sábado, 19 de outubro de 2013

PM que baleou Marginal filmado durante roubo de moto é condecorado em SP


O oficial da Polícia Militar que evitou o roubo de uma motocicleta e baleou o suspeito foi condecorado nesta sexta-feira (18) com a Láurea de Mérito Pessoal em 1º Grau, o grau mais alto da honraria da corporação, segundo a Secretaria da Segurança Pública. O proprietário do veículo filmou o roubo, que aconteceu há uma semana na Zona Leste de São Paulo.
A condecoração é concedida a policiais que se destacam em atos de bravura. Ele também recebeu um elogio publicamente no Quartel do Comando-Geral durante a entrega da honraria. O oficial da PM de 45 anos presenciou o assalto, deu voz de prisão ao suspeito e, ao perceber que o jovem estava armado, atirou.
O rapaz baleado, Leonardo Escarante Santos, de 18 anos, recebeu alta do Hospital do Tatuapé na tarde desta quinta-feira (17) e foi levado para um Centro de Detenção Provisória (CDP). O G1 não conseguiu localizar o advogado responsável pela defesa do jovem.
A vítima, que trabalha como segurança, postou um vídeo na internet mostrando a tentativa de roubo à motocicleta no último sábado (12) e a ação do policial que evitou o crime ao atirar no criminoso. As imagens foram registradas por uma câmera instalada no capacete do motociclista.
O segurança foi abordado por volta das 14h por dois jovens que estavam em outra moto na esquina da Rua Doutor Assis Ribeiro com a Avenida Gabriela Mistral. Segundo a Secretaria da Segurança Pública, um dos criminosos era Leonardo Escarante, que estava na garupa e apontou o revólver 38 para o motoqueiro. “Dá o alarme, dá o alarme”, afirmou o criminoso na abordagem. A vítima prontamente desceu do veículo e entregou a moto.
Quando Escarante subiu na moto roubada, um modelo Hornet, o policial que voltava para casa desceu de seu veículo particular que estava parado no cruzamento. Dois tiros foram disparados, sendo que um deles atingiu o abdômen do criminoso. Ele foi levado ao pronto-socorro do Tatuapé, onde passou por uma cirurgia e a bala foi retirada.
"Dei muita sorte de ter um policial ali naquela hora e bem posicionado", afirmou o motociclista aoG1. O segurança afirma que leva uma câmera em seu capacete para divulgar pela internet sua rotina e os passeios que faz.
Tentativa de assalto na Zona Leste
  • Caso aconteceu na esquina das avenidas Doutor Assis Ribeiro e Gabriela Mistral
Ação policial
Segundo a Polícia Militar, o policial havia atuado na Operação Delegada, bico oficial que a categoria presta para a prefeitura de São Paulo para fiscalizar atividades como o comércio ambulante. Segundo a PM, uma análise preliminar do vídeo mostra que a ação foi “legítima e correta”. O criminoso aparece com um dos braços estendidos ao policial e estaria segurando o revólver.
“O policial, cumprindo seu dever, saiu de seu carro para ajudar a vítima. Ao intervir na ocorrência, percebeu o criminoso apontando a arma em sua direção e efetuou dois disparos com sua pistola ponto 40, atingindo-o no abdômen e em uma das pernas”, informou a PM por meio de nota. “O oficial demonstrou preparo e compromisso com a causa pública”, complementou a polícia.
O comparsa de Leonardo conseguiu fugir. O caso foi registrado no 10º Distrito Policial, na Penha, como tentativa de roubo de veículo e lesão corporal decorrente de intervenção policial. A moto da vítima foi apreendida e devolvida ao dono. O revólver do suspeito, que tinha a numeração raspada, foi recolhido para perícia juntamente com a pistola .40 do policial. Também foram apreendidos R$ 177 que o criminoso levava. A Polícia Civil solicitou exames residuográficos ao PM e a Leonardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...