quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Cúpula da Igreja ´é a lepra’ do papado, diz Francisco…

20131002022011_cv_Papa-jorgebergoglio_gde

No dia em que teve início a reunião de oito cardeais que vão propor reformas para o funcionamento da igreja, o papa Francisco declarou em entrevista que fará todo o possível para mudar a natureza ‘introspectiva e Vaticanocêntrica’ da Santa Sé.

Em uma entrevista ao jornal italiano ‘La Reppublica’, ele atacou a Cúria romana por negligenciar o mundo mais amplo e o 1,2 bilhão de católicos que vivem nele. Francisco criticou a pompa histórica de alguns de seus predecessores ‘narcisistas’, descrevendo a corte papal como ‘a lepra do papado’.

Falando a Eugenio Scalfari, cofundador do diário italiano e ateu, com quem trocou cartas nas últimas semanas, o papa argentino disse concordar em que será difícil reformar o Vaticano.

Sobre o grupo dos cardeais, apelidado de G-8, ele disse que ‘não são cortesãos, mas pessoas sábias que compartilham de meus sentimentos. Esse é o começo de uma igreja com organização não só vertical mas horizontal’. (LIZZY DAVIES DO ‘GUARDIAN’/ Magno Martins)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...