segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Com 94 anos Prefeito mais velho do Brasil está animado para governar



A família do recém-empossado prefeito de Dom Macedo Costa, cidade a 160 km de Salvador, quer que ele entre para o livro dos recordes. Edvaldo Oliveira Souza (PSD) assume o cargo aos 94 anos, apontado como o mais velho prefeito do Brasil.
Souza, que fora eleito vice-prefeito na chapa encabeçada por Deraldo Barreto Píton (PSD), de 66 anos, em 2008, assumiu a administração municipal, na quinta-feira (19), em decorrência do agravamento do estado de saúde do titular. Píton morreu no sábado (21), em consequência de complicações no fígado, e foi sepultado no domingo.
Um dos primeiros atos do novo prefeito foi decretar luto oficial por três dias. “Estou sentindo demais a morte dele. Quando a gente sucede em meio a uma parada dessas não é fácil. Assumir a prefeitura com 94 anos através do falecimento de um companheiro, um amigo, é muito difícil”, diz.
O novo prefeito promete dar sequência aos projetos iniciados pelo antecessor e garante ter disposição para exercer a função até o fim do mandato, em janeiro do ano que vem. “Estou assumindo um cargo de muita responsabilidade, é preciso ter coragem e eu tenho muita coragem.”
Filho de um fazendeiro da região, Everaldo, como é chamado pelos munícipes, já cumpriu quatro mandatos como vereador no município vizinho de Santo Antonio de Jesus e outro igual período em Dom Macedo.
Casado há 67 anos, tem nove filhos, nenhum deles político.
Em 2004, aos 86 anos, Everaldo foi apontado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como o mais velho vereador do País. Na ocasião tinha conquistado 156 votos que lhe asseguraram mais uma vaga na Câmara Municipal. O município de Dom Macedo Costa tem 4100 habitantes.
Everaldo elegeu-se em 2008 pelo DEM e migrou para o PSD em setembro do ano passado. Embora tenha votado contra a presidente Dilma Rousseff, reconhece os méritos de seu governo.
“Agora estou na base dela, não posso ser contra. Tenho que admitir que ela está fazendo uma administração muito boa, olhando para os pobres, pelos menos favorecidos, tirando do governo ministros que agiram errado. Está se saindo muito bem”, avalia.
Entretanto, no entendimento do prefeito, com apenas um ano de Palácio do Planalto não dá para dizer se a administração de Dilma irá superar a do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “É muito pouco tempo para dizer se ela será melhor. Lula foi um bom presidente, mas ela está indo muito bem. Aqui no município, por exemplo, a miséria está acabando. As pessoas têm recebido o Bolsa Família, conseguem se aposentar, tem dado tudo certo, e vamos deixar de ser um município pobre”, acredita.
O prefeito, porém, não faz planos políticos para depois do mandato. “Não vou concorrer à reeleição. Com essa idade, está na hora de pendurar as chuteiras. Vou continuar cooperando com os colegas, mas sem mandato”.
O prefeito mais velho eleito em 2008 foi Susumo Itimura, que morreu no ano passado, aos 93 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...