domingo, 16 de fevereiro de 2014

ARTIGO: QUEM TEM RAZÃO?


* Dr. Paulo Lima

Uma reportagem de capa, publicada na revista semanal “Carta Capital”, que acabei de ler, me levou a escrever este artigo. A referida reportagem fala sobre o Brasil que em que hoje vivemos: o Brasil de Sheherazade e de Dona Ivone.
Para quem não leu a reportagem vou tentar sintetizá-la.
No início do mês, Dona Ivone foi acordada em seu apartamento por um barulho das sirenes dos bombeiros. Desceu e viu uma cena grotesca, na qual um adolescente negro se encontrava acorrentado a um poste de luz, por um cadeado daqueles que prendem bicicletas, nu, espancado, sangrando e com parte a orelha arrancada. Os bombeiros serraram o cadeado e levaram-no para o hospital. Dona Ivone, vendo aquela cena tirou uma foto e  postou no facebook.
A reação foi imediata, com centenas de postagens agressivas contra Dona Ivone, que culminou com a defesa daquele ato bárbaro, por uma repórter do SBT, que tem o sugestivo nome de Sheherazade e que teria elogiado os chamados justiceiros, no Jornal do SBT, justificando o seu ponto de vista com a sugestiva frase: “Aos defensores dos direitos humanos, que se apiedaram do marginalzinho preso ao poste, eu lanço uma campanha: faça um favor ao Brasil, adote um bandido!”  
Ainda bem que não assisto ao SBT, nem nunca ouvi a voz dessa personagem...
Para quem não sabe, Shéhérazade é a personagem de um filme de aventuras produzido na França em 1963, na qual  uma princesa prometida a um poderoso califa, é salva de um ataque no deserto do Sahara, cujo cavaleiro que a salva, por ela se apaixona. Voltemos ao tema.
Dona Ivone, é uma professora que faz um trabalho social numa das favelas do complexo da maré, no Rio de Janeiro, educando crianças pobres e desamparadas até o nono ano, de graça.
O que me impressionou lendo a reportagem, não foi à violência, em si, praticada contra um negro, chamado pela repórter de marginal; o que me causou espécie foi a defesa desse ato, por uma personagem, que, sendo repórter tem o dever ético de velar pelos valores da sociedade, divulgando as notícias com isenção e, principalmente ao apoio que ela recebeu no Facebook.
No caso, Sheherazade, que não é uma princesa,incitou o ódio. E porque? Porque o “bandido” em questão se tratava de um negro marginal, ou porque era pobre?
E o que dizer de outros bandidos, muitas vezes de cor branca e “bem criados”, que assaltam os cofres públicos, fraudando e roubando o dinheiro da merenda escolar das crianças, desviando verbas de calçamento e de escolas para os seus bolsos, por exemplo? Qual o tratamento que eles merecem?
Ora, senhores, façam-me um favor!
Desde quando, justiceiros, que são igualmente bandidos, têm o direito de fazer justiça com as próprias mãos?
Lembremo-nos que vivemos numa sociedade que deve respeito à Lei, à Constituição e aos valores sociais e humanos que se encontram em seu Texto Maior e, muito embora saibamos que a violência está crescendo a cada dia, com assaltos, estupros e outros tipos de crimes, não devemos nunca deixar de acreditar na Lei e na Justiça, sob pena de enterrarmos o Estado de Direito sob o qual vivemos.
Finalizo este texto, dizendo, em alto e bom som, que o Brasil que eu quero é o Brasil de Dona Ivone, não o de Sheherazade.
Um abraço a todos.

*PAULO ROBERTO DE LIMA é graduado em Filosofia pela Universidade Católica, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Recife e atualmente exerce o cargo de Procurador Federal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...