quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Vereador entrega 'atestado', é flagrado em churrascaria e volta para presídio




Ele alegou 'atestado médico' e foi a confraternização no Recife, diz juíza.

Vereador Val de Danda teve a prisão domiciliar revogada (Foto: Reprodução/TJPE)Vereador Val de Danda teve a prisão domiciliar revogada porque estava em churrascaria no Recife, segundo a Justiça (Foto: Reprodução/TJPE)
O vereador Josival Carlos dos Santos ("Val de Danda"), de Belém de Maria, na Mata Sul de Pernambuco, teve a prisão domiciliar revogada nesta terça-feira (2). De acordo com a juíza Vivian Gomes Pereira, ele voltou para o presídio após perder o benefício, porque apresentou um atestado médico e "não estava no médico, mas em uma churrascaria".
O G1 não conseguiu contato de algum advogado que represente o vereador. O parlamentar cumpria prisão domiciliar após investigação da "Operação Pulverização" - ele é suspeito de integrar um grupo criminoso que teria desviado R$ 100 milhões da prefeitura, liderado pelo prefeito Valdecir José da Silva, que está foragido há seis meses.

Ao G1, a juíza explicou que motivou a revogação da prisão domiciliar pelo fato do vereador ter apresentado um atestado médico à Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), quando foi a uma churrascaria na zona norte do Recife confraternizar com outro vereador afastado e o ex-tesoureiro geral da Prefeitura de Belém de Maria, na quarta-feira (27).

Quanto ao vereador afastado e ao ex-tesoureiro geral a juiza manteve o benefício da prisão domiciliar porque, segundo ela, eles estavam sob a tutela do estado enquanto estavam no estabelecimento no Recife. Ela informou que "Val de Danda" foi levado ao Presídio Rorinildo da Rocha Leão, em Palmares nesta terça-feira (2). A magistrada afirmou que ele foi preso inicialmente em 26 de fevereiro.
Prefeito foragido
A suposta associação criminosa teria criado empresas fantasmas, lavado dinheiro e fraudado licitações. O prefeito de Belém de Maria, Valdecir José da Silva (PSB), está foragido há seis meses e foi destaque no quadro "Cadê o dinheiro que tava aqui?", do Fantástico, na Rede Globo.
O ex-gestor seria líder do grupo criminoso responsável por desviar R$ 100 milhões da prefeitura. O Ministério Público estadual (MPPE) e a Polícia Civil procuram por ele desde 23 de janeiro deste ano, após a realização da "Operação Pulverização".
Após o "desaparecimento" do investigado, a vice-prefeita Maria Amalia Silva assumiu a administração do município por determinação da Justiça. Ela também é uma das investigadas na "Operação Pulverização".
Disque-Denúncia
Informações anônimas sobre a localização do prefeito de Belém de Maria podem ser repassadas pelo Disque-Denúncia, por meio do telefone (81) 3719-4545, no interior do estado, ou (81) 3421-9595, na Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata Norte. Também é possível informar detalhes pelo site do Disque-Denúncia. O anonimato é garantido.

'Operação Pulverização'
Durante as ações, foram expedidos 13 mandados de prisão. Cinco vereadores e um funcionário da prefeitura de Belém de Maria foram presos durante a segunda fase da Operação Pulverização. Foram presos o presidente da Câmara de Vereadores, José Jairo Leonildo de Brito, e os parlamentares Jailson José da Silva, Josival Carlos dos Santos, Antônio José da Silva e Carlos José Soares - segundo a Polícia Civil informou à época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...