quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Direitos das crianças e adolescentes são debatidos em Taquaritinga do Norte

                                

                                


Na manhã de ontem (08) a Prefeitura de Taquaritinga do Norte através das Secretarias de Ação Social e Turismo Cultura, Esportes e Desenvolvimento Econômico junto com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, e a Casa das Juventudes realizaram a IV Conferência dos Direitos das Crianças e Adolescentes e a I Conferência livre da Juventude da Dália da Serra.
O local escolhido foi o Grêmio Musical Dom Luiz de Britto que ficou lotado de jovens e pessoas que se preocupam com o futuro das crianças e adolescentes. O evento foi iniciado com um café da manhã ofertado a todos os participantes. Em seguida iniciaram os trabalhos com a composição da mesa de autoridades, que contou com a participação da Presidente do Conselho dos Direitos da Criança e Adolescentes da Dália da Serra Mauricéa Gomes, o controlador Interno do Município Jurandir Coelho, o Promotor de Justiça Iron Miranda, a Presidente do Conselho Tutelar da cidade de Santa Cruz do Capibaribe Nara, o vereador Ronaldo Veiga, a Presidente do Conselho Tutelar de Taquaritinga do Norte Janaina e Secretários Municipais.
As conferências tiveram como temas: “Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes” e “Articulação e Interação das Políticas Públicas para a Juventude”
“Sempre trabalhos em parceria, unidos em um único objetivo: Proporcionar a valorização das políticas públicas entre os nossos jovens com cursos que trazem aprendizado, dando - lhes vez e voz para ousar e serem pessoas do bem e engajadas no social”, destacou o representante da Secretaria de Turismo Ronaldo Veiga.
Prosseguindo a mesa foi desfeita e o grupo Semeando Cultura do Distrito de Gravatá do Ibiapina fez algumas apresentações culturais. O grupo é formado por jovens da localidade e são partes integrantes do Ponto de Cultura Padre Ibiapina. Os pontos de cultura são a principal ação do Programa Mais Cultura, proposto pelo Ministério da Cultura em parceria com os governos estaduais e municipais com a finalidade de preservar a cultura e estimular ações para o fortalecimento das manifestações populares. Quem também fez sua apresentação foram os jovens do Pró Jovem adolescente e o grupo de Hip Hop de Pão de Açúcar.
Continuando, foi lido o regimento da IV conferência e iniciaram as palestras, em seguida os grupos de trabalho. O evento que tinha previsão para encerrar as 15h foi encerrado às 13h pela boa desenvoltura e participação dos jovens com a eleição dos delegados e suplentes que irão representar Taquaritinga do Norte na Conferência Estadual dos Direitos da Criança e Adolescentes, com data ainda a definir.
“São eventos como este que fazem toda diferença na valorização das políticas públicas de nossas crianças e adolescentes. Com uma participação maciça de jovens, pois ninguém melhor que eles mesmos para dizer o que realmente necessitam para vermos a viabilidade de por em prática”, declarou Mauricéa Gomes Secretaria de Ação Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...