domingo, 8 de dezembro de 2013

Dilma leva ex-presidentes a funeral de Mandela…



20131207044631_cv_EXPRESIDEENTESimagesCAGN9D9T_gde

Dilma Rousseff incluiu na comitiva da viagem que fará à África do Sul todos os ex-presidentes brasileiros vivos. Ela levará para os funerais de Nelson Mandela José Sarney, Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso e Lula. O grupo se reunirá no Rio de Janeiro, de onde o avião presidencial decolará. Segundo o porta-voz da Presidência, Thomas Traumann, todos foram convidados por Dilma e aceitaram acompanhá-la.

SARNEY 

Os acompanhantes de Dilma tiveram relação direta ou indireta com Mandela. Quando respondia pelo Planalto, Sarney discursou contra apartheid na ONU e decretou sanções ao regime da África do Sul. Vetou as relações culturais e esportivas e proibiu a venda de armas ao regime que mantinha Mandela na cadeia.

COLLOR

Solto, Mandela visitou o Brasil, avistando-se com Collor, o presidente de então. Ele retornaria uma segunda vez ao país na época em que estava no Planalto FHC. Nessa visita, pediu para ser recebido por Lula, que concorria à Presidência. Eleito, Lula retribuiu o gesto, visitando Mandela na África do Sul.

FHC

Em 2007, Mandela fundou o grupo The Elders (os anciãos), que se dedica à reflexão sobre temas mundiais —políticos e econômicos. Convidou para integrar o grupo lideranças de várias partes do planeta, entre elas o brasileiro FHC, o ex-presidente da ONU Koffi Annan, o ex-presidente americano Jimmy Carter, o arcebisto emérito da Cidade do Cabo Desmond Tutu e a ex-presidente da Irlanda Mary Robison.  (Do blog de Josias de Souza)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...