segunda-feira, 5 de agosto de 2013

A SERPENTE E O CALUNIADOR

                                                                    Dr. Paulo Lima*

Quem não lembra deste conto? Quem, quando criança, não ouviu esta estória, escrita por Malba Tahan, que era lida inclusive na escola, por nossas professoras?  Ei-la:
“Conta uma lenda que os animais, um dia, interpelaram a serpente:
- O leão - alegaram eles - atira-se contra a presa, mata-a e devora-a. Estraçalhada pelo lobo, a ovelha serve de alimento. O tigre, quando faminto, ataca o carneiro a arrasta-o para o seu covil. E tu, hedionda serpente, que fazes? Mordes e inoculas veneno. Ora, que proveito tiras da tua pervesidade peçonhenta? Respondeu a serpente, retorcendo-se, esverdeada: - Nada espero dos golpes venenosos que desfiro. Do mal que faço não tiro o menor proveito. E procedendo assim, traindo, envenenando, semeando a dor e a morte, não sou pior que o caluniador.”
Vejam quantos ensinamentos nos trás esse conto tão singelo! Na verdade nem JESUS CRISTO escapou das mentiras e das traições – já que foi acusado e traído por alguns fariseus – que, muito embora fossem judeus, como Ele, não passavam de serpentes hipócritas!
Nos dias atuais não estamos imunes a essa praga. Esta semana mesmo fomos vítimas, eu e alguns companheiros que fazem a oposição em Vertentes, da sanha louca de um desses hipócritas da era atual, o qual, aproveitando o horário que comprou num programa de rádio, não se sabe com dinheiro saído de onde, desferiu várias ofensas pessoais contra a minha pessoa e contra homens de bem, meus companheiros de partido.  É por estas e outras que costumo dizer que a política, com raras exceções,  é  um verdadeiro roçado de cabras-safados!
O que me conforta é saber que o povo está, a cada dia que passa, mais alerta e refratário a esse tipo de atitude – covarde e mesquinha – digna da mais retumbante repulsa! Mas tenhamos todos a certeza de que não é com ofensas, com calúnias, que, sabemos, causa danos maiores que o mais mortal dos venenos de uma serpente peçonhenta, que este indivíduo vai calar a nossa voz!
Tenham todos a certeza que atitudes como esta – covardes e traiçoeiras – a traição é uma de suas qualidades – somente nos incentivas em continuar o nosso trabalho, esclarecendo e abrindo os olhos do povo de Vertentes e, muito em breve, tenho a certeza absoluta que figuras nefastas como a que estou em referindo, não vão passar de uma lembrança tenebrosa na política de nossa cidade e da nossa região. As próximas eleições vão mostrar com quem está a razão. Enquanto este dia não chega aguardemos e confiemos na justiça dos homens e, principalmente, na justiça divina, que tudo pode, inclusive afastar de vez da convivência da sociedade este ser repugnante, que, embora tenha a aparência humana (em verdade o infeliz está mais feio e repugnante a cada dia que passa) não passa de um verme nojento.
Se algum de vocês, minha meia dúzia de leitores fieis, ainda não sabem a quem estou me referindo perguntem ao povo de Vertentes e terão a resposta.
Um abraço a todos.
*PAULO ROBERTO DE LIMA  é  graduado em Filosofia pela Universidade Católica, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Recife e atualmente exerce o cargo de  Procurador  Federal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...