domingo, 18 de dezembro de 2016

SES investiga morte de paciente por doença rara em Pernambuco

Paciente estava internado no Hospital Oswaldo Cruz / Igo Bione/Acervo JC Imagem
Paciente estava internado no Hospital Oswaldo Cruz
Igo Bione/Acervo JC Imagem
JC Online

A suspeita da morte de um paciente no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), bairro de Santo Amaro, área central do Recife, pela doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ), que tem como variante mais conhecida, erroneamente, o termo "Mal da Vaca Louca" está sendo investigada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). O corpo do homem não identificado, de 58 anos, foi encaminhado para o Serviço de Verificação de Óbito (SVO).


A Doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ) é uma doença priônica, do sistema nervoso central que se manifesta de várias formas clínicas. Os sinais ou sintomas mais frequentes são demência rapidamente progressiva associada a tremores musculares de extremidades.

Doenças Priônicas

As Doenças Priônicas constituem um grupo de patologias crônicas,progressivas, de ocorrência imprevisível, invariavelmente fatais e afetam principalmente o sistema nervoso central, que acomete tanto homens como animais. O paciente estava internado desde agosto no hospital e veio a óbito nessa sexta-feira (16).
Segundo a SES, na maioria dos casos registrados no Brasil o DCJ não tem origem infecciosa, ocorrendo normalmente num padrão expontâneo (sem antecedentes na familia) ou familiar (quando há relatos de casos entre parentes).
Nos casos infecciosos, como os registrados na Europa, a transmissão acontece de um agente conhecido como 'príon'. Para se prevenir dessa forma de infecção é preciso evitar o consumo da carne cerebral bovina, o miolo ou qualquer outro tipo de tecido nervoso de animais doentes. O recebimento de sangue transfundido ou a doação de órgãos, quando não tomados os devidos cuidados, também podem ser formas contagiosas da doença.
A Secretaria de Saúde não informou prazo para a conclusão da análise sobre a morte do paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...