quarta-feira, 31 de julho de 2013

Dr Paulo Lima : Retratos de uma cidade



                                                                   Dr. Paulo Lima*

Esta semana foi publicado um dado importantíssimo para avaliar a quantas anda o desenvolvimento de nossa população, ou seja o IDH. Para quem não sabe - e certamente não é o caso de vocês, minha meia dúzia de leitores fieis -  o IDH, ou Índice de Desenvolvimento Humano, é uma espécie de medida, de aferição, para avaliar a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico de uma população, e tem por alicerce três fatores, quais sejam: saúde, educação e renda dos habitantes.
Por sugestão do meu amigo RONALDO CÉSAR, o conhecido “Ronaldinho” ou “Obama”, o verdadeiro, que me informou que a minha cidade natal estaria ostentando uma das piores colocações entre as cidades do nosso Estado, procurei averiguar e,infelizmente, para minha tristeza constatei  a veracidade de  sua informação. Na referida lista vi que Vertentes se coloca na nonagésima-sétima posição, num total de cento e oitenta e cinco cidades – Manari, coitada, ainda ostenta o vergonhoso último lugar – o que faz com que fiquemos tristes com este dado, lamentável, porém verdadeiro.
E vejam vocês, que dentre as cidades que fazem parte do chamado “polo de confecções do agreste” a nossa cidade ostenta uma das últimas colocações, ficando atrás de Santa Cruz do Capibaribe – décimo-nono lugar; Taquaritinga do Norte, a nossa “Dália da Serra” – vigésimo-sétimo lugar e Toritama – trisésimo-quinto lugar, entre as cidades vizinhas, a exceção de Frei Miguelinho e Santa Maria do Cambucá, que estão atrás de Vertentes.
Ora, meus caros, se é verdade que o IDH é o retrato de uma coletividade, o retrato de nossa cidade não é dos melhores, infelizmente, volto a repisar.
Entretanto, há pouco tempo, aqui na microrregião do agreste setentrional, só se ouvia falar o quanto à administração pública de Vertentes era prodigiosa. Para os incautos (os “babões”, no dizer de ALBERES XAVIER) o ex-prefeito, tido até pouco como benemérito era “O CARA”. Dele se dizia até que era a “universidade dos prefeitos” da região - vejam vocês - e a sua administração era tida como exemplar! Exemplar por que, indago? Somente porque colocou pedras de calçamento na quase totalidade das ruas de nossa cidade e, não sendo o bastante cobriu de betume as principais artérias?
Agora estamos vendo a realidade nua e crua. Estamos vendo que não basta calçar ruas ou jogar betume sobre o calçamento. O mais importante – e isto faltou à nossa cidade – é melhorar a saúde da população e a educação de nossas crianças e adolescentes e isto certamente ele não fez e o resultado aí está, para a nossa decepção, já que a nossa cidade ostenta a vergonhosa colocação, ficando quase no centésimo-lugar entre as cento e oitenta e cinco cidades de nosso Estado.
Que isto sirva de lição para os atuais gestores (lembremo-nos que Vertentes é governada por dois prefeitos) e para o nosso povo, para que, doravante, lembre-se de um adágio popular, que diz: “gaiola bonita não enche barriga de passarinho”  e acrescento: só dos seus donos. E, antes que esqueça, finalizo, indagando: para que secretário-adjunto, numa cidade como a nossa? Quem souber a resposta que diga, ou escreva.
Um abraço a todos.


*PAULO ROBERTO DE LIMA  é  graduado em Filosofia pela Universidade Católica, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Recife e atualmente exerce o cargo de  Procurador  Federal. 

Um comentário:

  1. PERGUNTAR NÃO CUSTA NADA: SERÁ QUE VERTENTES OCUPA MESMO ESSA POSIÇÃO COM RELAÇÃO AO RANKING DO IDH BRASILEIRO; SERÁ MESMO; O QUE FIZERAM NO PASSADO POR NOSSA VERTENTES (EX; RUA DO ARRANCO ESBURACA, COM ESGOTO À CÉU ABERTO, BAIRRO DE SÃO JOSÉ NO MAIOR LAMAÇAL, ETC..ENTRE OUTRAS MAZELAS DE OUTRORA; ENTÃO OS PALADINOS DA VERDADE ESTÃO BUSCANDO LÁ FORA O QUE ENXERGAM AQUI DENTRO; ANDEM A PÉ EM CADA RECANTO DE NOSSO MUNICÍPIO E COMPAREM O ANTES E DEPOIS DE TANTAS GESTÕES DESASTROSAS!

    ResponderExcluir

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...