sábado, 23 de abril de 2011

A terra em que a Prefeitura é de uma família só

    Conhecido como um dos partidos mais antigos do Brasil, o PCdoB também é considerado exemplo de gestão nas administrações públicas por onde passa pelo país afora, devido ao comportamento ético e probo com que trata coisa pública, qualidade que os comunistas fazem questão de exaltar.
Atualmente o PCdoB da Paraíba possui 14 vereadores, o vice-prefeito de Sapé e o  Prefeito da cidade de Condado, além de seus militantes estáarem participando de várias gestões municipais pelo estado afora.
Único prefeito comunista da Paraíba, Eugênio Pacelli de Lima, da cidade de  Condado não tem herdado o espítito probo e ético dos quais os comunistas se orgulham de explora-lo.

Cidade administrada pelo PCdoB, mas que apresenta graves problemas a exemplo das demais do  Brasil
A prática de nepotismo, procedimento combatido pelo PCdoB,  é uma constante na gestão comunista de Condado. O prefeito Eugênio logo que assumiu a prefeitura da pequena cidade sertaneja logo tratou de acomodar os seus. O  sobrinho de nome Junior é o Secretário de Administração, a sobrinha  de nome Fabricia é a Secretária da Saúde, um outro sobrinho de nome Glebson é o Secretario de Comunicação  e acumula a pasta da Agricultura, o  irmão  de nome Antonio de Padua é o Secretário de Finanças, outro irmão do prefeito de nome Geraldo é o Secretário dos Transportes, já a irmã de nome Socorro responde pela pasta da Ação Social. Achando pouco  os cargos divididos em família o  prefeito Eugênio Pacelli Lima (PCdoB) ainda nomeou a sua esposa e alguns familiares dela para assumir alguns cargos na administração municipal.
Aos funcionários que não fazem parte da família do Prefeito, a perseguição tem sido uma outra prática adotada pela gestão local, mesmo tendo sido os comunistas os principais combatentes dela (prática) na época de chumbo da Ditadura Militar.
Mas o funcionalismo municipal de Condado não sofre só desse mal, não foram poucas as vezes em que os funcionários tiveram seus salários atrasados. No ano passado os servidores ameaçaram paralisar suas atividades várias vezes.
O massacre ao funcionalismo público da cidade de Condado se estende até os dias atuais. Recentemente opresidente do SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, José Gonçalves, que também é membro do PCdoB, inclusive da Direção Estadual da legenda, denunciou que o  Prefeito Eugênio Pacelli,  não apresentou nenhuma proposta de aumento salarial para os professores municipais. Ainda de acordo com o sindicalista, Condado é um dos Municípios que tem regredido no aumento salarial para os professores, pois o ano passado o aumento foi apenas de 5% e mais uma reorganização no Plano de Cargos e Salários. “Os professores tem que ter a consciência de que devem lutar pelos seus direitos, pois nestas prefeituras tem dinheiro prá tudo, menos prá conceder aumento aos servidores municipais.” Afirmou o sindicalista.
O SINFEMP já preparou a documentação e entrará com mais uma denúncia no Ministério Público da Comarca de Malta, nos próximos dias, assegurou José Gonçalves.
Tendo como berço de sua fundação a classe operária e os movimentos socias, o PCdoB é um grande incentivador da organização de classes, o que não acontece com o “camarada” prefeito Eugênio que será denunciado ao Ministério Público sobre essa situação e por improbidade administrativa, apropriação indébita, pois o gestor está retendo o desconto das mensalidades sindicais dos servidores municipais.
A única cidade administrada pelo PCdoB na Paraíba ainda sofre em vários outros aspectos e em várias áreas da gestão pública. Na educação, por exemplo, a situação é tão preocupante que a rede municipal de ensinoperdeu mais de 200 alunos para a rede estadual e a alegação de diversos servidores é a falta de compromisso do gestor para com a educação, pois não tem merenda de qualidade, além de fardamento escolar, material para os alunos e com isso, os pais retiram seus filhos e colocam nas escolas do Estado.
Na saúde a situação não é muito diferente da educação, pois os poucos recursos destinados a área são mau aplicados por seus gestores.
Com um histórico dessa natureza, a gestão comunista na Paraíba não serve como exemplo para nenhuma outra cidade. Talvés esteja ai a explicação para o momento melancolico pelo qual vem passando o Partido Comunista do Brasil (PCdoB)  na Paraíba, onde alguns de seus membros que assumem cargo público não correspondam com o que exige a história de vanguarda do partido mais antigo do Brasil.
Da Redação
Do Expresso PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OFICINA DE PROJETOS CULTURAIS

  Nesta sexta-feira, 26.04. Local: Sede da Banda Dom Luís de Brito, às 19h  A oficina é GRATUITA, será ministrada pelo Produtor Cultural J...