sexta-feira, 4 de novembro de 2011

O Despertar dos Guerreiros


                                    
Ao me deparar com o bem produzido artigo “Taquaritinga: o Reino Cultural Adormecido”, episódio “Terra dos Guerreiros”, escrito por Paulo Pereira, jovem promissor de sua geração na Dália da Serra, não resisti ao ímpeto de buscar “esclarecer” algumas situações abordadas no texto supracitado.
Iniciando, acho justíssimo o reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos “Guerreiros” Alexandre Soares, José Waydson, José Roberto, João Paulo e dos irmãos André e Heitor Leal, visionários que estão dando parcelas significativas de contribuição ao nosso município, isso é inegável, entretanto é preciso deixar transparecer a verdade dos fatos, motivo que permitirá que a população possa analisar os dois lados de uma mesma moeda.
Concordo com o “Guerreiro” e meu amigo Alexandre Soares, quando o mesmo afirma: “Tá na hora de rever a política cultural aqui do município, pois esta ainda é falha (...). Isso é fato! Pergunto aos “Guerreiros”: quantas vezes eles participaram de uma plenária do Orçamento Participativo para exporem as suas reivindicações e os seus projetos e incluírem os mesmos no orçamento do município? Antecipo a resposta: Nenhuma mísera vez! Pois eles não tem acesso à elaboração do Orçamento porque não participam, ao contrário dos demais segmentos sociais que tem seus pleitos atendidos pelo Governo Municipal no exercício posterior. Pergunto: de quem é a culpa? “O gestor tem por obrigação fomentar grupos e eventos realmente culturais e deixar essa política de dar sempre uma resposta negativa pra gente da área cultural. Enquanto a gente leva o nome de nossa cidade de forma positiva para o Estado e o Brasil, o que a gente leva do prefeito é só NÃO, porque isso Sr. Prefeito?(...)
Nessa outra citação de Soares aflora o sentimento da omissão: é verdade que a Prefeitura não contribuiu com tudo que ele solicitou, mas também é verdade que do Prefeito de quem ele diz que só leva “não”, dessa vez ele levou a estrutura de toldos e palco da Feira Multicultural, cartazes, panfletos, adesivos, folders e algumas outras situações que também foram atendidas e contribuíram com o sucesso do evento, que desde edições anteriores conta com o apoio da Prefeitura Municipal e desde o ano passado tem o apoio do Governo do Estado, através do FUNCULTURA, fator que mostra o grau de evolução deste evento, proporcional a competência e ao dinamismo do seu idealizador.
Quanto ao companheiro ator e diretor José Waydson, o nosso Zezinho, é importante destacar que diminuímos o peso de sua cruz e o sofrimento de seu calvário em levar adiante o “Espetáculo da Paixão de Cristo”, pois oferecemos todo o suporte necessário na elaboração do projeto, falo como autor do mesmo, que resultou na contemplação deste espetáculo com o apoio de RS 10.000,00 via edital “Pernambuco de Todas as Paixões” da Fundarpe, bem como por parte do Governo Municipal foi dado todo o suporte logístico e operacional para que o evento acontecesse.
Com relação aos esportes radicais, que tem José Roberto como um dos mentores, sempre que procurados, buscamos na medida do possível atender, a exemplo do que já fizemos em edições anteriores da Trilha do Frio, que neste ano integrou a Semana dos Esportes Radicais, juntamente com a Corrida de Aventura e o Mountain Bike, atraindo participantes de todo Nordeste e fomentando um grandioso evento radical. Quanto à “novela” do vôo livre, é louvável o empenho de João Paulo, este “incansável e humilde guerreiro” em não deixar morrer este importante símbolo do nosso município, sendo conveniente salientar que em recente reunião dos voadores com o Prefeito houve o comprometimento em dar o suporte necessário para a realização de eventos de vôo livre em nossa Taquara.
Os irmãos Coragem André e Heitor Leal, em mais uma edição, superaram todas as expectativas, com o Halloween Vibe, evento particular que em sua prévia gratuita na rua uma semana antes, contou com o apoio logístico da Prefeitura Municipal. Segundo Heitor: Como produtor de eventos, vejo uma barreira muito grande quando o assunto é apoio a um evento particular (...). É conveniente citar que isto é fato Heitor, até um dia que seja permitido financiar festas particulares com recursos públicos!
Finalizando não poderia deixar de mencionar o brilhante articulista que motivou esta réplica, o jovem Paulo Pereira, excelente artista plástico que também tem dado a sua contribuição a cultura de Taquaritinga ministrando Cursos de Desenho e Pintura, contratado pela Prefeitura Municipal, no Centro de Cultura Júlio Casé, onde periodicamente também estão sendo realizados cursos gratuitos de violão, informática, capoeira e Jiu-Jitsu.
Não basta apenas fazer, tem que acontecer! É preciso que os “Guerreiros” se atualizem, se qualifiquem (Como Alexandre vem fazendo), se aperfeiçoem e busquem, acima de tudo, a profissionalização. É necessário ousar, como ousou a Sociedade Musical Padre Ibiapina, que hoje é um Ponto de Cultura e terá suas atividades subsidiadas pelo Governo Federal até 2013. Através da Gerência de Convênios da Prefeitura podemos orientar e contribuir com a vitória dos “guerreiros”, para isso se desarmem, o escudo é a união e a espada é a organização, pois coragem para enfrentar as batalhas vocês tem de sobra!
No contexto de “Guerreiros” também nos incluímos não só pela cultura, mas para realizar as mudanças que nossa querida Taquaritinga precisa.
Avante Guerreiros, a batalha está só começando!

Elisberto Costa
GMC / Taq do Norte
“Mais um Guerreiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...