores Jadiel Nascimento e Val das Rendeiras (ambos do PROS), Val (DEM), Neto (PMN) e Evandro Silva (PMDB). A pena para os parlamentares pode chegar a até 29 anos e três meses de prisão, caso eles sejam condenados.
Iniciada a coletiva, o diretor Integrado de Polícia do Interior 1, Salustiano Albuquerque, abriu a explanação comentando sobre a realização da Ponto Final 2. “É uma operação importante não só para o interior 1, mas como para todo o Estado de Pernambuco”, enfatizou. Albuquerque ainda aproveitou para parabenizar todos os policiais e delegados envolvidos na ação. Passa a palavra para o delegado Erick Lessa, ele lembrou que todo o procedimento investigativo foi iniciado em setembro do ano passado e constatou “a compra e venda de assinaturas para abertura de CPI [Comissão Parlamentar de Inquérito]”.
Segundo o delegado, Evandro Silva, Neto e Val pagaram aos vereadores Val das Rendeiras e Jadiel Nascimento para que eles assinassem o requerimento de instalação da (CPI) que iria investigar possíveis irregularidades apontadas em relatório da Controladoria-Geral da União (CGU). O valor ofertado para cada um dos parlamentares foi de R$ 30 mil dividido em duas parcelas, sendo a primeira paga antes da assinatura e a segunda depois da abertura da CPI. Questionado quanto uma possível nova investigação policial envolvendo o legislativo caruaruense, o delegado enfatizou que sobre “operações futuras” a Polícia Civil não comenta.
Foram indiciados, segundo Lessa, por corrupção ativa e organização criminosa os vereadores Evandro Silva, Val e Neto. Já os outros dois envolvidos, Val das Rendeiras e Jadiel Nascimento, foram enquadrados nos crimes de corrupção passiva e organização criminosa. Se condenados, eles podem cumprir pena de até 29 anos e três meses de reclusão. Todos os cinco parlamentares permanecem afastados do legislativo por tempo indeterminado.
Ainda de acordo com o delegado, as 600 páginas do documento com a conclusão do inquérito policial foram entregues no final da tarde dessa quinta-feira (13) ao Ministério Publico de Pernambuco (MPPE). Quinze dias é o prazo que o MP tem para apresentar denúncia ao Judiciário, que pode ou não acatar . Foram colhidos 22 depoimentos de vereadores, secretários municipais, presidentes de partidos políticos e outras testemunhas. Segundo Lessa, durante a operação também foi protocolado pedido de quebra dos sigilos fiscal e bancário, além de extratos reversos dos investigados. Constam ainda no inquérito 410 horas de provas cautelares.
ENCONTRO – Em reunião na manhã desta sexta-feira, a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Caruaru inicia o processo de apuração sobre a conduta dos vereadores envolvidos nas Operações Ponto Final 1 e 2. O procedimento acontece em seguimento ao regimento interno do legislativo local, que prevê punição para o parlamentar que cometa ato contrário ao Decoro Parlamentar ou que afete a dignidade do mandato. As informações são do NE10.

Reflexão

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...