terça-feira, 27 de maio de 2014

COMPLEXO DE VIRA-LATAS!

                                                    Dr. Paulo Lima.

Ainda lembro quando criança, na escola em que estudei, em minha cidade, Vertentes, da professora Maria Enedina,  ensinando lições de como deveríamos amar o nosso país. Assim  cresci aprendendo a gostar do meu país, sem ufanismos exagerados, mas também sem qualquer complexo de vira latas. Hoje em dia não sei se ensinamentos como esses são ministrados às nossas crianças e jovens, na escola.
O que sei é que, não raras vezes, vemos pessoas,  algumas próximas de nós, a descerem a lenha no Brasil,  “botando prá torar”, no dizer de “Dona Irene”, generalizando a torto e a direito, como se o nosso país fosse  culpado por todas as mazelas que afligem a humanidade. E não é bem assim, convenhamos, pois, como sabemos, um país é formado de cidadãos, uns  bons, outros nem tanto, que agrupados findam por constituir a sociedade em que vivemos. 
Recentemente assistimos a manifestações das mais diversas, a exemplo dos fatos vergonhosos praticados por pessoas durante a greve da Polícia Militar aqui em nosso Estado e, em outra escala, por força do patrocínio, pelo nosso País, da Copa do Mundo. 
Sempre defendi e repiso, que o Brasil não precisa de Copa! Carece, e muito, de melhor assistência médico-hospitalar para a nossa população, boas escolas, traduzindo-se numa melhor educação para as nossas crianças e jovens e de moradia digna, conforme previsto na vigente constituição Federal.  Aliás, nem acredito no propalado legado que esse evento esportivo, de feições mercantilistas vai deixar para nós. Mas,  nem por isto temos o direito de esculachar com o lugar onde nascemos, assim penso. Agora, fazendo uso de um adágio popular, “Inês é morta” e a nós só cabe torcer pela vitória  do nosso elenco!
O mais engraçado é que quando se trata de descer o pau no Brasil algumas pessoas o fazem com tal satisfação que chegam a beira do orgasmo, vejam vocês! Eu, particularmente, não gosto de falar mal de minha casa e acredito que muito de vocês também não. Assim deve ser com o nosso País, sem que isto, necessariamente, descambe para um falso ufanismo.
Sei que manifestações como a que assistimos cotidianamente decorre, no mais das vezes,  da forma como os políticos  governam, onde os escândalos e a roubalheira,  de tão reiterados acabam por  se tornar um evento cotidiano. A culpa de quem é, se não nossa, que não sabemos votar? E, no frigir dos ovos, será que ao descermos a lenha no Brasil não estamos a regurgitar o nosso famoso complexo de vira-latas, no dizer de Nelson Rodrigues? E qual país do mundo é lugar melhor para viver do que o nosso, indago? Se alguém souber a resposta, diga que eu quero saber.
Em tempo: para quem não sabe, este termo, “complexo de vira-latas”, foi utilizado pelo dramaturgo e jornalista Nelson Rodrigues, num artigo por ele  escrito para a revista “Manchete” em maio de 1958, às vésperas da copa do Mundo, em que o Brasil sagrou-se campeão, afastando o fantasma da derrota para o Uruguai em pleno “Maracanã”, em 1950. Segundo ele, "por 'complexo de vira-lata' entendo eu a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo".
Um abraço a todos.  
Paulo Lima é advogado e atualmente exerce o cargo de Procurador  Federal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...