segunda-feira, 27 de julho de 2015

Procissão e Missa encerram festa de São Cristóvão Padroeiro do Silva de Baixo.


 Aconteceu na noite do último sábado (25),  o encerramento da III Festa de São Cristóvão na Comunidade do Silva de Baixo. O  evento contou com uma grande procissão motorizada  com a imagem do padroeiro, saindo  da frente da igreja Matriz de Santo Amaro com destino  àquela comunidade, onde os veículos participantes foram abençoados e a seguir uma  missa campal foi celebrada pelo padre Expedito, com animação do Ministério Luz Divina.  



A devoção a São Cristóvão é uma das mais antigas e populares da Igreja. O vigor desta veneração percorreu os tempos com  intensidade e alcançou os nossos dias. 
Só se tem conhecimento comprovado de que Cristóvão era um homem alto e musculoso, extremamente forte. Alguns escritos antigos o descrevem como portador de "uma força hercúlea". Pregou na Lícia e foi martirizado, a mando do imperador Décio, no ano 250.

O Santo é retratado com a imagem de um homem avantajado carregando uma criança no ombro. Segundo informações da tradição oral cristã, trata-se de uma passagem da sua vida em que  ajudava as pessoas atravessarem um rio perigoso, certo dia foi transportar uma criança, mas conforme atravessava o rio, a criança ia ficando mais pesada e só com muito sofrimento ele conseguiu depositar o menino na outra margem. Então perguntou: "Como pode ser isso? Parece que carreguei o mundo nas costas". O menino respondeu: "Não carregou o mundo, mas sim seu Criador". Assim Jesus se revelou a ele e o convidou a ser seu apóstolo.





O procissão contou com grande número de motocicletas e veículos

Pessoas de várias localidades se fizeram presentes na reverencia ao santo.
Padre Expedito com seu estilo peculiar, presidiu a celebração de forma brilhante, e os fiéis participaram intensamente da liturgia.
Pe. Ivemar Pontes, entre os fiéis compenetrados, assistindo a Santa  Missa. 
Crianças da comunidade foram as madrinhas do andor
São Cristóvão é popularmente conhecido como o protetor dos viajantes, assim como dos motoristas e dos condutores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...