segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Uma homenagem à rua Lucas Evangelista ( Brasília). Por Margarida Gervásio

AMO TAQUARITINGA DO NORTE !!!






Uma homenagem à rua Lucas Evangelista ( brasília).


Ontem de olhos fechados fiz um revew ao meu tempo de criança em Taquaritinga do Norte, que não é a cidade em que nasci, mas que me acolheu aos 10 anos de idade, em um momento muito marcante da minha vida. 
Taquaritinga do Norte cidade cujas ruas todas conheço, onde morava lá na Rua Lucas Evangelista conhecida como brasília, hoje quero homenagear. Lembro quando o riacho que serpenteava a cidade, passava com suas águas limpídas e resfrescava as nossas brincadeiras infantis, e no meio dos cajueiros com seus frutos e o cafezal em tempo de safra , brincávamos e corríamos alegres sem nos preocuparmos com nada, absolutamente nada. Enquanto as cigarras animava com seu canto os nossos dias ninguem ali, tinha a pretensão de nada, apenas ser feliz.





Íamos para o Grupo Escolar José Bezerra de Andrade, lembro das minhas amigas tão simplesmente felizes e dispostos a estudar de verdade. Nossos professores, no meu caso Josélia Holanda, a quem homenageio aqui eram nossos ídolos, sempre mais importante do que qualquer celebridade.

Ainda prendo a respiração quando visito a minha rua, como fiz agora há pouco, e lembro daquele tempo feliz , inocente, puro em que o máximo que me assustava era a chegada do meu pai, sempre cuidadoso e rigoroso com o meu comportamento, perguntando se fizera estrepolia. E, como eu não tive o previlégio de ter a minha mãe que faleceu aos 42 anos de idade, era meu pai seu Sebastião Gervásio, homem de Deus, o tutor das tarefas escolares, e do fiel cumprimento delas sem desculpas.

Negligenciar as tarefas escolares e ir à missa das dez aos domingos celebrada pelo Pe. Estanislau , podia implicar na perda de alguns prazeres como deixar de ir a pracinha onde o máximo era ficar junto com as minhas amigas "batendo um papinho meio cult", olhar e apreciar os modelitos da moda das meninas mais fashion da cidade, como Lucia Silvano que era a filha do prefeito que trazia modelitos de Sorocaba SP , contar novidades e dar boas risadas . Para nós o que valia mesmo era sempre a nossa amizade, estarmos juntas. Isso era a felicidade !

Ainda neste momento, nem pensar em namoro, que ainda era algo distante já que havia coisas muito mais divertidas e importantes para se fazer . Fico pensando, que a rigorosidade que meu pai exigia na minha formação moral, cívica, religiosa, financeira, etc...Fez de mim uma pessoa capaz de formar bem os meus filhos, e que não precisa de "status" e para produzir boas pessoas, o que vai valer é a formação do caráter. Lá, na brasília, é que está formada a minha base para o gosto pelo que é relevante para o ser humano.

Para sempre, aquela rua que morei e as ruas da Taquara irremediavelmente, hoje povoam meus dias e minha existencia e tenho um orgulho de me sentir escolhida por Deus para ser o que sou. Por isso acredito naquela máxima : Deus não escolhe os capacitados mas, capacita os escolhidos . Obrigada à Deus em primeiro lugar e à todos os meus amigos da brasília daquele tempo !!!




Margarida Gervásio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...