quinta-feira, 3 de junho de 2010

Criança nasce com o coração para fora


Bebê nasce com parte do coração fora do corpo na Bahia







Foto: AP - Fonte: UOL

Depois do caso do menino de dois anos que teve o corpo perfurado por agulhas, agora chama a atenção da população baiana o caso de um bebê do sexo feminino, chamada Sofia, que nasceu no dia 28 de dezembro, com uma anomalia no coração. O problema é considerado raríssimo pelos médicos. Ela tem parte do coração fora do corpo, localizada na altura do umbigo.

O bebê nasceu em Vitória da Conquista, cidade que fica no sudoeste baiano, mas foi transferido para Salvador no domingo (3),onde está internado no Hospital Santa Isabel. Conforme o cardiologista Fábio Villas Boas, uma entre oito milhões de crianças nascem com esse tipo de má formação e mais de 50% que apresentam o problema não sobrevivem ao nascimento.

A menina deixou a Unidade de Terapia Intensiva na noite de terça-feira (5), sendo transferida para a pediatria, mas os médicos ainda não sabem se ela poderá ser operada. De acordo com a família, o problema foi descoberto por ocasião do último exame de ultrassonografia, nas proximidades do parto, no mês de novembro. A partir de então a mãe da criança foi internada em um hospital particular da cidade, permanecendo sob observação médica até o nascimento do bebê.

"O caso é muito raro, mas, como essa criança sobreviveu ao nascimento, temos que levar em conta uma série de fatores como má formação do coração e, eventualmente, de outros órgãos, para verificarmos se há possibilidade de submetê-la a uma cirurgia, que, nesse caso, é um procedimento difícil em qualquer lugar do mundo", disse o especialista.

Em nota, o hospital informou que a equipe médica está atenta à evolução do quadro clínico da criança para definir os próximos procedimentos. A nota observa também que o coração de Sofia apresenta outras anomalias - não citadas - e que não há espaço para colocá-lo no peito, o que dificulta as chances de sobrevivência do bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...