quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

O VIGÁRIO E O CORONEL




                                                                       Dr. Paulo Lima*
               
Quando será que nós, eleitores, vamos criar vergonha na cara?
Os últimos acontecimentos políticos me forçam a fazer, mais uma vez, essa indagação.
É que não se mostra ética e moralmente aceitável que figuras como RENAN CALHEIROS continuem na cena política brasileira e, inevitavelmente, quando pensamos que finalmente vão ser jogados para o lixo ressurgem das cinzas, tal qual defunto fétido e insepulto.
Vejam vocês que muito embora esteja prestes a responder um processo-crime no SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, eis que “trezentos picaretas”, no dizer de LULA, resolvem elegê-lo na última sexta-feira Presidente do Senado! Na verdade ele foi eleito por 56 desavergonhados!
Hoje esse resquício de “Coronel das Alagoas”, de passado político duvidoso, outrora homem de poucas posses e hoje, dono de uma riqueza inexplicável, cultivada através de um extenso laranjal,é um dos homens mais ricos daquele pobre Estado.
Não bastasse tal fato, lastimável sobremaneira, vem a Câmara dos Deputados e elege outra figura, não menos nefasta, para presidir aquela casa! Refiro-me ao não menos famigerado HENRIQUE ALVES,  eleito Presidente da Câmara dos Deputados, muito embora esteja respondendo a uma ação por enriquecimento ilícito. Realmente os eleitores precisamos criar vergonha na cara de uma vez por todas!
E por falar nisso, “Seu Quincas” me contou esta semana, que aqui pertinho de nós, tem outro “Coroné”  (o termo tem que ser usado como é falado, porque a figura não merece, sequer, ser chamado de Coronel) que quer por que quer continuar a mandar na cidade que ele chama de sua, a ponto de ter colocado em seu lugar um laranja. Esse também amealhou uma fortuna considerável nos últimos anos, à custa do dinheiro do povo. O pior é que o tal “Coronel Bufão”, como está sendo chamado pelo povo, quer continuar a ser chamado de prefeito a ponto de ficar uma arara se alguém chamá-lo de ex. Que coisa! E ele está certo, já que colocou na prefeitura um laranja!? Bem feito, disse “Seu Quincas”.
Quem não está certo e o vigário da cidade, que continua a tratá-lo de prefeito emérito, vejam vocês! Seu Quincas também está uma arara e disse que vai se queixar ao Bispo.  Na verdade, disse a “Seu Quincas” que já não se fazem mais vigários como antigamente, ao que “Seu Quincas” respondeu:  Nem prefeitos também! vôte!
Entretanto temos motivos para nos orgulhar de figuras outras, a exemplo do Presidente do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL e da Instituição do MINISTÉRIO PÚBLICO, sempre atento e de olhos abertos para defender a coletividade contra esses verdadeiros bandidos, assaltantes dos cofres públicos, no dizer do radialista ALBERES XAVIER.
Confiemos, portanto, em nossas instituições jurídicas e vamos aguardar o desenrolar dos acontecimentos e, quem sabe, o Bispo não puxa a orelha do vigário?
Tenha calma “seu Quincas”, que não e assim que a banda toca. Ou é?
Um abraço a todos.

*PAULO ROBERTO DE LIMA  é  graduado em Filosofia pela Universidade Católica, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Recife e atualmente exerce o cargo de  Procurador  Federal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...