sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Bandidos explodem bancos em 3 cidades na mesma madrugada

Mais uma madrugada explosões, tiros e pânico para moradores de cidades pernambucanas. Bandidos realizaram três investidas contra agências bancárias, nesta sexta-feira (12), no interior do estado. As ações aconteceram em Ribeirão, na Zona da Mata Sul, em Condado, na Zona da Mata Norte e em Inajá, no Sertão do estado. Em Bairro Novo, Olinda, no Grande Recife, ainda houve uma tentativa de arrombamento a uma agência do banco Itaú, mas sem sucesso [Veja vídeo acima].
Banco do Brasil de Condado ficou completamente destruído (Foto: Bruno Grubertt/TV Globo)Banco do Brasil de Condado ficou completamente
destruído (Foto: Bruno Grubertt/TV Globo)
Em Condado, um grupo de pelo menos dez criminosos agiu com extrema violência. Eles chegaram ao banco por volta das 3h30. Usaram muitos explosivos e danificaram completamente a agência do Banco do Brasil, a única da cidade. Testemunhas relataram que os criminosos também dispararam vários tiros.
“Foram pelo menos 20 minutos de muito barulho”, afirmou uma vizinha. Na fuga, saíram efetuando disparos no meio da cidade. Quem mora perto do banco, teve prejuízo material. Com o impacto dos explosivos, paredes e muros de residências foram comprometidos e alguns chegaram a cair.
A investida contra o Banco do Brasil de Condado foi a quarta ocorrência nos últimos anos. Das outras vezes, informaram os moradores, os bandidos arrombavam caixas eletrônicos. Desta vez, no  entanto, eles acreditam que os bandidos queriam levar o dinheiro do cofre. "Agora a gente vai ter que procurar o banco de Goiana ou de Aliança", pontuou uma moradora do município.
A reportagem entrou em contato com o Banco do Brasil, que informou estar cooperando com as investigações, mas evitou dar detalhes para não comprometer o trabalho da polícia. Os suspeitos ainda não foram presos, mas dois carros abandonados foram encontrados no município de Itaquitinga, na Mata Norte, e há suspeita de que os veículos tenham sido utilizados pelos assaltantes.
Santander de Ribeirão também ficou destruído após ação dos bandidos (Foto: Danilo César/TV Globo)Santander de Ribeirão também ficou destruído após ação dos bandidos (Foto: Danilo César/TV Globo)
Em Ribeirão, os criminosos explodiram caixas eletrônicos do Santander. Também tentaram arrombar uma agência do Bradesco, sem sucesso. Como em ações semelhantes registradas no estado, nos últimos meses, jogaram grampos de metal nas ruas e estradas para tentar impedir ou retardar a chegada da polícia.
No Santander, houve destruição do prédio. Em junho, a mesma agência tinha sido alvo dos ladrões. No Bradesco, apenas a porta foi forçada. Na fuga, os ladrões queimaram um veículo, que foi deixado numa estrada de barro, às margens da BR-101. As residências próximas à agência ficaram sem energia, mas o fornecimento elétrico foi retomado por volta das 11h. Por meio de nota, as assessorias dos dois bancos afirmaram estar colaborando com as investigações policiais.
Em Inajá, o grupo de criminosos explodiu a agência bancária do Banco do Brasil na madrugada desta sexta-feira (12).  De acordo com a Polícia Militar, cerca de dez homens armados participaram da ação. Eles entraram pela parte de trás do banco e utilizaram explosivos, segundo a PM. Também conforme informou a polícia, os criminosos arrombaram o caixa-forte da agência e um caixa eletrônico com um maçarico. Segundo a PM, o grupo levou uma quantia em dinheiro - ainda não informada - do banco. Os criminosos fugiram e ainda não foram localizados.
Já em Olinda, o alvo foi a agência do banco Itaú, que fica na Avenida Getúlio Vargas, em Bairro Novo. De acordo com a polícia, quando os criminosos tentaram ter acesso ao local, o sistema de segurança da agência foi acionado e liberou uma fumaça, que impediu os bandidos de explodirem os caixas eletrônicos.Eles fugiram sem levar nada.
Veículo foi queimado pelos bandidos (Foto: PMPE/Reprodução WhatsApp)Após fuga em Ribeirão, veículo foi queimado pelos
bandidos (Foto: PMPE/Reprodução WhatsApp)
Responsabilidade
Diante da onda de de assaltos a instituiuções financeiras do estado, o  secretário de Defesa Social, Alessando Carvalho, apresentou, nesta semana, uma receita para combater o crime: é preciso dividir a responsabilidade com os envolvidos no assunto. Para ele, os bancos também devem investir em novos equipamentos e em segurança para inibir a ação de bandidos.
O secretário acredita que as instituições financeiras deveriam reforçar as estratégias de prevenção. Carvalho cita, como exemplo, sistemas capazes de incinerar as cédulas em caso de danos ao cofre e aos terminais de autoatendimento. Também ressalta que existe uma máquina de fumaça que dificulta a entrada de assaltantes em agências depois de arrombamento das portas e quando são atingidos os sensores de segurança.
Alessandro ressalta que essa possibilidade de aumento de investimentos em segurança física é remota. Para ele, os bancos estão mais preocupados com a segurança virtual, ambiente da maioria das transações bancárias da atualidade.
"Eles informam ter investido bilhões de dólares, nos últimos anos, em segurança. Mas isso em sistemas de criptografia e de bloqueio de bandidos que atuam nos computadores. Os bancos fazem uma conta de quanto perdem com esses assaltos e quanto deveriam investir em segurança física e terminam evitando esses custos", observou. O secretário acrescenta que as normas que regem o sistema de segurança bancária são antigas. "A lei é de 1983", lembra.
Criminosos arrombaram caixa-forte e um caixa eletrônico no banco de Inajá na madrugada desta sexta-feira (12) (Foto: Divulgação/Puan Guerra)Criminosos arrombaram caixa-forte e um caixa eletrônico em Inajá (Foto: Divulgação/Puan Guerra)
Em Pernambuco, houve uma tentativa de aperfeiçoar oa vigilância nas instituições financeiras, em 2015. Uma norma foi criada para permitir o acesso do poder público às imagens de circuito de câmeras de vigilância da rede bancária e das casas lotéricas. Isso ocorreria em caso de invasão das agências.
A Secretaria de Defesa Social (SDS) poderia acionar um dispositivo e passaria a ter dados em tempo real, no intervalo entre o registro e afinalização da ocorrência. No entanto, a Lei 15.687/15 deixou de ser aplicada por força de uma liminar da Justiça, que deu ganho da causa a entidades representativas dos bancos.
Parceria
Carvalho também ressaltou a necessidade de aprofundar ainda mais as parcerias com as polícias Federal e de outros estados. Lembrou que uma força-tarefa já está atuando com êxito em Pernambuco.[Veja vídeo abaixo]
Nos últimos dias, três quadrilhas foram presas. Uma delas, por exemplo, acabou detida na noite de terça-feira (9), em Bom Jardim, no Agreste, quando se preparava para explodir caixas eletrônicos de um banco em Surubim, na mesma região.
O titular da SDS afirma que pelo menos três quadrilhas estão atuando em Pernambuco. Alguns casos aconteceram perto de Alagoas. A onda mais grave de crimes, no entanto, ocorreu nas cidades que têm limite com a Paraíba. Entre os dias 5 de julho e 5 de agosto, foram oito ocorrências na mesma região.  "Estamos investindo no trabalho de inteligências, que é fundamental em operações como essas", declarou.
Explicações
Diante da crise dos assaltos e explosões, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que as instituições têm cooperado com a polícia e Justiça. Também disse que houve investimentos na contratação de vigilantes e na compra de materiais de segurança.
Outro recurso citado pela federação é a diminuição da quantidade de cédulas e moedas nas agências. Por isso, os bancos têm incentivado o uso da tecnologia, de aplicfativos e da internet para a realização de transações, pagamentos e transferências.
Levantamento feito com 17 instituições financeiras, entre elas os principais bancos de varejo do País, mostra que, em 2015, foram registrados 393 assaltos e tentativas de assaltos no Brasil. Esse número indica estabilidade em relação a 2014, quando foram registrados 385 ocorrências (+2%). É bem inferior ao registrado em 2000, quando houve 1.903 assaltos e tentativas de assaltos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...