sábado, 20 de junho de 2015

O município de Taquaritinga do Norte,realizou a 1ª Conferencia Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência..


Realizou-se nesta sexta-feira (19), na Câmara Municipal de Vereadores a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Taquaritinga do Norte, com o tema "Os desafios na implementação  da Política da Pessoa com deficiência: a transversalidade como radicalidade dos Direitos Humanos".

A Conferência foi prestigiada por autoridades, professores e o povo em geral.
A mesa foi composta Pelo Prefeito Evilásio Araújo, a Presidente do CONDEF, Maria da Conceição Lucena, o vice prefeito Ivanildo Mestre,  o Presidente da Câmara, Geovane, a Vereadora Rogéria Coelho, os Secretários Municipais, Janailson Sousa,  Ronaldo Veiga, Ilka Palama,Magda Lucélia, José Pereira Coelho, Deyze Cabral, e Damião Raimundo  representante das pessoas com deficiência.



O Prefeito Evilásio Araújo, destacou o que já vem sendo feito no município pelos  portadores de necessidades especiais e  que está atento e pronto a fazer tudo que tiver ao seu alcance em benefício dessa causa.



Coube a Sra. Maria da Conceição Lucena presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência - CONDEF, fazer a abertura da Conferência, dando as boas vindas a todos.

 Ato continuo, convidou uma representante do Ginásio Experimental para fazer a tradução em libras para se fazer entender pelos deficientes auditivos, e para os deficientes visuais fez uma discrição de todo ambiente relatando pormenorizadamente, instalações físicas e tudo mais que contribuía para o aconchego do ambiente. 

Explicou os objetivos e a importância do evento, por dar visibilidade a causa da pessoa com deficiência perante a sociedade civil organizada e as autoridades constituídas do município, cenário ideal para se levar a mensagem, abrir o diálogo, ampliar o debate e envolver e sensibilizar as  pessoas para que possam se engajar, somar esforços em prol dessa causa, ajudando, se transformando em mais um elemento de favorecimento da melhoria na nobre causa que é a inclusão social das pessoas portadoras de deficiência.


Representante do Ginásio Experimental, "Tradutora de Libras" 


A Jovem Deyze Cabral, Secretária de Gabinete e madrinha do Conselho teve brilhante participação



O Secretário de Ação Social Desenvolvimento e trabalho Janailson Souza, fez a leitura do regimento interno da Conferência e destacou a importância do momento que oportunizou o diálogo, a reflexão, a a análise do que já está sendo feito, das dificuldades, do que precisa ser melhorado, bem como do que  ainda não tem e precisa ser implantado, pois a conferência tem o papel de estar revendo e favorecendo a implantação das novas políticas para melhor atender as pessoas portadores de necessidades especiais.

Ângela de Fátima fez uma brilhante apresentação lendo um poema de sua autoria

O Sr. Damião Oliveira, falou em nome das pessoas portadoras de deficiência


          O poeta  Roberto Celestino abrilhantou o evento com o seu cordel refinado



A Secretária de Educação Ilka Paloma pontuou sobre a atuação da educação municipal junto aos alunos portadores de necessidades especiais, destacando a dedicação, carinho e envolvimento dos professores com os alunos.


A Vereadora Rogéria, emocionou a todos quando relatou os momentos de aflição vividos na ocasião do acidente do seu filho Mauro, o qual sobreviveu milagrosamente, porem com sequelas.



O Secretário de Saúde Ronaldo Veiga, como sempre, atuando nas causasrelevantes em em prol da sociedade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...