segunda-feira, 7 de março de 2011

Hoje é dia dos papangus

http://www2.uol.com.br/JC/_PORTAL/carnaval2011/bezerros_2A_280.jpg
As fantasias de Papangus não permitem que nenhuma parte do corpo do folião fique à mostra
Domingo é dia de Papangus em Bezerros. Apesar de contar com cerca de 50 atracões carnavalescas, na cidade do Agreste, distante 107 km do Recife, os  mascarados reinam absolutos. Com concentração na Praça São Sebastião, que fica às margens da BR-232 a partir das 9h, o bloco está previsto para sair ao meio-dia.

Tradição que vem do início do século 20, sua origem ainda é controversa. Uns dizem que os primeiros papangus eram escravos que se fantasiavam para entrar na Casa Grande durante as festas de Carnaval, enquanto outros afirmam que tudo surgiu apenas como uma brincadeira de amigos, que queria beber, comer e brincar de forma anônima. 

De toda forma, a Secretaria de Turismo da cidade de cerca de 60 mil habitantes espera receber cerca de 500 mil foliões para acompanhar a brincadeira, cujo percurso tem cinco quilômetros e sai, ao som de muito frevo, da Praça São Sebastião, passa pela Praça Centenária e Prefeitura e termina no Quartel General do Frevo. 

SAMBA - Este ano, o tema da folia em Bezerros será "Do frevo ao samba, os papangus fazem o melhor Carnaval". Além disso, os Papangus participarão do desfile da escola de samba carioca Unidos da Tijuca, que desfila da Sapucaí na madrugada deste domingo. 

Serão cerca de cem pessoas fazendo o papel dos mascarados, com fantasias produzidas pelos artistas bezerrenses Roberval Lima, Murilo Albuquerque e Claudenize Santos. Com o enredo "O mundo em Carnaval – Um olhar sobre a cultura dos povos", a escola mostrará como a festa de Momo é comemorada em diversos países. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...