quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Nomes de presos mortos em rebelião no presídio de Caruaru são divulgados


Detentos estavam na unidade por estupro e tráfico de drogas, diz a Seres.
Foram transferidos 200 presos após as duas rebeliões na penitenciária.


Rebelião foi registrada na tarde deste sábado (23) na Penitenciária de Caruaru (Foto: Divulgação/PM)Rebelião foi registrada no dia 23 de julho em Caruaru e seis pessoas morreram (Foto: Divulgação/PM/Arquivo)
Os nomes dos seis presos que foram mortos durante a primeira rebelião na Penitenciária Juiz Plácido de Souza em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, foram divulgados pela Secretaria Executiva de Ressocialização nesta quarta-feira (3). A rebelião aconteceu no dia 23 de julho e resultou nas mortes de Leandro Antonio da Silva, Ivanildo Alves de Oliveira, Fábio Geraldo de Barros, Petronio Sérgio de Lima Ferreira, Paulo Henrique Moura Brito e Leandro Antonio da Silva.

As mortes foram confirmadas no dia 24 de julho pelo Instituto Médico Legal (IML). As causas não foram divulgadas. A cabeça de um dos detentos decapitados durante a rebelião foi encontrada na unidade prisional na manhã do dia 27 de julho, conforme o diretor da penitenciária, Fábio Duarte. A Seres disse que os mortos estavam no presídio por estupro, tráfico de drogas e porte ilegal de arma.

Duas rebeliões foram registradas na penitenciária: uma no dia 23 e outra no dia 25. De acordo com a Polícia Militar, além dos seis detentos mortos, outros 21 ficaram feridos.

200 transferidos
Um total de 200 presos foram transferidos da Penitenciária Juiz Plácido de Souza. O número final foi divulgado pela Seres nesta quarta-feira. A Secretaria informou que não pode divulgar para quais presídios os detentos foram transferidos, por questões de segurança.

Destruição
A Secretaria de Ressocialização disse que identificou danos na parte elétrica dos pavilhões incendiados e outros causados pelo fogo após as rebeliões. Segundo a Seres, a reestruturação de um dos pavilhões foi concluída e a área já foi reocupada e as demais estão em andamento.
61 celulares apreendidos
Em revista realizada no dia 29 de julho foram apreendidos 61 celulares. De acordo com a Polícia Militar, também foram encontrados 38 carregadores, 60 litros de cachaça artesanal, 18 barrotes de madeira, 12 maricas e uma tereza (corda feita com lençóis). A PM informou que também foram apreendidos 116 chuços, 11 baterias, duas foices artesanais, um facão, um estilete industrial e três marretas.
Governo impede inspeção
Uma comitiva formada por entidades de Direitos Humanos foi proibida de entrar no presídio por duas vezes. A comissão foi à unidade para inspecionar as "condições humanas e de segurança e infraestrutura dos detentos e agentes". Em nota, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, informou ao G1 que a entrada "não foi autorizada por razões de segurança".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...