sábado, 19 de agosto de 2017

FILHO DO VICE-PREFEITO DE VERTENTES MORRE EM RECIFE.




Adolescente tinha 16 anos e lutava contra problemas no coração.


LUTO O município de Vertentes amanheceu de luto com a triste notícia do falecimento do filho do médico e vice-prefeito de Vertentes, Dr. Hélder Correia. O anúncio oficial aconteceu às 19hs da noite de ontem (18). Desde o momento do comunicado, centenas de mensagens e manifestações se espalharam rapidamente pela internet e redes sociais.
O adolescente, HELTER FERREIRA LEAL CORREIA DE ARAÚJO, morreu no Hospital Português, em Recife.

SAÚDE - Filho do médico e vice-prefeito de Vertentes, Dr. Hélder Correia, Helter tinha 16 anos de idade e lutava contra problemas cardíacos há alguns meses atrás. A notícia do falecimento do adolescente comoveu a todos do município de Vertentes e cidades circunvizinhas.

DESPEDIDA - Por volta das 8hs da manhã deste sábado (19), o corpo será velado no colégio São Luiz, onde haverá a celebração da missa. Em seguida, às dez horas segue para o cemitério morada da paz, em Paulista, onde será sepultado às quatro horas deste sábado (19).

Por Fernando Barbosa

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

SÁBADO TEM UNIDRILHA !


A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo

Obras de calçamento estão a todo vapor e serão concluídas em tempo recorde


Rua Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Vila do Socorro.
Na última segunda feira (14), o prefeito de Taquaritinga do Norte, Lero,  assinou a ordem de serviço das Ruas Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Vila do Socorro e duas Ruas do Bairro Beira Rio que dão acesso ao Bairro Zamba em Taquaritinga do Norte. 

Mostrando rapidez e eficiência, no mesmo dia as duas obras foram iniciadas mostrando assim a transparência e capacidade de gestão do governo municipal de Taquaritinga do Norte.

Com um  ritmo intenso de trabalho, o Governo Lero vem resultando na celeridade que vem sendo construído a pavimentação das  ruas do município. A prova foi a rapidez com que foi pavimentada a Rua Cícero Antônio em Pão de Açúcar, conhecida como Rua do cemitério. As pavimentações vão dar melhores condições de vida há várias famílias que há muito tempo esperavam pelas obras.

Beira Rio em Taquaritinga do Norte

Hospital Severino Pereira em Taquaritinga vira referência na região


Opinião: MDB, história e oportunismo.


Magno Martins


O presidente nacional do PMDB, senador Romero Jucá (RR), anunciou, ontem, que os dirigentes da legenda decidiram rebatizar a sigla com seu nome original: MDB – “Movimento Democrático Brasileiro”. Na prática, o PMDB apenas perderá o “P” de sua sigla, que se refere a “partido”. A troca de nome é parte de um movimento que inclui outras legendas para tentar modernizar os nomes das siglas antes das eleições de 2018.

A iniciativa é efeito do desgaste do meio político nos últimos anos por conta de revelações de esquemas de corrupção, como o investigado pela Operação Lava Jato. A alteração deve ser colocada em votação na convenção nacional da legenda, em 27 de setembro. Segundo Jucá, a mudança de nome já foi comunicada, ontem mesmo, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mesmo antes de a proposta ser analisada em convenção.

“Quero rebater críticas de que o PMDB estaria mudando de nome para se esconder. Não é verdade. Estamos resgatando nossa memória histórica. Queremos realmente ganhar as ruas. Nós vamos ter uma nova programação, bandeiras nacionais”, explicou. O PMDB estudava resgatar o nome desde o fim de 2016. Até então, alguns legendas também optaram por mudar a sigla para se descolar da atual crise política e se aproximar dos eleitores.

Continua…

Tirar ou acrescentar uma letra a um partido do tamanho do PMDB e da sua história é irrelevante, porque o que macula a legenda, hoje, não é a sua nomenclatura, mas os seus quadros. O MDB que Jucá propôs retomar tem puro oportunismo eleitoral. Em seus quadros, políticos sujos, fisiológicos e envolvidos em maracutaias querem usar o manto de uma sigla histórica como tábua de salvação.

Acha Jucá que livrar o partido da letra P será o mesmo que lavar as impurezas da alma dos seus filiados, hoje mergulhados num poço fétido, enlameado pela corrupção. Está enganado. O problema do partido, hoje, está nos seus quadros. O PMDB está mais sujo do que pau de galinheiro, virou uma legenda cartorial, um partido onde o caciquismo e as negociatas se impõem.

Seus históricos, que foram às ruas combater a ditadura e do velho MDB se orgulham, como Jarbas Vasconcelos, Pedro Simon viraram peças decorativas, sem voz nem comando. O MDB de verdade, das lutas gloriosas, foi fundado em 24 de março de 1966, em oposição à Aliança Renovadora Nacional (Arena), o partido de sustentação do regime militar, que derrubara o governo de João Goulart em 31 de março de 1964. A agremiação política era composta por políticos vindos de partidos extintos pela ditadura, entre eles, o PTB, majoritário, e dissidentes do PSD.

Em seus primeiros anos, o MDB foi considerado oposição tolerada porque, de certa forma, sua existência dava legitimidade ao sistema controlado pelos militares. Apesar da pressão do regime, o MDB avançou, assumindo postura combativa. Em 1973, Ulysses Guimarães e Barbosa Lima Sobrinho formaram uma chapa, como anticandidatos à Presidência, para protestar contra o escolhido pela ditadura, o general Ernesto Geisel.

Para deter o avanço da oposição, no dia 13 de abril de 1974, Geisel fechou o Congresso Nacional por duas semanas e, nesse vácuo, outorgou um conjunto de leis, o Pacote de Abril, constituído de uma emenda constitucional e seis decretos-leis. Mesmo assim, o PMDB conseguiu expressiva vitória no Senado e na Câmara, superando a Arena. Reelegeu Franco Montoro para o Senado, pelo voto popular, enquanto a Arena conseguiu emplacar o senador Amaral Furlan, escolhido pelo colégio eleitoral.

Por ter discursado contra as decisões tomadas por Geisel, o líder do MDB na Câmara dos Deputados, Alencar Furtado (CE), teve seu mandato cassado em junho de 1977. O fim do bipartidarismo, em 1979, levou à reorganização do quadro partidário. Em 1980, surgiu o PMDB que, já na primeira eleição estadual, em 1982, elegeu nove governadores. (Fonte: Blog do Magno)

PMDB expulsa a senadora Kátia Abreu



A Comissão de Ética e Disciplina do PMDB Nacional decidiu, por unanimidade, expulsar ontem 16 a senadora Kátia Abreu (PMDB-TO). 

O motivo: ela feriu, na opinião dos nove membros do colegiado, a ética e a disciplina partidária, com críticas à legenda, a Michel Temer e por ter votado contra matérias defendidas pelo governo.

A expulsão atendeu a uma representação do diretório regional do Tocantins. Para a acusação, ao discursar contra a aprovação da Reforma Trabalhista e criticar peemedebistas como o governador do Tocantins, Marcelo Miranda, Temer e Romero Jucá, a parlamentar praticou atos “nocivos, provocativos e desrespeitosos” e promoveu “inequívoca afronta ao partido”.

Em sua defesa (confira a íntegra aqui), Kátia indicou 24 testemunhas, entre elas políticos do Tocantins. A senadora lembrou que a legenda não propôs nenhum tipo de punição a filiados condenados por crimes graves, como corrupção e formação de quadrilha.

No documento, Kátia citou políticos do partido que têm enfrentado problemas de ordem criminal, sendo que alguns já foram condenados e presos – como o ex-deputado Eduardo Cunha e o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral.

“Até mesmo o presidente da República foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República”, lembra. O partido, porém, não questionou a conduta de nenhuma desses filiados.

Terminam nesta sexta inscrições para seleção de estágio no TRE-PE

  Estagiários selecionados vão atuar na biometria dos cartórios eleitorais do Grande Recife e do interior do estado (Foto: Reprodução/TV Santa Cruz)
Estagiários selecionados vão atuar na biometria dos cartórios eleitorais do Grande Recife e do interior do estado (Foto: Reprodução/TV Santa Cruz)
Terminam nesta sexta-feira (18) as inscrições de seleção para estágio de níveis médio e técnico do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TER-PE). O processo vai escolher 71 estudantes das escolas da rede pública de ensino para atuar na biometria nos cartórios eleitorais da região metropolitana e no interior. O cadastramento é gratuito e deve ser feito pela internet, no site.
O estágio tem duração de até um ano e a carga horária semanal é de 25 horas. A bolsa mensal é de R$ 575. São oferecidos também auxílio-transporte de R$ 8 por dia trabalhado e seguro de acidentes pessoais.
Para concorrer, os estudantes deverão ter idade mínima de 18 anos e estar em dia com suas obrigações eleitorais. As vagas de nível médio são para os estudantes que estão frequentando o primeiro ou o segundo anos do Ensino Médio ou o primeiro ou segundo módulos na modalidade de Educação para Jovens e Adultos (EJA).
No caso das vagas de nível técnico, os estudantes devem estar frequentando o primeiro ou o segundo anos do ensino médio técnico integrado ou o primeiro ou o segundo módulos do ensino médio técnico subsequente ou do EAD/Ensino médio técnico.
A seleção será feita por meio do coeficiente de rendimento escolar do estudante obtido no ano letivo ou no último módulo cursado de 2017. A previsão é que o resultado seja divulgado no dia 1º de setembro, no mesmo site em que será feita a inscrição.

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Depois de muita luta cartório eleitoral de Taquaritinga vai continuar aberto

Audiência do prefeito Lero e o secretário de gestão Evilásio no dia 15/06 com o presidente do TRE-PE e a diretora geral do TRE-PE Isabella Landin, na pauta a permanência do cartório eleitoral de Taquaritinga.
Depois de muita luta, onde o prefeito de Taquaritinga do Norte esteve diretamente envolvido, junto com outras autoridades, o cartório eleitoral de Taquaritinga do Norte não sera extinto.

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) anunciou, na manhã desta quarta-feira (16), que vai extinguir 26 zonas eleitorais localizadas no interior do estado. O rezoneamento ocorre em todo o Brasil a pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Esse processo leva em conta, entre outros fatores, o aprimoramento do trabalho e o corte de gastos. A mudança vai permitir, segundo o tribunal, uma economia de R$ 4,7 milhões por ano.

O assessor da Corregedoria do TRE-PE, Orson Lemos, garantiu que a novidade não causará impacto na vida do eleitor. Pelo menos até a próxima votação, em 2018.

“Na prática, não muda nada do ponto de vista do eleitor. Ele irá votar, na próxima eleição, normalmente no seu local de costume. Lá, será informado sobre as novas zona e seção e isso constará no título. Pode ser que mais à frente ele tenha que votar em outro município”, pontuou.

Taquaritinga seria uma das zonas extintas, mas o prefeito Lero junto com o secretário de gestão Evilásio, estiveram com o presidente do TRE-PE no dia 15/06 argumentando e mostrando a importância da permanência do cartório de Taquaritinga. "Foi uma luta grande, onde junto com o poder judiciário, e amigos conseguimos sensibilizar o judiciário para que a zona eleitoral de nosso município fosse preservada. Argumentamos que o município tem uma dimensão de mais de 450 km² e que dificultaria para que nossa população, principalmente a que mora na zona rural que é enorme, se dirigisse a outro município pra resolver qualquer pendencia que fosse com a justiça eleitoral, e graças a Deus no dia 15 de junho, estivemos com Dr. Antônio Carlos presidente do TRE-PE onde conseguimos com argumentos manter a 51º zona eleitoral em Taquaritinga do Norte", falou Lero. 

Confiram abaixo as 26 zonas eleitorais que serão extintas:

Oficina de Teatro foi realizada na Escola Gilzenete Guerra em Pão de Açúcar


Na Programação da semana do Estudante em Taquaritinga do Norte , foi realizada uma Oficina de Teatro  na Escola Gilzenete Guerra , a atividade foi dirigida brilhantemente pelo jovem Felipe Inaldo.
O contato com a linguagem teatral ajuda crianças e adolescentes a perder continuamente a timidez, a desenvolver e priorizar a noção do trabalho em grupo, a se sair bem de situações onde é exigido o improviso e a se interessar mais por textos e autores variados. Essa foi mais uma das atividades que ocorreram durante a Semana do Estudante, evento que marcou história e entrou definitivamente no calendário de atividades da Dália da Serra.

A imagem pode conter: 11 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

A imagem pode conter: 17 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e pessoas em pé

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, campo de beisebol

A imagem pode conter: 3 pessoas, área interna

Semana Municipal da Pessoa com Deficiência em Taquaritinga do Norte

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência – (CONDEF) com o apoio da Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte, realizará a “Semana Municipal da Pessoa com Deficiência”, no período de 21 à 28 de Agosto de 2017, tendo como tema:“Transversalizando Políticas Públicas”.



Resultado de imagem para SEMANA DA PESSOA COM DEFICIENCIA

De 21 e 28 de agosto de 2017 – Vivência de atividades nas escolas do município envolvendo alunos com deficiências, Utilizar varal de atividades realizadas pelos alunos atendidos no AEE. Exibição de filme de categoria livre, sobre inclusão, para todos os alunos com e sem deficiência. Sugestão: Cuerdas.  

Dia 23 de agosto de 2017 – Manhã Especial na sede do Município. Local: Câmara de Vereadores. Apresentações culturais, Participação de autoridades, Pessoas com Deficiências e artistas locais. Na ocasião serão discutidas políticas públicas em prol das Pessoas com Deficiências.

25 de agosto  de 2017 – Workshop  no Centro Comercial de Taquaritinga do Norte, para comerciantes, pessoas que trabalham com atendimento ao público, em hotéis, restaurantes, mercadinhos,  hospital, postos de saúde, guias turísticos, recepcionistas, etc. 9:horas da manhã. 
Palestrantes: Presidente do CONDEF- Maria da Conceição Lucena – Tema: Dicas de Convivência com a Pessoa com Deficiência.
Drª  Maísa Santos, Engenheira Civil da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo- Projetos voltados à política de Inclusão social das Pessoas com Deficiência.
Professor Felipe Lima – Graduado pela UFCG: Tema: A Mobilidade Urbana e os desafios da Pessoa com Deficiência.
26 de agosto de 2017- Debates e entrevistas nas Rádios do Município sobre a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, com a participação de autoridades municipais.   
27 de agosto de 2017 – Missas e cultos em todas as igrejas do município com a participação de Pessoas com deficiências e alusão à Semana vivenciada entre 21 e 28 de agosto de 2017. 

28 de agosto de 2017 – Visitas realizadas por representantes do CONDEF, ao Hospital Geral Severino Pereira da Silva, Delegacia de Polícia, Coordenadoria da Mulher Conselho Tutelar, para observação e orientação quanto ao atendimento às Pessoas com Deficiências. 

Aluno da Rede Municipal de Ensino de Taquaritinga do Norte recebe premiação da 12ª OBMEP



Na última terça feira 15 de agosto houve a premiação da 12° Edição da OBMEP- Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, no Centro de Convenções em Olinda-PE. Na oportunidade  o  Aluno Leonardo Melo do Ginásio Experimental Severino Pereira da Silva, recebeu a medalha de Prata pelo desempenho na Olimpíada, Acompanharam Leonardo a Diretora da Escola Jussiara Torres, a sua professora de matemática Vivi Pedrosa ,e sua família . Leonardo vem ao longo dos anos se destacando, também já venceu o Concurso Ler Bem na etapa de Taquaritinga do Norte, é mais um aluno de Taquaritinga que se destaca pelo seu empenho , dedicação e acompanhamento dos pais.


A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e terno



A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e terno

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Carga de eletrônicos avaliada em R$ 500 mil é recuperada em Gravatá

Caminhão foi apreendido com a carga em Gravatá (Foto: Divulgação/PRF)
Caminhão foi apreendido com a carga em Gravatá (Foto: Divulgação/PRF)
Uma carga de produtos eletroeletrônicos avaliada em cerca de R$ 500 mil foi recuperada na noite da terça-feira (15) na BR 232, em Gravatá, Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a mercadoria havia sido roubada próximo à Serra das Russas e foi localizada no pátio de um restaurante, às margens da rodovia.
Ainda segundo a PRF, os assaltantes abandonaram a mercadoria antes de passar pelo posto da polícia rodoviária. O motorista informou que havia sido abordado por três homens armados, que o mantiveram refém e levaram o caminhão, conforme destacou a PRF.
O caso foi encaminhado à Polícia Civil.

SÁBADO TEM UNIDRILHA !

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo

Costureira suspeita de tráfico de drogas é presa com 6 kg de maconha na BR-104


Droga foi apreendida e levada para a Delegacia da Polícia Federal (Foto: Divulgação/Polícia Federal)Droga foi apreendida e levada para a Delegacia da Polícia Federal (Foto: Divulgação/Polícia Federal)
Droga foi apreendida e levada para a Delegacia da Polícia Federal (Foto: Divulgação/Polícia Federal)
Uma costureira de 26 anos suspeita de tráfico de drogas foi presa na noite da terça-feira (15) com 6 kg de maconha na BR-104 em Caruaru, no Agreste de Pernambuco.De acordo com a Polícia Federal, a mulher estava em um veículo de transporte alternativo quando foi abordada por policiais da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A suspeita foi autuada em flagrante e levada para a delegacia da PF, em Caruaru.Caso seja condenada, a costureira pode ficar presa por até 15 anos. Ela será levada para uma unidade prisional feminina, onde ficará à disposição da Justiça.

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...