segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Pernambuco não quer Serra., Quase não há campanha de Serra na capital pernambucana



1) O editor deste blog teve o cuidado de observar os veículos que trafegaram pelo centro do Recife, no final de semana, e não deparou com um só portando adesivos de José Serra nem de Marina Silva.

2) O caso de Marina tem explicação. Ela apoia em Pernambuco o candidato a governador, Sérgio Xavier, que ainda não pontuou nas pesquisas de opinião. Aparece com menos de 1%, o que, do ponto de vista estatístico, é desconsiderado pelos institutos de pesquisa.

3) Mas o de José Serra, não. Ele tem um palanque forte em Pernambuco comandado pelos senadores Sérgio Guerra, Jarbas Vasconcelos e Marco Maciel e pelo deputado Raul Jungmann.

4) Qual a explicação, portanto? Sem sombra de dúvida é o pragmatismo eleitoral. Os próprios candidatos da oposição não querem botar a cara ao lado de Serra, que tem cerca de 24% de intenções de voto em Pernambuco, ante cerca de 50% da candidata Dilma Rousseff.

5) Tem mais: o governo do presidente Lula é avaliado positivamente por mais de 90% dos pernambucanos e ninguém quer assumir o ônus de criticá-lo. O próprio Jarbas Vasconcelos, que era seu maior crítico no Senado, suavizou seu discurso em relação ao presidente.

6) Esse fenômeno (ausência da foto de Serra na campanha dos candidatos proporcionais) não é exclusivo de Pernambuco, diga-se de passagem.

7) Ele se verifica também no Rio Grande do Norte, onde a senadora Rosalba Ciarlini (DEM) lidera as pesquisas para o governo estadual. Com medo de perder votos no interior, ele evita “casar” a sua imagem com a imagem de José Serra.

É isso aí.

Blog do Inaldo Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...