sábado, 3 de maio de 2014

Vai ter Segundo Turno : Pesquisa IstoÉ/Sensus: Dilma 35%; Aécio 23,7%; Eduardo 11%…





Pesquisa ISTOÉ/Sensus mostra pela primeira vez, desde que começaram a ser divulgadas as enquetes eleitorais de 2014, que a sucessão da presidenta Dilma Rousseff deverá ser decidida apenas no segundo turno.

No levantamento realizado com dois mil eleitores entre os dias 22 e 25 de abril, Dilma (PT) soma 35% das intenções de voto. É seguida pelo senador mineiro Aécio Neves (PSDB), com 23,7%, e pelo ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), com 11%. Juntos, Aécio e Campos têm 34,7% dos votos, praticamente a mesma votação de Dilma (diferença de 0,3%).

Como a pesquisa tem uma margem de erro de 2,2%, se a eleição fosse hoje o futuro presidente seria escolhido no segundo turno numa disputa entre Dilma e o tucano Aécio Neves.

A mesma situação ocorre quando, diante do eleitor, é colocada uma lista mais ampla, incluindo os nomes de pré-candidatos nanicos como Levy Fidelix (PRTB) e Randolfe Rodrigues (Psol), por exemplo. Nesse caso, a presidenta fica com 34% das intenções de votos e os demais candidatos, 32,4%. Diferença de 1,6%.

TODOS JUNTOS

No cenário em que o eleitor é colocado diante de uma lista com todos os pré-candidatos, Dilma conquista 34% dos votos. Os demais somam 32,4%.   (Dilma 34%;   Aécio 19,9%;   Eduardo 8,3%; Pastor Everaldo(PSC) 2,3%;  Randolfe Rodrigues(PSOL) 1%;  Eimael(PDC) 0,4%);  Mauro Iasi(PCB) 0,3%;  Levy Fidelix(PRTB) 0,1%.) Uma diferença no total de 1,6%, que, diante da margem de erro de 2,20, pode levar a eleição para o segundo turno.

Um cenário que também permite concluir pela realização de segundo turno entre Dilma e Aécio. “A leitura completa da pesquisa indica que a presidenta terá muita dificuldade para reverter o quadro atual”, afirma Ricardo Guedes Ferreira Pinto, diretor do Sensus.

Leia aí a pesquisa IstoÉ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Número de clientes supera expectativa na temporada junina 2019

Neste sábado e domingo (22 e 23), aconteceu a última feira da temporada junina 2019, no Moda Center Santa Cruz. Mesmo com uma moviment...