domingo, 1 de setembro de 2013

ENTREVISTA : FÁBIO DE JAIRO FALA AO NOSSO BLOG



Fábio de Jairo concedeu entrevista ao nosso blog e respondeu a todas as perguntas feitas sobre a politica de Taquaritinga do Norte, confira :


1 - Fábio você como Militante político de grande participação em todas as campanhas do Grupo Calabar , o que você acha da situação atual do grupo e dos nomes que estão aí para a sucessão do Prefeito Evilásio?


Desde 92 que participo ativamente de todas as campanhas do Calabar, primeiro como candidato a vereador, quando começamos tudo, e depois, sempre na coordenação. Uma coisa sempre chamou atenção no grupo CALABAR é que todo mundo tem direito de opinar e se manifestar. Nomes nunca vão faltar, mas ainda acho cedo para essa definição. Temos uma campanha pra deputado que falta menos de um ano prá começar e só depois dela, as coisas tendem a se definir. Não existe essa história de que o candidato vai ser fulano ou beltrano, pois todos sabem que aquele que dispuser de um maior apoio do povo será o escolhido, seja ele da Sede, de Pão de açúcar, de Gravatá ou de qualquer outra parte do Município. De uma coisa, tenho certeza: não haverá divisão. Já nos acostumamos a ganhar e agora não vamos perder por burrice. Vamos pro penta.



 2 - Fábio sua esposa Mágda é Secretária de Turismo desde o mês de Janeiro, como você vem vendo a atuação dela a frente do Turismo ?

   Turismo, hoje, é umas principais fontes de renda do mundo. Desde o começo do ano que a acompanho nas reuniões da ASTUR e palestras com gente que entende do assunto. Já tive a oportunidade de viajar e ver o que realmente é turismo. Turismo não é só festa com grandes atrações, pois se fosse assim, já teria sido suficiente a vinda de Garota Safada duas vezes num intervalo de 60 dias. A luta dos que fazem a Secretaria de Turismo é por um turismo sustentável e, para isso, nossa cidade precisa ter pontos que atraiam o turista. O prefeito assumiu o compromisso de urbanizarmos a praça, com uma praça de alimentação que permita tirar esses quiosques, que não fomos nós que permitimos, vale salientar. Precisamos também de uma vez por todas pavimentar o acesso à Rampa do Pepê para que Sr. Sebastião permita que se façam eventos nela, afinal o terreno é dele e eu também estaria do mesmo jeito, depois de ser enganado por tanto tempo com promessas que não se cumpriram. Essa semana, Magda, o Prefeito e Sr. Sebastião se reunirão para definir de que forma será feita. Sr. Sebastião é daquelas pessoas únicas que querem o bem de nossa cidade, mas não mais ser enganado. Queremos o turista aqui desde a sexta, para no sábado ele poder ir de Toyota visitar as nossas trilhas, apreciar nossas belezas, ter um lugar agradável no centro para curtir uma boa música no sábado a noite, enfim, poder desfrutar de tudo o que nossa Cidade pode oferecer. E antes que alguém pense alguma coisa que não deve, quero lembrar que a Secretária é Magda, eu sou apenas um colaborador que ajuda quando é preciso.

·         3 - Alguns membros da oposição mesmo tendo consciência do preparo e da capacidade de Magda, andaram falando por aí que vc só apoiou Evilásio por que ele iria colocar Magda como Secretária, o que você tem a dizer sobre isso ?

 Bom, eu já fui oposição, e prá mim nada prestava também. Ao reconhecerem a capacidade dela, estão dando um testemunho que ela não precisa de mim para executar a função que tão bem vem executando. Todos sabem que quando Magda saiu, Evilásio deixou as portas abertas prá ela voltar quando quisesse. Disseram que fui incoerente ao apoiar Evilásio após dar uma entrevista na Filadélfia. Incoerente foi a junção do PT com o DEM, algo impensável para muitos. Ao resolver participar da campanha, atendi um pedido de Evilásio, de Lero e do meu vereador Geovane para dar minha humilde colaboração. Sou calabar, minha família é calabar, meu pai é um dos fundadores desse grupo e eu não preciso que me ofereçam nada em troca, até porque, graças a DEUS, não preciso. Um dia prometo contar tudo o que me ofereceram prá mudar de lado. Pensaram errado.


·          4 -Desde 1988 você participa ativamente da política da nossa terra, nesses 25 anos qual o momento político que mais te deu alegria e qual foi o momento mais triste?

- Certamente o momento de maior tristeza foi a derrota em 96. Em 92, tínhamos consciência que estávamos plantando uma semente e não tínhamos chance de vencer. Jânio tinha feito uma boa administração e elegeria quem quisesse. Mas em 96, a vitória teve muito perto. A maior alegria, certamente, foi em 2000, afinal foi a primeira vitória. Uma emoção muito grande. Muita gente duvidou que pudesse acontecer. Parecia um sonho. Lembro que eu me abracei com meu pai na Agamenon e passamos uma dez minutos pulando sem conseguir parar



5 - Hoje vivemos em um período diferente, onde a oposição pode livremente expressar suas opiniões em programas de Rádio, blogs e nas demais redes sociais, você acha que se o Grupo Calabar tivesse tido esse espaço e essa abertura na época em que era oposição hoje a coisa seria diferente ?

- Não penso assim. É verdade que hoje as notícias são difundidas mais rapidamente, mas acho que tudo vem ao seu tempo. O grupo precisava amadurecer e foi conseguindo isso aos poucos. Eu achava que só conseguiríamos vencer uma eleição em 2004 ou 2008, mas aconteceu antes por uma junção de fatores que fazem da política ser o que é: uma caixinha de surpresas. Do mesmo que se bate, se apanha. Se apanhar, fizesse o camarada perder uma eleição, Evilásio não teria sido reeleito, pois enquanto trabalhava, apanhava todo dia nas rádios, mas taí a prova que o trabalho tem mais força.


6 - Seu nome é um dos que figuram na lista de sucessores de Evilásio, vc é militante do grupo a mais de 25 anos vc é filiado ao PSB, vc acha que chegou a sua hora ?

Apesar de todo dia ser honrado com alguém que me faz essa colocação, deixo aqui bem claro que ainda não é hora de falarmos de 2016. Nosso grupo tem muitos nomes e não quero atrapalhar a atuação de Magda na Secretaria de Turismo, pois já fui acusado de ser quem manda (eu não mando nem em casa), de estar por trás de tudo que ela faz, até colocaram que a profissão dela é "esposa". Como já disse várias vezes, sou um militante do grupo enquanto achar quer vale a pena, enquanto o grupo mantiver a democracia como lema. A função que me couber, estarei a postos. Por enquanto, meu objetivo imediato é ajudar Magda naquilo que for possível, como também a campanha de Diogo em nosso município. O futuro a DEUS pertence.

7 - Hoje na oposição você vê algum nome forte para a disputa de 2016 ? Você acha que a oposição chegará forte?
A oposição já tem candidato. Todos sabem disso. Tenho certeza que nosso grupo unido reúne todas as condições de fazer o sucessor de Evilásio.

8 - Sobre as eleições do ano que vem, quem serão os candidatos que Fábio de Jairo apoiará ?

Não poderia deixar de apoiar Diogo Moraes, depois do apoio que ele vem dando a Magda na Secretaria de Turismo, pois foi graças a ele que Taquaritinga e Pão de Açúcar puderem ter as maiores festas dos seus padroeiros de todos os tempos, o que era por muitos desejado. Não é fácil conseguir fazer uma festa desse tamanho sem apoio do Governo do Estado, uma vez que as atrações principais foram pagas diretamente pela Secretaria de Turismo do Estado, através de emendas parlamentares do deputado Diogo Moraes. É muito caro prá uma prefeitura gastar R$ 120.000,00 reais com uma única atração. Por isso, não posso deixar de reconhecer e ser grato por tudo isso. Quanto aos outros, a chapa escolhida pelo grupo contará com meu apoio, que espero sejam majoritários como em 2010, pois será fundamental para 2016.


9 - Fábio você acredita na candidatura de Eduardo Campos para Presidente, ou você acha que a hora ainda não é essa e é melhor ele sair para Senador ?

É difícil responder a uma pergunta dessa, pois em política não se pode deixar o cavalo passar celado, uma vez que ele pode não vir mais. Todos sabem da dificuldade que a presidente Dilma terá para conseguir se reeleger. A situação econômica do nosso país é fator fundamental na hora de uma eleição presidencial. Eduardo é, talvez, o político mais inteligente de nosso país hoje em dia e saberá se a hora é essa. Só nos cabe aguardar a sua decisão, que torço prá que aconteça, o que seria muito bom prá todos os nordestinos, especialmente.

 10- Vamos terminar deixando o espaço para você para a população de Taquaritinga do Norte, pode falar o espaço é seu :

Bom, quero deixar minha mensagem de esperança prá todos aqueles que acreditam que podemos fazer sempre o melhor. Às vezes temos que dar um passo atrás para podermos dar dois a frente. Vou continuar fazendo o que gosto, da forma que acho correta, até porque política é uma coisa engraçada. Antigos adversários, de uma prá outra, viram aliados e vice-versa. Quero poder continuar ajudando o Grupo de Escoteiros, do qual faço parte da diretoria, juntamente com dr. Douglas, Diego, Marcone e outros, como também o padre Ivemar como membro do Conselho Econômico da Paróquia ao lado de Bibide, Roberta Meira, Sr. Gercino e D. Rosilda Téjo. Aqueles que não gostam de mim, só posso desejar-lhes boa sorte e sucesso. E aos que gostam, estes sabem que podem contar comigo sempre. Quanto ao futuro, repito: A DEUS PERTENCE.

Marcos Augusto 

Dália Net.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...