sábado, 17 de abril de 2010

Deu no Blog do Magno Martins


 O candidato é Humberto

A não ser que ocorra algo extremamente relevante, capaz de alterar as regras do jogo, o candidato do PT ao Senado já está escolhido. É o ex-secretário de Cidades, Humberto Costa. Com o controle hegemônico do partido no Estado e alinhado com a direção nacional em Brasília, o ex-ministro da Saúde já está, inclusive, montando toda a estrutura de sua campanha. Independente da chapa que a oposição apresente, com Jarbas ou sem Jarbas, o PT vai de Humberto.

Embora tenha mais densidade eleitoral na Região Metropolitana, João Paulo está fora da disputa. Se não tem a confiança e o apoio do partido, as legendas aliadas do agrupamento do governador Eduardo Campos receberiam com desconfiança a sugestão de um candidato que sai fragilizado do seu próprio ninho eleitoral.

Por trás do fechamento do PT em torno do nome de Humberto está implícito um desejo de vingança. Nas eleições para prefeito do Recife, João Paulo tirou o nome de João da Costa do bolso do colete e enfrentou as correntes adversas, principalmente a de Humberto, que desejava, se não indicar o nome dele próprio, mas manifestar, numa última hipótese, sinais de que o nome de Maurício Rands também satisfaria o grupo.

Há muito, João Paulo sabe que não tem chances de disputar o Senado, mas alimenta o noticiário, porque sabe que ganha visibilidade para seu projeto de disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados. O resto, pode apostar, é blábláblá!

ESTÁ FORA – Peça chave do controle da sua sucessão, o governador Eduardo Campos já sinalizou ao PT que não vai interferir na escolha do nome que disputará o Senado e que aceitará quem o partido indicar. Se houver impasse, o que a esta altura está fora de cogitação, Eduardo recorreria ao presidente Lula para descascar o abacaxi. Ele próprio, segundo confessou, não interfere.

Escândalo em Triunfo - O hospital Felinto Wanderley, de Triunfo, permite que médicos com CRM falsificados cumpram a escala de plantão, segundo denúncia do ex-secretário Gildenilson Magalhães, que rompeu com o prefeito Luciano Bonfim. Ele, inclusive, dá nomes aos bois: Tatiana Barbosa Leão e Searly Medeiros Xavier seriam os médicos falsos. “Estamos diante de mais um escândalo”, diz.


São Bento do Una isolada - Embora seja um dos maiores pólos avícolas do País, com uma produção média de 1,5 milhões de frangos de corte por mês e 20 milhões de ovos claros/mês, São Bento do Una está praticamente isolada do resto do Estado. A principal via de acesso ao município, que começa na bifurcação com Belo Jardim, está intransitável devido ao estado de deteriorização do seu asfalto, que virou pó.

Sem cobrança - O engraçado no processo de discussão dos candidatos majoritários na oposição é que ninguém exige um posicionamento público do senador Marco Maciel. Enquanto muita gente fica pressionando Sérgio Guerra para ser candidato à reeleição, Maciel vai seguindo calado. O que ele tem a dizer, alguém sabe?

Salário baixo - Se depender do grau de satisfação do professorado estadual, o ex-secretário de Educação, Danilo Cabral, não terá boa votação para deputado federal na categoria. “O professor mendiga um piso justo que nunca saiu”, reage Ricardo Meira ao comentar nota nesta coluna de ontem sobre os índices da gestão de Danilo.



Curtas

NA TERRA – A deputada Jacilda Urquisa (PMDB) passou o dia, ontem, em Bom Conselho, sua terra natal, de onde sairá, mais uma vez, majoritária nas eleições deste ano. Ela começou o agendão com um debate na Rádio Papacaça AM, líder no município.

BOA VOTAÇÃO– Candidato à reeleição, o deputado federal Wolney Queiroz (PDT) tem feito um trabalho de formiguinha no Agreste, agregando consequentemente apoios ao seu projeto. Segundo um cacique da aliança, ele terá mais de 100 mil votos.

DIGITAL– O prefeito de São Bento do Una, Aldo Mariano (PMDB), inaugurou, ontem, um centro de inclusão digital como parte das comemorações dos 150 anos de emancipação política do município. Seu objetivo é universalizar o acesso a internet.
Serra nega atrito com Jarbas: "Somos amigos há muito tempo"
 Para o pré-candidato a Presidência da República José Serra (PSDB) não há pressa para definição do palanque da oposição em Pernambuco, segundo informa a repórter Andreia Pinheiro, enviada especial do Diario de Pernambuco a Maceió. Diz a matéria que assim como o tempo do ex-governador de São Paulo para anunciar a candidatura, apesar das pressões, foi respeitado, o do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) também será. 'Serra confirmou a conversa com o peemedebista, potencial candidato ao governo do estado, na próxima semana para tratar sobre eleições e adiantou, sem definir data, que pretende visitar Pernambuco 'logo'.

Durante visita à capital alagoana o tucano deixou nas entrelinhas que não cobrará uma resposta imediata de Jarbas, marcada para o próximo dia 30. Disse que aceitará qualquer posição que venha a ser tomada pelo senador. O ex-governador negou a existência de um descompasso entre os dois aliados em relação ao prazo para a definição da candidatura da oposição em Pernambuco.'Somos amigos há muito tempo', frisou.


2 comentários:

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...