quinta-feira, 13 de agosto de 2015

UM ANO DA TRAGÉDIA QUE MATOU EDUARDO CAMPOS


Fazer planos para o futuro é habitual para a família Campos. Eduardo sonhava chegar à presidência da República. Pai presente, demonstrava a alegria com a chegada do quinto filho, Miguel, batizado em homenagem ao seu avô, Miguel Arraes. Era a certeza de mais festas de escola, como as dos outros quatro filhos que costumava frequentar. "Infelizmente, nossas vidas saíram do roteiro. Digo sempre que essa tragédia não estava no script, mas não nos resta outra coisa se não celebrar a vida, lembrar sua história”, afirmou a viúva, Renata Campos, durante seu único pronunciamento público, ocorrido durante um evento do PSB no Recife na última segunda (10).
Essa tragédia não estava no script, mas não nos resta outra coisa se não celebrar a vida"
Renata Campos
O acidente que matou o ex-governador de Pernambuco e então candidato à presidência Eduardo Campos pelo PSB, além de outras seis pessoas, completa um ano nesta quinta-feira (13). Em seu estado natal, o político continua a ser chamado de ‘Eduardo’. Para família, é o 'Dudu'. "Dudu foi um grande pai, companheiro, filho, irmão, amigo, um grande homem público. Sua sensibilidade, coragem e determinação, seu otimismo e generosidade, marcaram sua vida e fizeram a diferença na vida de muita gente", disse Renata.
A família Campos é reservada. Entrevistas são raras, mesmo comparecendo a vários eventos ao longo desta semana, que marca tanto o aniversário de Eduardo, comemorado na última segunda (10), quanto um ano da morte. Discreta, a viúva estava sempre acompanhada dos filhos, Maria Eduarda, João, Pedro, José e, por vezes, até mesmo o caçula, Miguel, de pouco mais de um ano.
Ato suprapartidário em homenagem aos 50 anos de nascimento do ex-governador Eduardo Campos (Foto: Wagner Ramos/Sei)Em ato suprapartidário em homenagem aos 50 anos de nascimento do ex-governador Eduardo Campos, o caçula Miguel chamou a atenção ao brincar, do colo da irmã Maria Eduarda, com o busto do pai (Foto: Wagner Ramos/Sei)
Mesmo com o peso da saudade, todos buscam sorrir e agradecer às pessoas nas cerimônias. Quando Renata não é a porta-voz, cabe a João falar pela mãe e irmãos. "Ele era o melhor pai do mundo, era um pai muito atencioso, carinhoso, presente, um amigo leal, um companheiro de todas as horas, um homem de palavra, era uma pessoa espetacular. Tanto é que você pode ver a quantidade de amigos que ele deixou, a quantidade de admiradores. [...] Mesmo com a agenda cheia de coisa, cheia de compromisso, ele nunca deixou de participar de uma festa nossa da escola, de um aniversário, nunca deixou de viver a família na essência", recordou o filho.
Sua alegria era uma coisa contagiante, ele sabia tirar partido da vida"
Ana Arraes, ministra do TCU e mãe de Campos
A relação próxima com a família sempre foi uma das características de Eduardo, que era visto frequentemente acompanhado pela mulher ou pelos filhos em agendas públicas. Sempre com um sorriso no rosto, era acostumado a abraçar as pessoas e conversar com todos. "Desde menino, ele era comunicativo, falava com todo mundo, interagia com todo mundo. Sua alegria era uma coisa contagiante, ele sabia tirar partido da vida, sabia levar uma vida difícil, dura, mas com muita leveza", relembrou a mãe, a ministra do Tribunal de Contas da União (TCU), Ana Arraes.
Quem os vê sorrindo, pode achar que a saudade foi superada. A ausência ainda é forte, mas foi uma opção da família comemorar a vida, mais do que relembrar a morte. "Foram muitas as demonstrações que tivemos de que não estávamos e não estamos sós. Demonstrações dos amigos, dos pernambucanos, dos brasileiros e também estrangeiros. Se não fosse assim, teria sido insuportável viver esse ano", explicou a viúva.
Renata Campos acompanhou missa ao lado dos filhos (Foto: Katherine Coutinho/G1)Renata Campos acompanhou missa em homenagem aos 50 anos de Eduardo ao lado dos filhos  (Foto: Katherine Coutinho/G1)
Ninguém esperava uma morte, ainda mais em um acidente aéreo. Lembrar do filho ainda leva Ana Arraes às lágrimas. "Não é normal uma mãe enterrar um filho. É um fato muito difícil de se falar; a saudade, a falta. Um filho bom. Eu agradeço a Deus por ter tido um filho bom, um bom cidadão, um bom amigo, um bom gestor e um homem que fazia política com amor, dedicação", disse a ministra.
Turbulências nacionais
João Campos lembrou que foi "um ano muito difícil, completamente diferente, um ano que nós não esperávamos". As turbulências na política e economia levam muitos a questionar qual seria a posição de Eduardo diante do atual quadro nacional. Aliado durante muitos anos do governo do Partido dos Trabalhadores (PT), primeiro com Lula, de quem foi ministro da Ciência e Tecnologia, e também da presidente Dilma Rousseff, rompeu com o governo quando anunciou a própria candidatura.
Para João, o papel do pai seria o de mediador. Mesmo que não fosse eleito para a Presidência, decerto iria tentar intermediar a crise. "Acho que ele tinha capacidade de diálogo, de juntar os bons e principalmente de lutar pelo bem do país, de não fazer uma disputa pelo poder, de não fazer uma disputa por espaço, mas sim de discutir a agenda que o Brasil merece, que o Brasil precisa. Então, acho que ele estaria disposto a juntar quem tem o interesse de fazer o bem do país, formar um grande time para escrever uma nova página", apontou.
No colo de João, José fotografa os detalhes da missa de 50 anos do pai em São Lourenço da Mata, na segunda (10), acompanhado também por Pedro e Maria Eduarda, além da mãe, Renata Campos, com Miguel no colo (Foto: Katherine Coutinho / G1)No colo de João, José fotografa os detalhes da missa de 50 anos do pai na cidade de São Lourenço, na segunda (10), acompanhado também por Pedro e Maria Eduarda, além da mãe, Renata Campos, com Miguel no colo (Foto: Katherine Coutinho / G1)
A família teve uma agenda intensa essa semana, com homenagens no Recife, em São Lourenço da Mata e até mesmo em Brasília. Na segunda (10), uma coletânea com os discursos do ex-governador de 2007 a 2014 foi lançada num ato suprapartidário no Recife, com a presença do senador e presidente nacional do PSDBAécio Neves, o ministro da Defesa Jaques Wagner(PT), a ex-senadora Marina Silva, entre outros políticos. O dia foi também da comemoração dos 50 anos de Eduardo Campos.
Celebrações
Durante a semana, outros mortos no acidente aéreo também estão sendo lembrados em missas e celebrações. Na terça, a família do fotógrafo Alexandre Severo, que estava no mesmo avião do ex-governador, participou de uma missa no Recife.
Nesta quinta (13), os amigos e familiares de Carlos Percol se reúnem em celebração na Igreja de São José de Manguinhos, na Zona Norte da capital pernambucana. Os parentes de Marcelo Lyra também se encontram em uma cerimônia privada. Já a família Campos faz uma celebração à noite na Igreja de Casa Forte, também na Zona Norte.
Acidente
acidente que matou Eduardo Camposaconteceu em Santos (SP), na manhã do dia 13 de agosto de 2014. O jato particular que o levava até a cidade caiu sobre um bairro residencial. Chovia no momento da queda. AAeronáutica ainda apura as causas da queda do avião. Em paralelo, a Polícia Civil investiga o caso para buscar possíveis responsáveis.
Segundo o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), a investigação do acidente com o jato Cessna 560-XL que matou sete pessoas, entre elas o candidato à presidência da República, Eduardo Campos, está em fase final de análise de dados.
Além do ex-governador e dos assessores, o piloto Marcos Martins e o copiloto Geraldo da Cunha morreram na queda da aeronave. A família de ambos defende que houve uma falha na aeronave. Com a ajuda de consultores, eles alegam que as aeronaves da família Cessna 560 Citation EXCEL (XL, XLS, XLS +) apresentam uma falha de previsão no projeto - mais precisamente nos estabilizadores horizontais, responsáveis por apontar o sentido que o nariz da aeronave deve estar durante o vôo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...