quarta-feira, 27 de abril de 2016

SAMU DE TAQUARITINGA DO NORTE COMPLETA NOVE ANOS DE ATIVIDADES


O SAMU é um Serviço Móvel de Atendimento de Urgência, faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências desde 2003, ajudando na prestação de socorro da população, com um atendimento 24 horas, através da chamada gratuita pelo número 192 e conta com uma equipe de profissionais de saúde, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas.



Em Taquaritinga do Norte o serviço do SAMU funciona desde o ano de 2008 e é de fundamental importância para a comunidade. Possui uma equipe de profissionais  competentes que desempenham um trabalho fantástico e de valentia, esforço transformado em excelência no atendimento, verdadeiros   anjos que chegam na hora mais importante para salvar vidas.



Como funciona o serviço?
O socorro do SAMU é realizado após chamada gratuita para o telefone 192. As ligações são atendidas por técnicos da Central de Regulação que identificam a emergência que podem ser clínicas, traumáticas, Obstétricas, pediátricas e psiquiátricas, e imediatamente transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, em nosso caso a central de regulação funciona em Caruaru, SAMU Agreste. Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e reserva leitos para que o atendimento tenha continuidade.

Quando chamar o SAMU?

O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito após chamada gratuita, feita para o telefone 192.

Em que situações o SAMU deve ser chamado?
Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios (infarto, asma grave, enfisema grave) e cardiovascular-AVC;
Em casos de intoxicação exógena;
Em caso de queimaduras graves;
Na ocorrência de maus tratos;
Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe e do feto;
Em casos de tentativa de suicídio;
Quando houver acidentes/trauma com vítimas/atropelamento/ferimentos/ por arma de fogo e arma branca;
Em casos de afogamento;
Em casos de choque elétrico;
Em acidentes com produtos perigosos;
Na transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte;
Urgências psiquiátricas.

Só Lembrando - O SAMU/192 é um serviço de urgência e emergência, não pode ser chamado em situações clínicas que não sejam urgentes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário