domingo, 25 de maio de 2014

SÃO JOÃO DE FULEIRAGEM!

                                                           Dr. Paulo Lima*

Desculpem pelo termo – aliás, um plágio de uma frase utilizada por Teles – que usa tal expressão, “fuleiragem”, para definir essas músicas tocadas por essas bandas que alguns definem como sendo de forró eletrônico.  Ora, minha gente, o forró que conheço, como estilo de música, é aquele forró pé-de-serra, com sanfona, zabumba, triângulo e pandeiro; o forró autêntico, aquele com cheiro de mato e terra molhada, cantado por Luiz Gonzaga. Esse forró que é tocado nas rádios os sete dias da semana, numa demonstração de puro mau gosto, em contraposição à nossa autêntica música nordestina, pode ser tudo na vida, menos forró! Pronto. Desabafei. Agora vamos ao que interessa.
Na realidade estava pensando em escrever sobre a copa da FIFA,  esta semana, mas este assunto vai ficar para semana que vem.
Pois é, minha meia dúzia de fieis e pacientes leitores: vocês já  viram a programação e algumas das “atrações” musicais que vão participar do “maior São João do Mundo” neste ano? Que tal, Luan Santana, Jorge & Matheus, Forró das Coleguinhas e Garota Safada?
E aí pergunto: o que é que essa gente tem a ver com o São João? Mas, reconheço, este fenômeno não é só privilégio de nossa Caruaru, já que Campina Grande também segue na mesma trilha, infelizmente. Entretanto, embora tanto  aqui como lá tenha essa praga, você ao menos tem a opção de sair de um ambiente para outro, num amplo espaço, onde poderá assistir  e dançar ao som de um trio de forró pé-de-serra, cantando a verdadeira música popular nordestina. Isto sim, é que é forró!  Pelo menos era assim desde a última vez em que lá estive, há alguns anos passados.
Tem uma frase muito interessante, do mestre ARIANO SUASSUNA, que diz o seguinte:  “cachorro não gosta de osso! Ele só come osso porque não lhe dão filé!” Assim é o povão. De tanto ouvirem essas músicas de “forró de fuleiragem”, tocadas pelas rádios dia sim, outro também, termina se acostumando. Mas, repiso, isso pode ser qualquer coisa menos forró, daqueles dos bons cantados por Marinês, Flávio José, Santana, o nosso querido Azulão e tantos outros grandes intérpretes da nossa música nordestina!
O mais irônico nisso tudo é que Caruaru ficou conhecida como a “Capital do Forró”, cantada em verso e prosa pelos poetas populares e grandes compositores do quilate de Onildo Almeida, Janduhy Finizola, João Silva, Jorge de Altinho e tantos outros e hoje  está a ponto de se transformar na capital das “drilhas”. É isso mesmo. Hoje nem quadrilhas matutas existem mais, posto que foram substituídas por essas aberrações, que não passam de uma triste caricatura do carnaval de Salvador, já que formam um amontoado de “personagens”  fantasiados, que seguem avenida a fora atrás de um trio elétrico, em pleno São João, vejam vocês! 
Eu queria mesmo ver se desse “a doida” num desses trios elétricos e de repente começasse a tocar  aquela composição de Onildo Almeida, que diz assim: “Feijão de corda com carne de sol, manteiga de garrafa e farinha quebradinha, a gente come tanto chega se lambuza, come e não abusa na nossa terrinha”... “Quem for um dia a caruaru seja do norte ou do sul vai gostar”... Eu iria dar uma boa risada do “furdunço” que seria...
Mas, diria você, que me lê neste momento: e o que dizer da cidade de Arcoverde, que contratou a peso de ouro a cantora Cláudia Leite, para “abrilhantar” o seu São João? E a vizinha Santa Cruz do Capibaribe, (até tu Santa Cruz!?) que vai trazer o ex-chicleteiro BELL MARQUES para o São João da Moda?  E respondo: E é preciso dizer mais alguma coisa?
Em tempo: acabei de lembrar de uma marchinha carnavalesca que dizia assim: “ei, você aí, me dá um dinheiro aí, me dá um dinheiro aí”...   E haja dinheiro prá pagar esses cantores... Cala-te boca.
Um abraço a todos.


*PAULO ROBERTO DE LIMA  é  graduado em Filosofia pela Universidade Católica, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Recife e atualmente exerce o cargo de  Procurador  Federal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...