quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Alunos do CAIC vivenciam o dia da bandeira de Taquaritinga




    Os alunos da Escola Municipal Francisca Moura Pereira da Silva vivenciaram no dia 28 de fevereiro o dia da bandeira do Município instituído através da Lei nº 1.532/2007 de 09 de maio de 2007, toda a escola realizou atividade sobre os símbolos da bandeira e visitaram o portal da entrada da cidade aonde mostra bem especificadamento os sómbolos da bandeira.

 
      A bandeira de Taquaritinga, um dos símbolos oficiais do município, é composta por um retângulo bicolor – azul e branco, cujo comprimento é uma vez e meia a largura e assim é descrita tecnicamente: a metade dela é branca de tralha em diante (na proximidade do mastro) e a outra metade é composta de 7 listras horizontais, sendo 4 azuis e 3 brancas de igual largura; a branca simboliza os ideais pacifistas como a integridade e a firmeza do povo; a azul representa a lealdade e a formosura da pernambucanidade taquaritinguense. No campo branco está um escudo estilizado com bico trabalhado e esmaltado cuja largura é um quarto do tamanho da bandeira e o comprimento 1/3 um terço dela. A dextra de blau (azul) na parte superior com peças nobres representa o céu com um sol flamejante, representando a nobreza e a majestade, tendo na parte inferior de sinople (verde) com a serra, da taquara; a sinistra da jalne (ouro) apresenta um índio da tribo dos carapotós, primeiros habitantes nossos, a suster um taquari + branco (taquari + tinga) e uma oca em verde campo em cores naturais. O escudo é encimado de uma áurea estrela de 5 pontas como estrela guia do Povo e é ladeada por 2, ramos de café um dos nossos recursos econômicos, tendo seu entrelaçamento no bico uma dália amarela e, mais abaixo, um listel áureo que se desenrola sendo ao centro o topônimo Taquaritinga do Norte e as datas fiéis à história do Município: 1801 e 1887, criação de freguesia e elevação à categoria de cidade 27 de agosto e 10 de maio respectivamente; tendo também 2 lanças em aspas por trás com duas bandeirolas alvicelestes. Esta lei também instituiu o brasão de armas do Município de Taquaritinga do Norte que é um escudo ornado de estrela, das duas lanças com bandeirolas, os 2 ramos de café e o listel com o nome do Município e suas datas memoráveis.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

OFICINA DE PROJETOS CULTURAIS

  Nesta sexta-feira, 26.04. Local: Sede da Banda Dom Luís de Brito, às 19h  A oficina é GRATUITA, será ministrada pelo Produtor Cultural J...