quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O cigarro mata uma pessoa a cada seis minutos



Segundo relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) o tabaco mata cerca de 5 milhões de pessoas ao ano no mundo.

                             
                            Imagem : Ministério da Saúde
Um relatório da OMS, divulgado em fevereiro deste ano, revela que se nenhuma atitude for tomada pra combater o tabagismo, a tendência é que esse vício mate um bilhão de pessoas ainda neste século. Só no Brasil, 80.000 mortes estão relacionadas com o tabagismo, o que significa uma morte a cada hora.
Para que esses números baixem, a OMS divulgou algumas medidas que podem ajudar a combater esse mal. Dentre elas está a implementação de leis que impeçam o fumo em locais públicos e de trabalho, a proibição de qualquer tipo de propaganda de cigarro, o monitoramento do consumo da droga, o aumento do preço do cigarro e a mais importante de todas, o fornecimento de informação a população sobre os malefício do vício.
O Ministério da Saúde está tomando atitudes drásticas para combater o tabagismo no Brasil. Desde maio desse ano, Imagens ainda mais chocantes que as tradicionalmente usadas no combate a esse vício estão sendo veiculadas nos maços de cigarro com a intenção de assustar os fumantes.
Quanto aos serviços de tratamento para quem é dependente do tabaco, a OMS afirmou no relatório divulgado que eles estão disponíveis apenas em nove países. No Brasil, o governo está investindo nesse tipo de tratamento nos hospitais públicos federais, estaduais e municipais, desde 2001.
Em entrevista ao G1, Celso Antônio Rodrigues da Silva, coordenador do programa de tabagismo do Ministério da Saúde, afirmou que a procura por serviços desse tipo vem aumentando a cada dia, principalmente por causa das campanhas contra o tabagismo.
Apesar dos esforços, cabe apenas ao fumante perceber o quão mal o cigarro faz à saúde e decidir parar de fumar. Para se ter uma idéia, os benefícios de se largar o vício aparecem já nos primeiros 20 minutos de abstinência.

Aqui estão algumas dicas úteis para quem deseja para de fumar:

Escolha uma data para parar de fumar e pense nesse dia como um dia importante e feliz. Se possível marque para mesma data algo que você goste de fazer para se distrair.
A partir do dia escolhido pare de fumar abruptamente, sem redução gradual. Essa é a melhor forma de largar o vício.
Não tente substituir seu cigarro habitual por aqueles de baixo teor, eles fazem tanto mal quanto o tradicional.
Lembre-se de que parar de fumar só vai mudar sua vida para melhor. Você pode até mesmo aproveitar o momento para rever seus hábitos alimentares e começar a praticar atividades físicas.
Como o cigarro está muito associado à rotina que o fumante tem, tente mudar alguns de seus hábitos.
Fique longe de ambientes que propiciam o fumo, como boates e bares.
Como seu metabolismo está voltando ao normal é comum engordar até dois quilos durante o processo, mas cuidado para não exagerar na comida e passar da conta. Para combater a fome coma balinhas e chicletes dietéticos.
Os primeiros dias são os mais difíceis, mas lembre-se de que o desconforto que a abstinência da nicotina causa dura no máximo duas semanas.
Os momentos de estresse são os mais perigosos para se ter uma recaída, mas tente entender que dias difíceis sempre vão ocorrer e que o cigarro não lhe trará nenhum conforto verdadeiro.
Se a vontade de fumar ficar muito grande tente se distrair com qualquer coisa. Brinque com um elástico, rabisque em um caderno ou escove os dentes. Lembre-se de que a vontade de fumar dura apenas alguns minutos.
Para se sentir recompensado pelo esforço, guarde sempre todo o dinheiro que você gastaria comprando cigarros. No final da semana você verá o quanto economizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...