sábado, 10 de maio de 2025

Feliz Aniversário Marcos Augusto


 Homenagem a Marcos Augusto – O Pioneiro da Mídia Digital em Taquaritinga do Norte


Hoje celebramos uma data dupla e muito especial: o aniversário de Emancipação Política de Taquaritinga do Norte e os 40 anos de um dos maiores nomes da educação e da comunicação em nossa cidade, Marcos Augusto.


Nascido na Maternidade Ana Luiza, às 16h30 de uma quinta-feira, Marcos desde cedo mostrou que seu destino era marcado pela determinação e pelo compromisso com o desenvolvimento de sua terra. Criado em meio aos valores da família, teve sua formação educacional iniciada na Escola Estadual Severino Cordeiro de Arruda, passando pela Escola Gilzenete Guerra, até concluir o Ensino Médio na Escola Estadual de Taquaritinga. Seguiu sua vocação acadêmica e profissional na Autarquia Educacional de Belo Jardim, tornando-se professor, e mais tarde, se especializou em Gestão Escolar, Gestão Ambiental e Comunicação Social na Fatec.


Desde os 12 anos, Marcos soube o que era trabalho e responsabilidade. Começou vendendo picolé na bodega de seu avô, o saudoso Paulo Henrique, e logo depois ajudava na confecção de seus pais, Marcos Xavier e Ana Lopes, tirando pontas de linha e aplicando ilhoses. Seu espírito inquieto e inovador o levou a trabalhar assessorando seu pai na direção do Hospital Geral Severino Pereira da Silva, onde se destacou na coordenação da equipe de combate à leishmaniose. Seu excelente desempenho o levou a se tornar técnico sanitarista e, posteriormente, atuar na Vigilância Sanitária de Taquaritinga do Norte por quatro anos.


O ano de 2007 marcou o início de sua trajetória na política, quando foi convidado pelo então presidente da Câmara, Leonardo Arnóbio, para atuar como assessor parlamentar. Dois anos depois, Marcos daria um passo decisivo para transformar a comunicação local: fundou o Blog Dália Net, o primeiro canal digital de notícias de Taquaritinga do Norte. Com um olhar visionário, revolucionou a informação na região, tornando o blog referência, batendo recordes de acessos e conquistando diversas premiações ao longo dos anos.


Mas Marcos Augusto não é apenas um comunicador. Sua paixão pela educação fez dele um dos profissionais mais respeitados na área. Ingressou como professor na Rede Estadual e Municipal em 2009 e, rapidamente, seu talento o levou a ocupar cargos de grande responsabilidade. Como coordenador e diretor do CAIC, transformou uma escola marcada por dificuldades em uma instituição de referência, elevando o IDEB de 3.3 para 5.8 e combatendo o analfabetismo. Seu compromisso com a qualidade da educação se estendeu à Escola Estadual José Bezerra de Andrade, em Pão de Açúcar, onde realizou um trabalho notável entre 2012 e 2017.


O reconhecimento de sua competência o levou a assumir a Secretaria de Educação do Município, onde inaugurou quadras cobertas, implantou a Semana do Estudante, climatizou escolas, instalou câmeras de segurança e elevou ainda mais os índices de alfabetização e IDEB da cidade.


Atualmente, Marcos Augusto segue atuando na comunicação e na educação, expandindo seus horizontes com trabalhos em redes sociais, assessoria de imprensa, georreferenciamento e construção civil. Sua trajetória inspira e motiva aqueles que sonham com um futuro melhor para Taquaritinga do Norte.


Marcos Augusto, sua história é um exemplo de dedicação, inovação e amor pelo conhecimento. Que seus 40 anos sejam apenas o começo de muitas conquistas! Parabéns pelo legado que construiu e por todo o impacto positivo que segue promovendo em nossa cidade.


Com carinho e admiração,

Equipe Dália Net

terça-feira, 6 de maio de 2025

VÔO LIVRE DE ASA DELTA E PARAPENTE - HISTÓRIA DE 34 ANOS DO PRIMEIRO CIRCUITO ASA BRANCA.



PARTE I





Alguns aventureiros foram os descobridores e precursores do esporte voo livre e parapente, aqui, em nossa terra. A procura de aventuras, Marcílio Fragoso, amante do esporte, e os voadores, Gustavo Mota, Pepe Garrido, Bráulio, Heber, Tomé, entre outros, começaram a voar da Pedra da Taquara no Sítio Cafundó, sem qualquer estrutura, mas fazendo esporte de alto risco, encantados com a beleza do lugar. 

No final do ano de 1989, fui procurado pelo Sr. Marcílio e voadores. Naquela oportunidade estávamos no final do primeiro ano de mandato e ouvi atentamente as ponderações dos voadores. Resolvi ir ver de perto, comprei a ideia e decidi que era muito importante para Taquaritinga e que poderia fazer nossa cidade ficar conhecida no país inteiro. 

Graças a DEUS, estava absolutamente certo e, assim, esse esporte passou a ser o carro chefe na divulgação das belezas turísticas da nossa terra. 

Entrei em contato com Professor Sebastião Luiz, proprietário da reserva, a quem devemos a atenção, compreensão e gentileza, e chegamos a um acordo e a uma convergência de interesses, pois todos pensamos sempre no desenvolvimento de Taquaritinga. 

Mãos a obra! Iniciamos os trabalhos em 1991 e inauguramos a Rampa do Pepê, em 25 de maio, daquele ano. O nome é uma homenagem ao Campeão Mundial, o brasileiro Pedro Paulo Guise Carneiro Lopes, falecido em 1990, numa competição no Japão. 

Foi um dia de muita chuva, mas mesmo com o tempo frio, fizemos a inauguração. Lá estiveram presentes: o Professor Sr. Sebastião, proprietário do local, o Prefeito Jânio Arruda, o Vice-Prefeito Manoel Joventino da Silva, o Deputado Estadual Eduardo Araújo, vereadores, secretariado municipal, voadores e amantes do vôo livre e o povo em geral. 

Escrito por Jânio Arruda









VÔO LIVRE DE ASA DELTA E PARAPENTE HISTÓRIA DE VINTE ANOS DESDE O PRIMEIRO CIRCUITO ASA BRANCA.
PARTE II







Com a inauguração da Rampa do Pepê, em maio, e o Primeiro Circuito Asa Branca de Vôo Livre, realizado em novembro de 1991, estava plantada a semente do crescimento desse esporte e implantado um novo cartão de visitas para o desenvolvimento do turismo da Dália da Serra.

Durante todo decorrer do ano de 1992, semanalmente os amantes do esporte estavam colorindo o céu da cidade, empolgando os habitantes e turistas que frequentavam o município.

A consolidação do Vôo Livre, como um novo esporte e principal fator de divulgação das belezas e do desenvolvimento turístico do município, veio se materializar com o II Circuito Asa Branca, realizado em novembro de 1992.

Jânio Arruda, prefeito do município, procurou e encontrou uma forma de fazer a cidade aparecer no cenário estadual e nacional. Para isso, teve a idéia de trazer para o evento o amigo de PEPÊ e praticante também do vôo de Asa Delta, o ator Global, MAURÍCIO MATTAR, naquela oportunidade o galã da novela das oito.

Fechada uma parceria com a Empresa Pernambucana de Turismo - EMPETUR, (a Empresa bancando o cachê do ator e a prefeitura o translado RECIFE/TAQUARITINGA/RECIFE), ele ficou hospedado, no Hotel Fazenda.
Com o alto nível da competição daquele ano, a presença do ator Maurício Mattar, e os bons shows realizados em praça pública, vivemos um momento dos mais importantes da história moderna de Taquaritinga, tendo uma divulgação inédita, nos principais meios de comunicação do país. Como Globo Esporte, regional e nacional, Fantástico, da Rede Globo, Jornal o Globo, do Rio de Janeiro. Além de Jornais de São Paulo: Folha de São Paulo e o Estado de São Paulo e em praticamente todos os veículos de comunicação da região e do Recife, além de repercutir na imprensa do vizinho Estado da Paraíba.

Outra publicação a dar destaque ao evento foi a Revista Veja. Naquela época, circulava com um suplemento chamado VEJA 28 graus, para os estados do Nordeste, que era conhecida também como “Vejinha”. Na edição daquela semana, a capa da publicação foi o ator Maurício Mattar, pousando com uma asa delta, promovendo a nossa Taquaritinga.

Vejam algumas frases da imprensa citando o evento:

VEJA 28 Graus: NORDESTE VIRA PARAÍSO DO VÔO LIVRE

O campeão brasileiro de Vôo Livre, PHILIP HEAGLE,

É a grande estrela do II circuito Asa Branca de Vôo Livre

Em Taquaritinga do Norte – PE

II CIRCUITO ASA BRANCA

Feras do Vôo Livre vem a Pernambuco este mês.

A Competição Será Realizada na Rampa do Pepê, em Taquaritinga do Norte.

VÔO LIVRE GANHA ESPAÇO E FORMA NOVOS VALORES

Dobrou o número de participantes de vôo livre em 92, com surpreendente difusão desse esporte.

TAQUARITINGA DO NORTE VAI SEDIAR VÔO LIVRE ESTE MÊS.

TAQUARITINGA SEDIA PROVA DE VÔO LIVRE

Os treinos já começaram na Rampa do Pepe

OS VENTOS DE TAQUARITINGA Garantem vôos de até 2.500 metros de altura e de 120 quilômetros de distância: AVENTURA.

PHILIP ABRE O CIRCUITO ASA BRANCA

Os ases do vôo livre estarão de hoje a domingo colorindo o céu de Taquaritinga do Norte no II Circuito Asa Branca, na rampa do Pepê.

O Ator MAURÍCIO MATTAR chega ao Recife para promover o II Circuito Asa Branca de Vôo Livre, em Taquaritinga do Norte.

NUMA ALTURA DE DOIS MIL METROS , OS VOADORES FIZERAM A FESTA EM TAQUARITINGA

O BELO SHOW DE VÔO LIVRE

VÔO LIVRE FOI UM SUCESSO

CHICO SANTOS: beleza de Conquista



















Assim foi realizado o II CIRCUITO ASA BRANCA DE VOO LIVRE.

Escrito por Jânio Arruda
Fotos: Arquivo Jânio Arruda

Homenagem a Tavares da Gaita

 Tavares da Gaita nasceu no município de Taquaritinga do Norte, Agreste Central de Pernambuco, em 10 de março de 1925. Mas, foi em Caruaru, maior cidade da mesma região, que ele se forjou no artista que terminou por se transformar. Muito cedo, entre forrós e cocos, conheceu a música tocando diversos instrumentos de percussão. Autodidata, o músico conciliava o seu talento artístico com outras atividades na busca por melhores condições de vida. 

 

No final da década de 1950, mudou-se para Caruaru. Dentro do fértil celeiro cultural encontrado na nova cidade, Tavares se consolidou como instrumentista, especializando-se, de forma intuitiva, na gaita. O virtuosismo do tocador foi identificado em sua forma de extrair sons do instrumento que se associou ao seu nome. Ele tocava a gaita na posição invertida, o que fazia o artefato ecoar como uma sanfona, habilidade incomum que trouxe reconhecimento pelos críticos de música e admiração pelo público.

 

Site (1).jpg

Após integrar uma companhia de teatro, a Cia. Feira de Teatro Popular de Caruaru, em 1982, pela qual atuou na função de sonoplasta das encenações, intensificou a confecção de instrumentos musicais, atividade artesanal que ressaltava a sua inventividade. Na arte, as mãos de Tavares produziram outras obras: desenhos. Compostos por linhas e traçados que davam origem a formas geométricas, os desenhos policromados eram pintados a lápis e traduziam o imaginário do artista, que falava se tratar de um passatempo.

 

Além da criação de desenhos, de artefatos musicais e das apresentações nos palcos, sobretudo no período das festas juninas, a obra de Tavares da Gaita chegava ao público por meio das rádios analógicas populares, com destaque para as emissoras caruaruenses, que transmitiam as suas participações ao vivo e veiculavam os seus fonogramas. Desses fonogramas, muitos estão no único registro de carreira que termina compondo a sua escassa discografia: o CD Sanfona de Boca, lançado em 2004.

 

Apesar do reconhecimento das suas expressões artísticas e de algumas oportunidades em sua trajetória, o músico acreditava que não era tão valorizado como deveria, principalmente em Caruaru, cidade onde viveu a maior parte da vida. Ele revelava esse sentimento para familiares, amigos e, eventualmente, para entrevistadores. Exerceu o seu ofício à margem do mercado fonográfico com esforços independentes e, com o entusiasmo que oscilou, nos últimos anos de vida, em meio a um quadro recorrente de depressão.

 Tavares da Gaita nasceu no município de Taquaritinga do Norte, Agreste Central de Pernambuco, em 10 de março de 1925. Mas, foi em Caruaru, maior cidade da mesma região, que ele se forjou no artista que terminou por se transformar. Muito cedo, entre forrós e cocos, conheceu a música tocando diversos instrumentos de percussão. Autodidata, o músico conciliava o seu talento artístico com outras atividades na busca por melhores condições de vida. 

 

No final da década de 1950, mudou-se para Caruaru. Dentro do fértil celeiro cultural encontrado na nova cidade, Tavares se consolidou como instrumentista, especializando-se, de forma intuitiva, na gaita. O virtuosismo do tocador foi identificado em sua forma de extrair sons do instrumento que se associou ao seu nome. Ele tocava a gaita na posição invertida, o que fazia o artefato ecoar como uma sanfona, habilidade incomum que trouxe reconhecimento pelos críticos de música e admiração pelo público.

 


Após integrar uma companhia de teatro, a Cia. Feira de Teatro Popular de Caruaru, em 1982, pela qual atuou na função de sonoplasta das encenações, intensificou a confecção de instrumentos musicais, atividade artesanal que ressaltava a sua inventividade. Na arte, as mãos de Tavares produziram outras obras: desenhos. Compostos por linhas e traçados que davam origem a formas geométricas, os desenhos policromados eram pintados a lápis e traduziam o imaginário do artista, que falava se tratar de um passatempo.

 

Além da criação de desenhos, de artefatos musicais e das apresentações nos palcos, sobretudo no período das festas juninas, a obra de Tavares da Gaita chegava ao público por meio das rádios analógicas populares, com destaque para as emissoras caruaruenses, que transmitiam as suas participações ao vivo e veiculavam os seus fonogramas. Desses fonogramas, muitos estão no único registro de carreira que termina compondo a sua escassa discografia: o CD Sanfona de Boca, lançado em 2004.

 

Apesar do reconhecimento das suas expressões artísticas e de algumas oportunidades em sua trajetória, o músico acreditava que não era tão valorizado como deveria, principalmente em Caruaru, cidade onde viveu a maior parte da vida. Ele revelava esse sentimento para familiares, amigos e, eventualmente, para entrevistadores. Exerceu o seu ofício à margem do mercado fonográfico com esforços independentes e, com o entusiasmo que oscilou, nos últimos anos de vida, em meio a um quadro recorrente de depressão.

 

Falecido em 2009, aos 84 anos de idade, desde então, seu legado se dissipa sem que haja o resgate da sua produtiva carreira, fundamentalmente, para as novas gerações. Portanto, pretendemos favorecer, através do site “As Sanfonas de Tavares da Gaita”, a aproximação da contribuição artística e cultural do mestre com a sociedade, veiculando músicas de sua autoria, expondo peças e imagens do seu acervo, trazendo conteúdos novos que dialogam com linguagens contemporâneas e, acima de tudo, enaltecendo um dos nomes mais importantes da cultura popular pernambucana.

Falecido em 2009, aos 84 anos de idade, desde então, seu legado se dissipa sem que haja o resgate da sua produtiva carreira, fundamentalmente, para as novas gerações. Portanto, pretendemos favorecer, através do site “As Sanfonas de Tavares da Gaita”, a aproximação da contribuição artística e cultural do mestre com a sociedade, veiculando músicas de sua autoria, expondo peças e imagens do seu acervo, trazendo conteúdos novos que dialogam com linguagens contemporâneas e, acima de tudo, enaltecendo um dos nomes mais importantes da cultura popular pernambucana.

domingo, 4 de maio de 2025

Homenagem do Blog Dália Net a Jânio Arruda da Silva — O Homem, o Líder, o Legado



O Blog Dália Net tem a honra de prestar uma homenagem justa e merecida a um dos maiores nomes da história política de Taquaritinga do Norte e de Pernambuco: Jânio Arruda da Silva.


Natural de Taquaritinga do Norte, Jânio é técnico em contabilidade, formado em Direito pela ASCES, ex-funcionário do BANDEPE e concursado de carreira no Banco do Brasil. Sua trajetória é marcada pela competência, honestidade e amor pela sua terra.



Foi prefeito de Taquaritinga do Norte por três vezes (1989–1992 / 1997–2000 / 2007–2008), e em todas as gestões deixou marcas profundas e transformadoras. Todas as suas contas foram aprovadas — um símbolo de responsabilidade e compromisso com o erário público.



Entre suas maiores obras, destaca-se a construção do CAIC, inaugurado em 20 de setembro de 1998 — a maior escola do município até hoje, erguida sem o apoio de programas milionários, apenas com trabalho duro e articulação política.



Jânio também deixou sua marca no turismo e no esporte, trazendo o Voo Livre e colocando Taquaritinga em evidência nacional. Sua gestão foi marcada por avanços mesmo em tempos difíceis, sempre governando com ética, sem conchavos e sem se vender a interesses escusos.



Na área habitacional, nenhum prefeito fez tanto: criou o bairro Zamba, doou terrenos no Silva de Cima e promoveu moradia digna a inúmeras famílias. Também foi responsável pela barragem de Queimadas e ajudou a viabilizar, com sua influência, a barragem de Mateus Vieira, obras fundamentais para o abastecimento de água no município.



Jânio enfrentou uma das mais covardes campanhas de difamação já vistas na história política local, promovida por uma oposição que, mesmo quando teve poder e recursos em mãos, não fez metade do que ele fez. Seus mais de 17 mil votos para deputado estadual em 1994, mesmo ficando na suplência, mostram a força de sua representatividade.



Além de prefeito, Jânio foi presidente da AMUPE, onde encampou a luta pela criação do FPM e defendeu os interesses dos municípios pernambucanos com altivez. Trabalhou ao lado do governador Joaquim Francisco e como assessor do Ministro do Meio Ambiente, ajudando a resolver problemas de diversos prefeitos, articulando soluções e recursos para além de sua cidade natal.



Em 2012, mais uma vez, o povo reconheceu sua importância e o elegeu o vereador mais votado de Taquaritinga do Norte.

Ficha limpa, espírito público, articulação estadual, amor por sua terra e legado eterno.

Jânio Arruda da Silva é símbolo de uma política feita com verdade, coragem e compromisso. Sua história está escrita não apenas nos livros, mas no coração do povo e nas obras que seguem sustentando Taquaritinga até os dias de hoje.


O Blog Dália Net reverencia sua história e reafirma: gratidão é reconhecer quem fez e quem faz por nossa gente.


Texto : Marcos Augusto 

Pastor Dimas Oliveira reforça compromisso com o Projeto PURIM no Agreste

  O Pastor Dimas Oliveira voltou a se pronunciar publicamente sobre o Projeto PURIM, iniciativa voltada à recuperação de pessoas em situação...