domingo, 28 de abril de 2013

Taquaritinga: Limpeza do açude Santo Amaro próxima do final . .



A obra de maior repercussão em Taquaritinga do Norte está chegando a sua parte final:
Após 55 anos sem nada ter sido feito, a limpeza do açude de Santo Amaro, importante manancial que cumprindo sua finalidade, já está acumulando água das últimas chuvas caídas na Dália da Serra está chegando ao fim.
Embora tenha dificultado a operacionalização da retirada da lama existente, as chuvas proporcionaram um armazenamento significativo de água, evidenciando a ampliação da capacidade e o nível do serviço que foi executado que, quando concluído, permitirá uma ampliação de mais de 40% na área de acúmulo de água, pois em alguns locais do leito, o nível de retirada do material chegou a mais de 3 metros de profundidade.
Uma das etapas de maior trabalho foi a implosão e a retirada das pedras do lageiro que existia no meio do açude, ação conduzida com muita perícia pela empresa executante da obra, uma vez que se tratava de uso de explosivos e apresentava riscos de acidentes, sendo esta etapa concluída com total sucesso e sem nenhum incidente.
As próximas etapas da limpeza serão a retirada da lama na parte restante, o que representa ainda cerca de 30% da área a ser limpa. A limpeza final da área próxima ao sangradouro e dos aceiros, a retirada da estrada que serve para a remoção do material e a reconstrução de trecho do paredão que foi derrubado para a entrada de veículos.
Segundo Genivaldo Lins (Gena), executor da obra, “se São Pedro ajudar é provável que em 10 dias todo o serviço seja concluído”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...