quinta-feira, 28 de março de 2013

TAQUARITINGA DO NORTE


Políticas Públicas Educacionais


Dando seguimento à formação continuada dos Dirigentes Municipais de Educação e Técnicos Educacionais do Estado de Pernambuco, a UNDIME/PE realizou o XV Fórum Estadual da Entidade, nos dias 20 (8h30min às 18h) 21, (8h30min às 18h) e 22 (8h30min às 13h) de março de 2013, no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, localizado no Recife/PE.
A programação contemplou temas de grande relevância para a gestão da educação pública municipal, tais como: CONAE 2014, Alfabetização na idade certa, Valorização do Profissional no contexto da Educação, Lançamento Estadual da Plataforma do CONVIVA EDUCAÇÃO, A Responsabilidade Fiscal e Projeto de Lei de Responsabilidade Educacional, Utilização dos recursos da Educação: Orientações do Tribunal de Contas, dentre outros.
Além das palestras, oficinas e debates, ocorreu a eleição para Diretoria Executiva e Conselhos da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco – Gestão 2013/2015, entre os sócios efetivos e adimplentes com suas obrigações sociais, em conformidade com os artigos 7° e 8°, inciso I, do Estatuto da UNDIME/PE.
A entidade participa efetivamente de todos os Fóruns e decisões de definições das Políticas Públicas Educacionais Brasileiras assim, no cumprimento de nosso compromisso de articular e coordenar os interesses da Educação Municipal.
Neste contexto a chapa eleita foram as dos dirigentes municipais Horácio da Cidade de Goiana e Elza, tendo como participante também na nova gestão a Professora Ilka Paloma Barbosa Figueirôa – Dirigente Municipal de Educação de Taquaritinga do Norte, atuando como Conselheira Deliberativa da Região Agreste Centro Norte.



                               



ALIMENTAÇÃO ESCOLAR EM PAUTA


Não podemos pensar em educação como uma questão isolada ou apenas pedagógica. Dentre tantas questões que se fazem pertinentes e necessárias para uma educação geradora de resultados é imprescindível a oferta de uma merenda escolar de qualidade e equilibrada para que possamos assim incorporar em nossos alunos hábitos alimentares saudáveis e garantir condições nutricionais adequadas para os discentes de diferentes classes socioeconômicas.
Em observância e colocando em prática todos estes preceitos é que a atual gestão através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura vem promovendo e inserindo a cada dia melhorias na merenda escolar dos nossos 4.000 alunos que alimentam-se diariamente 2 vezes no ensino regular, e na Educação de Tempo Integral e alunos inseridos no Programa MAIS EDUCAÇÃO, alimentam-se 3 vezes ao dia.
No tocante a elaboração do cardápio a SEDUC dispõe de profissional habilitado, que é a Sra. Maria Creuza Bezerra, conta com a colaboração de outros profissionais e com o acompanhamento do Conselho de Alimentação Escolar que tem como atual presidente o Professor José Ronaldo Ferreira Lins.
Nossas crianças ingerem em média por refeição 350 quilocalorias e aproximadamente 9gr de proteínas, tudo dentro de um cardápio bem elaborado e oferecido dentro dos padrões de qualidade e necessidades nutricionais.
Diante de todo esse contexto apresentado, trabalhamos ainda com aplicabilidade da Lei nº 11.326 de 24 de julho de 2006 que trata-se da Lei da Agricultura Familiar, que é o trabalho do cultivo da terra realizado por pequenos proprietários rurais, tendo como mão-de-obra essencialmente o núcleo familiar. Atualmente o Governo Municipal investe mais de 30% dos recursos destinados a merenda escolar na agricultura familiar.
“Contudo acreditamos e comprávamos que uma merenda escolar de qualidade eleva o nível de aprendizado, afirma a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Ilka Paloma”.







SEDUC Taquaritinga do Norte/PE

http://seductaquaritingadonorte.blogspot.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...