sexta-feira, 30 de junho de 2017

Chuvas aumentam volume de três barragens do Agreste e Mata Sul de PE


Barragem de São Jacques (Foto: Divulgação/Compesa)Barragem de São Jacques (Foto: Divulgação/Compesa)
Barragem de São Jacques (Foto: Divulgação/Compesa)
Os níveis de três barragens do Agreste e Mata Sul aumentaram após as chuvas de maio e junho, conforme informou a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) nesta quinta-feira (29).
De acordo com a Compesa, "com os reservatórios cheios, os municípios de Calçado e Jupi, que juntos somam 11 mil habitantes, ficarão livres do racionamento, enquanto que Lajedo e São Bento do Una terão melhorias significativas na oferta de água".
Com condições de armazenar 400 mil m³ de água, a barragem de São Jacques, localizada em Lajedo, está cheia após um ano em colapso. O reservatório de Pau Ferro, em Quipapá, também está com 100% do volume total, ou seja, 15 milhões de m³. A barragem de Santa Rita, situada em Calçado, estava seca há três anos e conseguiu acumular 700 mil m³.
Com a água de Santa Rita, a Companhia poderá abastecer as populações de Calçado e Jupi todos os dias. Agora, a Compesa trabalha para realizar a manutenção, testes nas adutoras e ajustes nas estações de tratamento de água e de bombeamento, para que o sistema volte a operar até o dia 15 de julho.
Segundo a Compesa, as populações de Lajedo e São Bento do Una, que possuem 46 mil e 28 mil moradores, respectivamente, terão melhorias no abastecimento, quando a Companhia deve concluir intervenções para melhoria operacional do Sistema Integrado Pau Ferro e São Jacques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário