segunda-feira, 6 de julho de 2015

Um Pouco de História : Severino Pereira da Silva




Em Recife o primeiro emprego de Pereira foi em uma carvoaria, com o ordenado de cinco mil réis, na Capital pernambucana o jovem norte taquaritinguense procurou dar seqüência em seus estudos  matriculou-se no curso  que visava dar noções gerais de comercio. Pouco tempo depois, devido a sua simpatia e fácil comunicação, foi empregado pela loja de tecidos Oton Bezerra de Melo, que viria a se tornar indústria, tempos depois. Neste período enfrentava a dura rotina de trabalhar como caixeiro durante o dia e estudar a noite. Uma curiosidade sobre este período foi o fato de Pereira da Silva morar numa república junto com Assis Chateubriant, sendo ele seu colega de escola e de pensão.

Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Mello, mais conhecido como Assis Chateaubriand ou Chatô, (Umbuzeiro4 de outubro de 1892 — São Paulo4 de abril de 1968) foi um dos homens públicos mais influentes do Brasil nas décadas de 1940 1960, destacando-se como jornalistaempresáriomecenas e político. ( Wikipédia ).


 Graças a seu empenho nos trabalhos diários, Severino adquiriu um enorme conhecimento no ramo têxtil, recebendo assim, pouco tempo depois, um convite para se tornar funcionário da Companhia Alves de Brito, grande distribuidora de tecidos no nordeste, na patente de caixeiro viajante. É neste período que ele viaja por todo o nordeste distribuindo e vendendo os tecidos da empresa. Mesmo sob condições difíceis – longas viagens feitas sobre o lombo dos animais por todos os estados nordestinos – destacou-se na função e foi promovido a gerente e chefe do setor de compras, passando a ter sob seu comando muitos vendedores viajantes. Nesta época conhece sua futura esposa, Francisca Assunção de Moura, e mais uma vez é promovido – ganha a incumbência de se transferir para o Rio de Janeiro fundar a filial da Alves de Brito e Cia. Na capital federal.


Recife na Década em 1930

 Na capital, Pereira da Silva se vê envolto nas matrizes dos bancos e grandes indústrias têxteis de nosso país, prevendo enormes chances de prosperar. A partir daí, casa-se com dona Francisquinha e têm cinco filhos, sendo um homem – Carlos Alberto Moura Pereira da Silva – e quatro mulheres. Por ter um gosto pela leitura, que cultivava com seu filho mais velho, Severino acabou adquirindo grande conhecimento a respeito do mercado internacional têxtil e vê nisso uma grande possibilidade de lucros para a empresa. Assim, implanta na companhia um setor de importações ganhando mais uma vez destaque perante a empresa.
 Após 15 anos a frente da Alves de Brito e Cia. Do Rio de Janeiro, recebe uma proposta que iria mudar a sua vida. Em 1932,  devido a entrada de Vargas no poder, muitas fábricas se endividaram e acabaram passando para as mãos de inúmeros bancos. Estes, por sua vez, fazem uma oferta a Pereira da Silva – adquirir a Fábrica de tecidos Sapopemba, no distrito de Deodoro no Rio de Janeiro.


Na próxima terça tem mais ......

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...