sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Caríssimos políticos…



charge-politicos_0

O Brasil gasta seis vezes mais de sua própria riqueza para manter o poder Legislativo funcionando que os Estados Unidos, nove vezes mais que o Reino Unido e 11 vezes mais que a Espanha. A conclusão é da ONG Transparência Brasil, em estudo que compara o custos de casas legislativas em 12 países desenvolvidos e emergentes.

A pesquisa mostra que 0,19% do PIB nacional é usado para manter o Congresso. Ou seja, de cada 100 reais produzidos aqui, 19 centavos vão para o Legislativo federal.

O número pode parecer pequeno, mas colegas americanos e ingleses gastam bem menos: 0,03% e 0,02%, respectivamente (veja tabela completa abaixo).

Além disso, a cada minuto que passa, são gastos 16,1 mil reais com toda a estrutura existente para manter o trabalho de deputados e senadores. Dos 12 países analisados, o valor só não é maior que dos Estados Unidos.

O problema nisso é a desproporção. Os norte-americanos até gastam 10% a mais por minuto – 17,8 mil reais – mas têm uma economia quase seis vezes mais rica.A conta utiliza o critério de paridade do poder de compra, que procura neutralizar os efeitos do câmbio na conta.(Pádua Campos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...