quarta-feira, 30 de abril de 2014

Muita chuva na Capital

Por Jailson Alves


Apac prevê feriado do Dia do Trabalho com chuva no Grande Recife

Apesar da precipitação, média prevista para abril está abaixo do esperado.
Bairros do Recife e de Olinda registram alagamentos nesta quarta-feira (30).

Árvore caiu na Rua Bruno Veloso, em Boa Viagem (Foto: Kety Marinho / TV Globo)Parte de árvore caiu na Rua Bruno Veloso, em Boa Viagem.
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) prevê chuva para o Grande Recife e a Zona da Mata ao menos até o próximo sábado (2). Segundo o órgão, foram registrados aproximadamente 230 milímetros de precipitação na capital pernambucana em abril, o que equivale a 82% do volume esperado para todo o mês, que é de 290 milímetros.
Ainda conforme a Apac, a tarde desta quarta (30) deve ser de chuvas intermitentes, com intensificação na parte da noite, mas menor do que a vista na última madrugada. "O sistema que provocou essas chuvas continua atuando. Na imagem de satélite, ele está ainda sobre nós, por isso continua chovendo, mas uma chuva moderada", explicou o metereologista da Apac Rony Guedes.
Rua São Paulo, em Jardim Brasil, Olinda, ficou alagada (Foto: Manoel de Oliveira Rocha Neto/VC no G1)Rua São Paulo, em Jardim Brasil, Olinda, ficou alagada.
Ano passado, as chuvas na capital pernambucana também ficaram abaixo da média histórica, atingindo 91% do previsto para abril. "Ainda assim é muita chuva, porque as médias aqui são altas, 300 milímetros para um mês quase. Esse valor é metade do que tem o ano todo no Sertão do estado, que é cerca de 600 milímetros", apontou Guedes.
Transtornos na Região Metropolitana
A chuva que atingiu o Grande Recife durante a manhã causou trantornos à população, com pontos de alagamentos em ruas e avenidas. A precipitação já está diminuindo, mas ainda há várias regiões inundadas. O bairro de Jardim Brasil, em Olinda, é um dos que estão debaixo d'água.
Rua Pará, Jardim Brasil, Olinda (Foto: Jaelson Abreu/TV Globo)Rua Pará, Jardim Brasil, Olinda.
O garçom Manoel de Oliveira Rocha Neto, 46 anos, relatou que a Rua São Paulo, em Jardim Brasil, ficou completamente alagada. "Não pude sair de casa. Moro aqui há decadas e sempre fica assim. Faltei ao trabalho porque minha casa está completamente inundada", comentou. Moradores da Rua Pará, no mesmo bairro, também tiveram as casa invadidas pela água. A Defesa Civil do Recinfe informou que não houve deslizamento de barreiras nas últimas horas, no entanto registrou pontos de alagamento em comunidades situadas próximas a canais, na Linha do Tiro e em Dois Unidos, na Zona Norte. Duas famílias da Linha do Tiro tiveram que deixar suas casas e foram removidas para casa de parentes por técnicos da Defesa Civil.

Um trecho da Avenida Agamenon Magalhães, principal corredor viário da capital, estava alagado nas proximidades do Parque Amorim durante o começo da manhã. Um galho de uma árvore caiu e interditou parte da Rua Bruno Veloso, na esquina com a Avenida Conselheiro Aguiar, em Boa Viagem, na Zona Sul da capital. Um orelhão foi quebrado. A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) e a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) do Recife estão no local. No bairro de Santo Amaro, uma árvore caiu por trás da Assembleia de Deus, nas proximidades da Avenida Cruz Cabugá.
Galho cai e interdita Rua Bruno Veloso, próximo ao cruzamento com a Avenida Conselheiro Aguiar (Foto: Kety Marinho / TV Globo)Galho cai e interdita Rua Bruno Veloso, próximo ao cruzamento com a Avenida Conselheiro Aguiar.
Após chuva, Avenida Agamenon Magalhães retém muita água (Foto: Rafael Pimenta/TV Globo)Após chuva, Avenida Agamenon Magalhães reteve água na manhã desta quarta.
Árvore caiu no bairro de Santo Amaro, no Recife, por trás da Assembleia de Deus (Foto: Kety Marinho / TV Globo)Árvore caiu no bairro de Santo Amaro, no Recife, por trás da Assembleia de Deus.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...