domingo, 9 de agosto de 2015

Um pouco de História : Severino Pereira da Silva

Seu Pereira em seu escritório no Rio de Janeiro


Continuando a Séria Um Pouco de História com Severino Pereira da Silva ......


No fim da década de 1950 começam uma nova empreitada – o jardim Santa Rosália – um grandioso investimento em casas para a classe média-alta com padrões urbanísticos muito diferenciados na época. Em 1970 este projeto se amplia. Com a demolição da antiga vila, pereira da Silva fazendo da área um grande loteamento. Após anos e anos de crescimentos e benfeitorias no bairro, a empresa tenta realizar um arrojado plano: começam a comprar inúmeras companhias têxteis do estado a fim de se tornarem o maior grupo têxtil do país. A primeira das indústrias compradas pela CNE foi a Fábrica Nossa Senhora da Ponte, que estava sob posse da família Scarpa.

E, infelizmente neste período que o Senhor Severino Pereira da Silva veio a falecer, aos 92 anos. Não pode ver o triste fim de seu império, causado em grande parte pela abertura comercial do governo Collor, onde o valor dos produtos vindos dos países asiáticos se tornaram muito abaixo dos nacionais, causando uma queda brusca de vendas justamente num período de grandes investimentos da empresa na compra de outras.

Acredito que após este breve relato da vida deste nobre cidadão, seja de bom tom esclarecer alguns conceitos a respeito da preservação de bens culturais hoje, pois é a partir do entendimento da grandiosidade desse legado perpetuado por este homem e dos por quês de se preservá-lo é que poderemos realmente prestar-lhe uma real homenagem.

Preserva-se, hoje, por razões de cunho cultural – pelos aspectos formais, documentais, simbólicos e memoriais –, científico – pelo fato de os bens culturais serem portadores de conhecimento em vários campos do saber –, e ético – por não se ter o direito de apagar os traços de gerações passadas e privar as gerações presentes e futuras da possibilidade de conhecimento de que esses bens são portadores.

Por: Marco Antônio Leite Massari - Arquiteto e Urbanista de Sorocaba - SP


Na Próxima semana , mostraremos as benfeitorias de Seu Pereira em nossa cidade que mudaram e estruturaram nossa cidade para sempre .   Até lá .

Fotos do Livro a passagem do cometa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...