quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Clássicos esquecidos em Portugal geraram até uma lenda


classicos em portugal 1 700x525 Clássicos esquecidos em Portugal geraram até uma lenda
Há uma lenda que diz que um cidadão norte-americano chegou a Portugal e acabou arrematando em um leilão um galpão fechado. Ao abrir, deparou-se com inúmeros carros clássicos empoeirados e esquecidos no tempo. O lote de veículos tinha valor calculado em milhões…
O local ficava em uma propriedade que havia sido leiloada após a morte do proprietário, que nos anos 70, para evitar o confisco dos veículos por parte dos credores, durante a crise econômica, havia escondido os clássicos em um remoto galpão. Então, 15 anos depois, o novo dono acabou encontrando uma fortuna sobre quatro rodas.
classicos em portugal 2 700x525 Clássicos esquecidos em Portugal geraram até uma lenda
No entanto, essa história parece ter surgido em 2006 e em parte é falsa. O prédio (na verdade dois) e os carros realmente existem e o local fica em uma propriedade que pertence ao português Antônio Ferreira de Almeida, cuja família acumulou 280 carros em três gerações e por mais de 80 anos. Agora, ele estaria querendo se desfazer de quase todos, com exceção de 20 automóveis.
Ao que parece, alguns já teriam sido vendidos, mas a grande maioria permanece no galpão. Eles ficam descobertos, pois a corrosão provocada pela umidade entre a lataria e a capa seriam fatais para os velhos clássicos. Assim, a poeira corre solta. Com localização não revelada – fala-se em Camarate, região nos arredores de Lisboa – sabe-se apenas que o ambiente teria ajudado na preservação dos veículos, considerados em bom estado.
classicos em portugal 18 700x530 Clássicos esquecidos em Portugal geraram até uma lenda
Não há uma lista dos modelos, mas sabe-se que entre as marcas estão Oldsmobile, Nash, Datsun, Lotus, Triumph, MG, Austin, Morris, Simca, Facel, Alfa-Romeo, Lancia, Peugeot, Citroën, Honda, Opel, Packard, Buick, Cadillac, BMW, Volvo, Chevrolet, Porsche, Mercedes-Benz, entre outros. Enfim, se tudo isso realmente ainda está à disposição para ser leiloado, então os colecionadores de plantão já poderão arrumar as malas.

Galeria de fotos de clássicos esquecidos em Portugal:

[Fonte: Instituto Cultural de Carros Antigos/Farinha Ferry]

Um comentário:

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...