sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Taquaritinga do Norte, maior produtora de café orgânico do Agreste



. . . . . . . . . . . . . . .
 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Maior produtora de café orgânico do Agreste, Taquaritinga do Norte esconde uma raridade em meio à sua produção agrícola: a arábica típica, primeira planta cafeeira a ser introduzida no Brasil, em 1727. O cultivo dessa espécie é precioso no mundo. No Brasil, pode ser encontrado apenas nesta cidade do Agreste pernambucano e na região do Maciço de Baturité, no Sertão cearense. Adaptável apenas a regiões de altitude elevada e clima ameno, o arábica possui sabor adocicado e perfume forte, características que têm atraído a Taquaritinga compradores dos EUA, Japão, Suíça, Alemanha e outras partes do mundo.

O plantio do café arábica se dá na sombra, sob árvores frutíferas e pés de Ipê e Pau-Brasil. Por ser sombreado, o fruto precisa de mais tempo para maturar do que outras espécies. Isso garante ao café um sabor mais doce do que o normal. Além disso, ele tem, naturalmente, menos cafeína. "Temos na cidade um café muito difícil de ser encontrado. Podemos dizer que cultivamos uma grife da cafeicultura", disse o secretário municipal de Agricultura, Michelson Arnóbio, destacando que o clima de Taquaritinga contribui para a qualidade do café. A temperatura média é de 33º, no verão, e de 9º, no inverno. A altitude passa dos 900 metros.

Existem hoje 480 produtores na cidade, que para essa cultura utilizam 2,3 mil hectares de terras. A produção anual é de oito a dez sacas de café por hectare. Dos cultivadores, 80% são especialistas em plantação orgânica, ou seja, sem uso de adubos químicos. Michelson diz que, entre todas as propriedades que cultivam o arábica, a maioria através de agricultura familiar, apenas 18 conseguiram certificação específica para orgânicos, exigência no processo de exportação.  


                                     

"O valor do certificado (em média R$ 2 mil) ainda custa caro para grande parte dos agricultores, porque a cada safra é preciso renová-lo e pagar mais taxas", frisou o secretário, garantindo que em 2010 vai procurar órgãos públicos que ofereçam o documento gratuitamente. Em um ano pretendem ter, no mínimo, 100 exportadores no município.

Até lá, a Associação dos Produtores Orgânicos de Taquaritinga do Norte (Aprotaq) terá melhorado o produto de seus associados, segundo o presidente da entidade, Júlio César Pontes. "Com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) vai iniciar um projeto de assistência e orientação técnica, montando na cidade uma espécie de laboratório na universidade, já no próximo ano. Isso nos fará alcançar um mercado consumidor maior", destaca.

Hoje a exportação do café depende de uma empresa do Rio de Janeiro. "Deixamos de ter o atravessador regional para ter um internacional. Par mudar isso, nossa meta é ganhar autonomia de negócio, seja através de comércio justo e solidário, promovido por ONGs, ou da montagem de uma agroindústria, com o apoio do Programa Estadual de Apoio ao Pequeno Produtor Rural, o ProRural", planeja Pontes.




Enquanto isso, o escritório do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) oferece assistência técnica, coleta e análise de solo para a plantação e incentiva práticas agrícolas sem uso de adubos químicos. Evandro Bezerra, agente de extensão do IPA, diz que, para melhorar a qualidade do café é preciso organização no espaço de tempo entre plantio e colheita e mão de obra qualificada. "Em Taquaritinga sobra emprego para quem quer viver no meio rural."
Fonte: Hotel Fazenda Taquaritinga

O que é café orgânico?



O que é café Orgânico? Basicamente, Café Orgânico é um café produzido sem a utilização defertilizantes químicos altamente solúveis (industriais) e tampouco a utilização deagrotóxicos (fungicidasherbicidasinseticidas ou outros tipos de produtos químicos).
No lugar de fertilizantes químicos se utiliza alternativas comofertilizantes orgânicosadubos verdes e um bom manejo do solo... Na realidade é onde deve ser concentrado os maiores cuidadeos pois, como dizia um cafeicultor orgânico: nós devemos cuidar do solo, que ele cuidara da planta...


Se a planta não estiver bem alimentada ou desequilibrada, certamente ficará mais suscetível às doenças e pragas... Um paralelo disso, pode ser observado quando estamos estressados, cansados, mal alimentados.... estamos muito mais suscetíveis a pegar uma gripe ou resfriado!


Do contrário, quando estamos bem equilibrados e alimentados, enquanto todo mundo pega gripe ou fica doente, nós resistimos sem problema nenhum....


Mas produzir café orgânico é difícil poderiam dizer alguns produtores mais céticos... Realmente não é tão fácil assim... e por isso tem um preço diferenciado da commoditie... Além disso, plantar dentro de um sistema orgânico exige uma maior atenção pois não se tem receitas de bolo ou coisa parecida... cada dia é um novo dia... e cada situação é diferente para cada região, para cada produtor, para cada situação.




O produtor de café orgânico precisa estar sempre atento a tudo dentro do teu sistema de produção. E como é um sistema tem vários atores e componentes, onde a alteração de um deles altera o sistema com um todo...


Além disso, podemos ter uma queda da produtividade do café orgânico, quando comparada com sistemas convencionais, mas na realidade quem está produzindo café orgânico tem mantido uma produtividade acima da produtividade média nacional do café convencional.


Para provar que o sistema orgânico poderia ser produtivo, um produtor de café orgânico chamado Paulo do Amaral Gurgel, entrou para o Livro Guiness de Records quando sua lavoura café orgânico atingiu produtividades muito elevadas...




Com relação à qualidade do produto, o café orgânico produzido porAlex Nanetti, de Machado - MG (capital mundial do café Orgânico), entrou para história, quando ficou entre os melhores cafés em um concurso nacional de café de qualidade, no início desta década...


Este ano, um produtor de café orgânico, Sr. Aurino Akihito Kitagawa ganhou o concurso Qualidade de Café Paraná, na categoriacafé Natural e ficou em 3o. lugar no concurso nacional.


E quem não se lembra do nosso ex-presidente do Brasil, Getúlio
Vargas, que mandou queimar algumas milhares de sacas de café para forçar a elevação dos preços no mercado externo... E tudo era café orgânico, pois não se utilizada agrotóxicos nas nossas lavouras de café...

Esses dados só reforçam a importância da produção de café orgânico, não somente por preservar o meio ambiente mas por produzir com grande eficiência e qualidade um produto orgânico de grande representatividade mundial.


Confira a página de Taquaritinga do Norte no facebook


clique aqui : https://www.facebook.com/taquaritingadonorte?fref=ts





Um comentário:

  1. Que essa produção vem cada vez aumentando e exportando esse produto com grande qualidade e produtividade para que se possa comercializa de forma que precisa estar sempre atento a tudo dentro do teu sistema de produção do café orgânico.Júlio César.

    ResponderExcluir

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...