segunda-feira, 19 de novembro de 2012

A SECA ACABANDO COM O NORDESTE E DILMA PREOCUPADA COM A CRISE DA "ESPANHA "


BRASILEIROS MORRENDO DE SEDE !

Seca_no_nordeste

DILMA PREOCUPADA COM A CRISE DA "ESPANHA"

Publicado em 19/11/2012 às 12h15: atualizado em: 19/11/2012 às 12h47
EFE
EFE/Emilio NaranjoDilma ressaltou que não tem a intenção de dar "receitas" à Espanha
A presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira (19) ao chefe do Governo espanhol, Mariano Rajoy, que não se pode sair da crise apenas com medidas de austeridade, embora tenha ressaltado que não tem a intenção de dar "receitas" à Espanha.
Em entrevista coletiva conjunta em Madri após uma reunião com Rajoy, Dilma esclareceu que falava por experiência própria, após ter aprendido com "os erros" cometidos pelo Brasil, que durante duas décadas apenas combateu a crise com medidas de ajuste fiscal.
A presidente realiza sua primeira visita oficial à Espanha dois dias após ter participado da Cúpula Ibero-Americana, em Cádiz.
"Durante duas décadas, apenas aplicamos medidas de ajuste fiscal, mas só conseguimos sair da crise quando começamos a combinar medidas como o controle da inflação com outras para a distribuição da renda", disse a governante.
Dilma insistiu que, para sair da crise, "a melhor combinação é austeridade e crescimento", e qualificou a atual situação na Europa como "uma especulação contra o euro".
Por sua vez, Rajoy defendeu as medidas de ajuste que seu governo aplicou no ano em que está no poder, apesar de que elas possam "ter causado danos a muita gente", e declarou que para 2014 haverá crescimento na Espanha.
Já a presidente manifestou que as relações entre Brasil e Espanha estão em "um momento muito promissor", e lembrou que no ano passado a relação comercial foi de US$ 8 bilhões.
Dilma contou ter dito a Rajoy que é preciso trabalhar ainda mais para ampliar e diversificar os fluxos comerciais e estimular a participação das pequenas e médias empresas neste processo.
O presidente do Governo espanhol declarou que as empresas espanholas estão muito interessadas em investir no Brasil, por exemplo, em projetos como construção de sistemas de trens de alta velocidade, engenharia naval e em outras áreas nas quais seu país tem grande experiência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...