quinta-feira, 18 de novembro de 2010

13º Salário: hora de acertar as dívidas ou guardar o dinheiro?

Com a chegada do fim do ano, o consumidor tende a querer gastar mais com presentes e viagens, já que para muitos, o 13º salário é o valor extra que possibilita a realização desse tipo de sonho. No entanto, com essa disponibilidade de dinheiro no bolso, é preciso refletir antes de sair gastando, pois esse dinheiro pode ser usado para a quitação das dívidas até para o início da independência financeira.
Para isso, o primeiro passo é fazer um diagnóstico financeiro e descobrir qual é a sua situação financeira: Endividado, Equilibrado ou Investidor. Para cada uma delas, medidas diferentes devem ser tomadas.
Se o resultado da análise mostrou que você está entre os endividados, é preciso mudar de estratégia em relação ao dinheiro. Você deve anotar diariamente todos os gastos, classificando-os por tipo de despesa, como moradia, transporte e alimentação por 30 e, no máximo, 90 dias. Depois desse período, reúna-se com a sua família e elabore um plano de ação para o 13º salário, a fim de se livrar das dívidas.
Caso você esteja entre os que estão equilibrado, a sua situação precisa de cautela. Classifico como uma espécie de zona de conforte, porque ao mesmo tempo em que você não tem dívidas, também não tem investimentos. Você deve fazer um diagnóstico financeiro para descobrir o motivo da dificuldade em poupar. Possivelmente, falte foco na definição dos seus sonhos, quanto eles custam e  quanto tempo tem para realizá-los. Esse valor extra vem como uma oportunidade para iniciar seu plano de poupança e assim conquistar seus sonhos.
Por fim, se o seu perfil estiver entre os que são investidores, você está de parabéns, pois é dessa forma que você caminha para a independência financeira. Lembre-se de estabelecer os objetivos para o dinheiro poupado. Caso não tenha isso claro, você pode gastá-lo com outros produtos e serviços que não são, necessariamente, um sonho. Os investidores precisam entender qual tipo de investimento vai aplicar.
Para os sonhos de curto prazo, aqueles de até um ano, é recomendado aplicar em caderneta de poupança; sonhos de médio prazo, acima de dez anos, em títulos do governo, CDB, fundo de investimentos; para os de longo prazo, ou seja, acima de dez anos, recomenda-se investir em previdência privada, títulos do governo e até mesmo em ações.
maisab

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...