domingo, 30 de junho de 2013

GRITA BRASIL!


           Dr. Paulo Lima*


Eu queria começar este texto colocando no título uma frase do belo poema-canção, de autoria de GERALDO VANDRÉ, intitulado, “Prá não dizer que não falei das flores”, que se tornou um hino das esquerdas nos negros anos da repressão, como diz o meu amigo MANOEL AIRES, paraibano cabra-macho como o seu conterrâneo, GERALDO VANDRÉ.
Mas, em verdade, os momentos que vivenciamos atualmente, com o povo nas ruas, capitaneado pelos nossos jovens, como naqueles tempos, têm diferenças diametralmente opostas, já que, ali se gritava contra uma ditadura que  sufocou o nosso Brasil por vinte e um longos anos e, aqui, se grita contra uma chaga quase tão grave, que é justamente a exclusão social e política da grande maioria da população brasileira.
Entretanto estamos vendo, que, vez por outra o nosso “Gigante adormecido” acorda. Já não era sem tempo, posto que a grande última manifestação das ruas passou, fazem vinte e três anos. Refiro-me ao movimento deflagrado pela juventude em 1992 que expulsou do Palácio do Planalto – tal qual se expulsa de dentro de casa um sapo cururu em dias de chuvas no nosso sertão – o famigerado COLLOR. Já não era sem tempo, repiso.
E me alegra ver que a esperança está de volta na cara de nossa juventude, que clama por melhores condições de transporte, saúde e principalmente educação, tão fundamental na formação de uma nação. Me alegra ver que os  trezentos e tanto “picaretas”, que estavam aboletados no Congresso, usufruindo das benesses do poder resolveram trabalhar e estão ouvindo a voz das ruas.
Tenho dito, nestes últimos dias, que, após passadas estas manifestações - as quais espero que não terminem antes de haver a tão sonhada reforma política – o Brasil não será o mesmo. Assim espero.
A verdade é que o povo não aguenta mais ver tanta demagogia por parte da maioria de nossos “representantes”, que em verdade só representam os seus interesses; e tanta corrupção, que se enraizou de forma crônica nas esferas de nossos Poderes. Mas, como se diz no popular: “um dia a casa cai.” Parece que este dia está chegando, já que, ao que tudo indica, o projeto de lei que torna hediondos os crimes contra a Administração Pública, tais como peculato e corrupção, vai ser aprovado no Congresso, embora contra a vontade de uma grande maioria de parlamentares.
Espero, sinceramente, que estas manifestações cheguem às nossas cidades menores, onde ainda predomina a dominação de figuras inescrupulosas que se aboletam em prefeituras, como se seus donos fossem, sugando os seus recursos para os seus bolsos para, deste modo, enriquecerem às custas do dinheiro público e, claro, da miséria alheia. Espero e acredito que este dia está chegando.
Enquanto isto, torço pelos nossos jovens para que continuem com estas manifestações que tão bem fazem à nossa democracia, e continuem a gritar cada vez mais alto. Grita Brasil! A democracia agradece.
Um abraço a todos.


*PAULO ROBERTO DE LIMA  é  graduado em Filosofia pela Universidade Católica, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Recife e atualmente exerce o cargo de  Procurador  Federal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...