terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Sisu: universidades em Pernambuco oferecem mais de 13 mil vagas

Candidato pode usar nota do Enem 2017 para tentar vagas em universidades públicas (Foto: Divulgação)

Candidato pode usar nota do Enem 2017 para tentar vagas em universidades públicas (Foto: Divulgação)
Os estudantes que buscam uma vaga no ensino superior público por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em Pernambuco vão contar mais de 13 mil vagas, distribuídas entre cinco instituições, neste ano. As inscrições para o Sisu começam na terça-feira (23) e utilizam as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017.
Em todo o país, 130 universidades públicas aderem ao programa. As inscrições para o Sisu seguem até o dia 26 deste mês. Elas são feitas no site do programa: http://sisu.mec.gov.br/. Não é necessário pagar taxas. Para acessar o edital completo, clique aqui. Confira abaixo as instituições que divulgaram vagas no estado:

UFPE

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) disponibilizou 6.952 vagas. As oportunidades estão distribuídas em 102 cursos nos campi de Recife, Caruaru, no Agreste, e Vitória de Santo Antão, na Mata Sul. O candidato pode se inscrever no processo seletivo em até duas opções de curso.
Apenas os cursos de Música, Dança e Letras/Libras contam com vestibulares próprios. Os de educação a distância também têm processos seletivos diferentes. O edital do processo seletivo UFPE/Sisu pode ser conferido no site da Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos (Proacad) da UFPE.
Campus Recife da UFPE (Foto: Ascom UFPE/Divulgação)Campus Recife da UFPE (Foto: Ascom UFPE/Divulgação)
Campus Recife da UFPE (Foto: Ascom UFPE/Divulgação)
Na inscrição, o candidato precisa selecionar a modalidade de concorrência que deseja. Entre as opções, há a ampla concorrência, as vagas reservadas para os estudantes que tenham cursado o Ensino Médio completo em escola pública, e as vagas direcionadas para as políticas adotadas pela universidade.
A implementação das cotas para pessoas com deficiência, dentro do percentual das cotas dos alunos de escolas públicas, é a novidade deste ano. O edital para o processo seletivo UFPE/Sisu para pessoas com deficiências está disponível no site da Proacad.
O resultado está previsto para ser divulgado no dia 2 de fevereiro. A primeira chamada da matrícula acontece entre os dias 5 e 7 de fevereiro. A inscrição na lista de espera no site do Sisu vai de 2 a 7 de fevereiro. O anúncio dessa lista está previsto para ocorrer no dia 8 de fevereiro.
A primeira convocação da lista de espera da UFPE acontece no dia 16 de fevereiro. As aulas do semestre 2018.1 têm início no dia 26 de fevereiro. Já o 2018.2, em 6 de agosto.

UPE

A Universidade de Pernambuco (UPE), oferece 1.730 oportunidades através do Sisu. As vagas estão distribuídas em 55 cursos de graduação, nos 11 campi da instituição.
Em nota, a universidade explicou que os candidatos precisam tirar notas mínimas no Enem para ter acesso as oportunidades. A UPE cobra que o estudante tenha tirado, ao menos, 350 pontos na Redação e 300 pontos nas questões objetivas.
Campus Recife do IFPE, no Curado, Zona Oeste do Recife (Foto: Augusto César/TV Globo)Campus Recife do IFPE, no Curado, Zona Oeste do Recife (Foto: Augusto César/TV Globo)
Campus Recife do IFPE, no Curado, Zona Oeste do Recife (Foto: Augusto César/TV Globo)

IFPE

Já o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) destinou 384 vagas para o Sisu. Elas são oferecidas em três campi. As oportunidades são para nove cursos. O edital está disponível na página do instituto.
Os cursos com vagas são os de Licenciatura em Química, no campus Barreiros, (40 vagas), Enfermagem (40) e Engenharia Elétrica (40), no campus Pesqueira, Análise e Desenvolvimento de Sistemas (34), Design Gráfico (40), Engenharia Civil (40), Gestão Ambiental (40), Gestão de Turismo (80), Radiologia (34), no campus Recife.
Pode concorrer às vagas o estudante que fez o Enem 2017 e não zerou a prova de redação. A divulgação da lista de aprovados está prevista para o dia 29 de janeiro. As matrículas são realizadas no IFPE de 30 de janeiro a 7 de fevereiro.
O instituto reserva 50% das vagas para quem estudou na rede pública de ensino. Há uma divisão entre os quem têm renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo e os que têm renda superior a essa faixa. Dentro dessas categorias, há subcotas para alunos que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas, além de oportunidades para pessoas com algum tipo deficiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...