terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Justiça proíbe venda de andadores em todo o país


A Justiça do Rio Grande do Sul proibiu a venda de andadores para crianças em todo o Brasil.
andajá andador de bebe
Desde o começo deste ano, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) faz uma campanha contra o uso de andadores por crianças que estão aprendendo a andar.
A SBP diz que há pelo menos um caso de traumatismo “para cada duas a três crianças” que usam o andador e que, em um terço dessas ocorrências, surgem lesões graves.
A decisão abrange nove marcas, citadas como rés no processo, ajuizado em Passo Fundo (RS) pela Associação Carazinhense de Defesa do Cidadão. As empresas poderão recorrer da decisão.
A juíza Lizandra Cericato Villarroel, que concedeu a liminar, fixou multa de R$ 5 mil por dia de descumprimento da medida. Ela também determinou que, caso as fabricantes não apresentem certificação de qualidade de seus produtos feita pelo Inmetro, a proibição de venda ficará valendo até a decisão final da ação.
Riscos dos andadores
Na campanha da SBP, os pediatras explicam que bebês que usam andadores levam mais tempo para ficar de pé e caminhar sem apoio, engatinham menos e têm resultados inferiores em testes de desenvolvimento.
Para eles, um dos principais fatores de risco para traumas em crianças é dar a ela mais independência do que sua idade permite.
Em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, desde 2010 o uso de andadores por crianças em creches e escolas públicas é proibido. Do Jornal de Caruaru
Por Jornal de Caruaru

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...